Por onde anda o Grand Celebration?

Por onde anda o Grand Celebration?

O Grand Celebration, um dos grandes sucessos da extinta companhia espanhola Ibero Cruceros, realizou 6 temporadas consecutivas no Brasil, entre os anos de 2008 e 2014.

Após realizar sua última viagem pelo país em março de 2014, despediu-se e retornou à Europa. Nunca mais esteve por aqui.

E hoje em dia, por onde anda o Grand Celebration? Continua navegando por algum oceano ou foi enviado para desmanche?

Bora ler o texto!

Grand Celebration em Santos
Grand Celebration em Santos – 17 de dezembro de 2008

 

No Brasil

Em abril de 2008, o MS Celebration (nome original) foi “aposentado” da frota da Carnival Cruise Line (CCL) e transferido para a espanhola Ibero Cruceros (joint-venture entre a Carnival Corporation & plc e Orizonia Corporation).

Após ampla reforma interna e externa, renomeado para Grand Celebration, veio ao Brasil no mesmo ano para sua primeira temporada regular.

De 2008 a 2014, realizou roteiros pela costa brasileira, com escalas em praticamente todos os portos do país. Seus embarques eram realizados nas cidades de Santos, Rio de Janeiro e Itajaí.

O clima descontraído e informal, marca registrada dos cruzeiros Ibero, agradou muito aos hóspedes brasileiros e o navio foi um sucesso pela região.

Em março de 2014, realizou sua última viagem e foi embora para a Europa.

Grand Celebration
Grand Celebration – Imagens: Divulgação

 

Grand Celebration
Grand Celebration – Imagens: Divulgação

 

História

Construído pelo estaleiro Saab Kockums AB / Kockums Mekaniska Verkstads (Malmö / Suécia), em 1987, o MS Celebration fora encomendado para compor a frota da Carnival Cruise Line.

Pertencente à consagrada classe Holiday, suas viagens eram, predominantemente, pelos Estados Unidos e Caribe. Era, naquele momento, o maior navio da frota da CCL.

Celebration (Carnival Cruise Line)
Celebration (Carnival Cruise Line) – Imagem: Carnival Cruise Line

Com o passar dos anos, e a construção de navios cada vez maiores e mais modernos, o Celebration tornou-se “antigo” para a companhia.

Em abril de 2008, 20 anos após o seu lançamento, a CCL anunciou a venda e transferência do cruzeiro para a companhia espanhola Ibero Cruceros. Seu novo nome era Grand Celebration.

Entre 2008 e 2014, realizou roteiros regulares pela América do Sul (verão do Hemisfério Sul) e Europa (verão no Hemisfério Norte). Foi um sucesso.

Em maio de 2014, após o regresso do Grand Celebration à Europa, foi anunciado que o navio seria transferido para a Costa Cruzeiros e renomeado como Costa Celebration. Suas viagens pela nova companhia iniciariam em novembro daquele ano.

Costa Celebration (Costa Cruzeiros)
Costa Celebration (Costa Cruzeiros) – Imagem: Kevin Izorce

Um dia antes da viagem inaugural, foi anunciada a venda do navio para um comprador “desconhecido”. Todas as viagens programadas foram canceladas.

No final de dezembro, foi divulgada a informação que o cruzeiro fora vendido para a companhia norte-americana Bahamas Paradise Cruise Line.

De fevereiro de 2015 a março de 2020, o “novo” Grand Celebration partiu em roteiros regulares de Palm Beach – Flórida / EUA com destino à Freeport, nas Bahamas.

Grand Celebration (Bahamas Paradise)
Grand Celebration (Bahamas Paradise) – Imagem: Bahamas Paradise Cruise Line

Devido à pandemia COVID-19, as companhias de cruzeiro paralizaram todas as viagens de navios pelo mundo.

Com muitas dificuldades financeiras decorrentes dessa paralização, em novembro de 2020, o navio foi vendido para demolição, em Alang / Índia, o maior cemitério de embarcações que existe.

Portanto, o querido e animado Grand Celebration não existe mais.

Infelizmente!

Curiosidade: Quando lançado em 1987, o MS Celebration se tornou o maior navio da companhia, e deu origem ao slogan “Most popular Cruise Line in the world”. A CCL transportava mais passageiros que qualquer outra empresa de cruzeiros do mundo.

FICHA TÉCNICA – GRAND CELEBRATION

  • Companhia: Bahamas Paradise Cruise Line
  • Classe: Holiday
  • Ano de construção: 1987
  • Última reforma: 2014
  • Comprimento: 223 metros
  • Largura: 28 metros
  • Velocidade: 22 nós
  • Peso: 47.263 toneladas brutas
  • Passageiros: 1.896 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 670
  • Decks: 12

 

Costumo falar aqui no Blog que algumas companhias de cruzeiro, e a Ibero se encaixa nisso, têm (ou tinham) “a cara” do brasileiro: animado, descontraído, festivo, informal etc. Por esse motivo, os navios fizeram tanto sucesso por aqui. Junta-se ao Grand Celebration, os irmãos Grand Mistral, Grand Voyager e o Grand Holiday (todos os 4 nunca mais retornaram ao Brasil).

A Ibero Cruceros não existe mais. O Grand Celebration também não. Ficam as ótimas lembranças e muitas saudades dessa época.

Vida que segue!

 

Volto em breve com novas notícias dos cruzeiros.

Aguardem!


Leia também

* Por onde anda o Island Star?

* Por onde anda o Costa Marina?

* Por onde anda o Blue Dream?

2 comentários sobre “Por onde anda o Grand Celebration?

    1. Bom dia, José Carlos.
      Realmente é um ótimo navio, e ficou marcado no coração de várias pessoas, inclusive o seu. Que bom que você curtiu e aproveitou bastante sua 1a viagem.
      Infelizmente o navio sofreu as consequências da pandemia (ele e vários outros mais antigos). Vida que segue.
      Obrigado pelo contato e seja bem-vindo ao blog.
      Edu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo