Grand Celebration
Grand Celebration

Por onde anda o Grand Celebration?

O Grand Celebration, um dos grandes sucessos da extinta companhia espanhola Ibero Cruceros, realizou 6 temporadas consecutivas no Brasil, entre os anos de 2008 e 2014.

Após realizar sua última viagem pelo país em março de 2014, despediu-se e retornou à Europa. Nunca mais esteve por aqui.

E hoje em dia, por onde anda o Grand Celebration? Continua navegando por algum oceano ou foi enviado para desmanche?

Bora ler o texto!

Grand Celebration em Santos
Grand Celebration em Santos – 17 de dezembro de 2008

 

No Brasil

Em abril de 2008, o MS Celebration (nome original) foi “aposentado” da frota da Carnival Cruise Line (CCL) e transferido para a espanhola Ibero Cruceros (joint-venture entre a Carnival Corporation & plc e Orizonia Corporation).

Após ampla reforma interna e externa, renomeado para Grand Celebration, veio ao Brasil no mesmo ano para sua primeira temporada regular.

De 2008 a 2014, realizou roteiros pela costa brasileira, com escalas em praticamente todos os portos do país. Seus embarques eram realizados nas cidades de Santos, Rio de Janeiro e Itajaí.

O clima descontraído e informal, marca registrada dos cruzeiros Ibero, agradou muito aos hóspedes brasileiros e o navio foi um sucesso pela região.

Em março de 2014, realizou sua última viagem e foi embora para a Europa.

Grand Celebration
Grand Celebration – Imagens: Divulgação

 

Grand Celebration
Grand Celebration – Imagens: Divulgação

 

História

Construído pelo estaleiro Saab Kockums AB / Kockums Mekaniska Verkstads (Malmö / Suécia), em 1987, o MS Celebration fora encomendado para compor a frota da Carnival Cruise Line.

Pertencente à consagrada classe Holiday, suas viagens eram, predominantemente, pelos Estados Unidos e Caribe. Era, naquele momento, o maior navio da frota da CCL.

Celebration (Carnival Cruise Line)
Celebration (Carnival Cruise Line) – Imagem: Carnival Cruise Line

Com o passar dos anos, e a construção de navios cada vez maiores e mais modernos, o Celebration tornou-se “antigo” para a companhia.

Em abril de 2008, 20 anos após o seu lançamento, a CCL anunciou a venda e transferência do cruzeiro para a companhia espanhola Ibero Cruceros. Seu novo nome era Grand Celebration.

Entre 2008 e 2014, realizou roteiros regulares pela América do Sul (verão do Hemisfério Sul) e Europa (verão no Hemisfério Norte). Foi um sucesso.

Em maio de 2014, após o regresso do Grand Celebration à Europa, foi anunciado que o navio seria transferido para a Costa Cruzeiros e renomeado como Costa Celebration. Suas viagens pela nova companhia iniciariam em novembro daquele ano.

Costa Celebration (Costa Cruzeiros)
Costa Celebration (Costa Cruzeiros) – Imagem: Kevin Izorce

Um dia antes da viagem inaugural, foi anunciada a venda do navio para um comprador “desconhecido”. Todas as viagens programadas foram canceladas.

No final de dezembro, foi divulgada a informação que o cruzeiro fora vendido para a companhia norte-americana Bahamas Paradise Cruise Line.

De fevereiro de 2015 a março de 2020, o “novo” Grand Celebration partiu em roteiros regulares de Palm Beach – Flórida / EUA com destino à Freeport, nas Bahamas.

Grand Celebration (Bahamas Paradise)
Grand Celebration (Bahamas Paradise) – Imagem: Bahamas Paradise Cruise Line

Devido à pandemia COVID-19, as companhias de cruzeiro paralizaram todas as viagens de navios pelo mundo.

Com muitas dificuldades financeiras decorrentes dessa paralização, em novembro de 2020, o navio foi vendido para demolição, em Alang / Índia, o maior cemitério de embarcações que existe.

Portanto, o querido e animado Grand Celebration não existe mais.

Infelizmente!

Curiosidade: Quando lançado em 1987, o MS Celebration se tornou o maior navio da companhia, e deu origem ao slogan “Most popular Cruise Line in the world”. A CCL transportava mais passageiros que qualquer outra empresa de cruzeiros do mundo.

FICHA TÉCNICA – GRAND CELEBRATION

  • Companhia: Bahamas Paradise Cruise Line
  • Classe: Holiday
  • Ano de construção: 1987
  • Última reforma: 2014
  • Comprimento: 223 metros
  • Largura: 28 metros
  • Velocidade: 22 nós
  • Peso: 47.263 toneladas brutas
  • Passageiros: 1.896 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 670
  • Decks: 12

 

Costumo falar aqui no Blog que algumas companhias de cruzeiro, e a Ibero se encaixa nisso, têm (ou tinham) “a cara” do brasileiro: animado, descontraído, festivo, informal etc. Por esse motivo, os navios fizeram tanto sucesso por aqui. Junta-se ao Grand Celebration, os irmãos Grand Mistral, Grand Voyager e o Grand Holiday (todos os 4 nunca mais retornaram ao Brasil).

A Ibero Cruceros não existe mais. O Grand Celebration também não. Ficam as ótimas lembranças e muitas saudades dessa época.

Vida que segue!

 

Volto em breve com novas notícias dos cruzeiros.

Aguardem!


Leia também

* Por onde anda o Island Star?

* Por onde anda o Costa Marina?

* Por onde anda o Blue Dream?

14 comentários

    1. Bom dia, José Carlos.
      Realmente é um ótimo navio, e ficou marcado no coração de várias pessoas, inclusive o seu. Que bom que você curtiu e aproveitou bastante sua 1a viagem.
      Infelizmente o navio sofreu as consequências da pandemia (ele e vários outros mais antigos). Vida que segue.
      Obrigado pelo contato e seja bem-vindo ao blog.
      Edu

  1. Minha primeira e até então única viagem de Cruzeiro foi no Grand Celebration, em 2011. Saiu do Rio, foi para Buzios, Ilhabela, Buenos Aires e Punta Del Este.
    Ficará na memória, me recordo do slogan da empresa que ficava repetindo “Ibero Cruceros, vacaciones en su mismo idioma”.

    1. Olá Guilherme.
      Boa tarde.
      Sim, esse slogan fez muito sucesso por aqui e na Europa.
      Saudades da Ibero Cruceros e dos navios que vieram pro Brasil. Foi a época que as companhias apostavam bastante no nosso mercado. Pena que com o tempo isso mudou, e a Ibero não existe mais.
      Que você faça novos cruzeiros em breve.
      Obrigado pelo relato.
      Abraços
      Edu

      1. Oi Edna.
        Seja bem-vinda ao Blog.
        É triste saber que um cruzeiro não existe mais, ainda mais sendo o seu primeiro, né?
        Ficam-se os bons momentos e o saudosismo.
        Obrigado pelo relato.
        Volte sempre.
        Abraços
        Edu

    1. Oi Nadir.
      Bem-vinda ao Blog.
      Sim, imagino o quão inesquecível deve ter sido essa viagem.
      Foi um cruzeiro incrível, realmente.
      Ficam as boas lembranças.
      Obrigado pelo feedback.
      Abraços
      Edu

  2. Minha única viagem de cruzeiro foi nele em 2010… Estava procurando sobre ele pq queria fazer uma nova viagem no próximo verão. Pena que não existe mais

    1. Olá João.
      Boa tarde.
      Pois é, cara. Infelizmente alguns navios mais antigos tiveram esse triste fim. Faz parte, né?
      Aproveite a oportunidade e programe um novo cruzeiro, nesses navios mais modernos.
      Obrigado pela mensagem.
      Abraços
      Edu

  3. Minha primeira viagem de navio foi/seria no Grand Holiday, no carnaval de 2013 com destino a Argentina. Infelizmente, ao embarcarmos o navio já estava avariado fazendo com que não conseguíssemos iniciar a viagem aquele dia. A tripulação era muito gentil e animada, fazendo com que o contratempo do defeito no navio virasse algo pequeno. Peguei uma suíte de varanda maravilhosa! Dormi uma noite nele, jantei, dei uma passeada por ele, muito bonito. Mas infelizmente chegou mais uma noite e o navio não zarpou, fazendo gerar uma confusão generalizada. A falta de informação aos passageiros e a grande inclinação do navio fez muita gente entrar em pânico e desistir de continuar a viagem que nem havia começado. Eu e minha família fomos uns que pedimos para desembarcar visto o risco que seria uma viagem naquele estado. Estava difícil até ficar de pé devido a inclinação. Mas até hoje guardamos com carinho as lembranças daqueles 2 dias atracados no porto (rs) e ainda imaginamos como teria sido boa aquela viagem se o navio tivesse zarpado.

    1. Oi Carol.
      Boa tarde.
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Poxa, não soube dessa história não! Caramba, que perrengue esse do navio inclinado, né? Provavelmente eu tb não seguisse viagem pelo mesmo motivo que você e os outros passageiros.
      É uma pena, pq o sonho de viajar, a ansiedade gostosa, os preparativos de tudo, não valeu de nada.
      Mas é isso. Espero que a companhia tenha ressarcido você e os outros passageiros.
      Volte sempre.
      Abraços
      Edu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *