Costa Marina
Costa Marina

Por onde anda o Costa Marina?

O Costa Marina, da italiana Costa Cruzeiros, foi um dos navios de passageiros pioneiros na cabotagem (navegação entre portos de um mesmo país) pela costa brasileira. Fez muito sucesso e marcou uma época de transformação para o turismo marítimo no Brasil (junto com o seu irmão gêmeo, Costa Allegra).

Vinte anos após a sua última escala pelo país, fica a curiosidade para saber onde está o Costa Marina.

Será que ainda existe? Será que foi desmontado? Será? Será?

Vamos descobrir!

Costa Marina
Costa Marina – Imagem: Frank Schlünsen

 

No Brasil

Recém-reformado pela Costa Cruzeiros, em dezembro de 1992, o Costa Marina partiu de Gênova / Itália com destino a Santos. Pelo caminho visitou cidades importantes como Málaga / Espanha, Casablanca / Marrocos, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

A cidade de Santos foi escolhida como homeport para o Marina, mas o Rio de Janeiro esteve presente na maioria das viagens realizadas pelo navio.

Entre 1992 e 2001, foram 9 temporadas de cruzeiros pelo Brasil, e roteiros principalmente pelo litoral paulista e carioca.

No início dos anos 2000, o mercado dos cruzeiros estava “a todo vapor” e já pedia navios de maior porte. A Costa Cruzeiros viu-se “obrigada” a substituir o Marina por um navio maior e mais novo. Optou-se pela vinda do Costa Tropicale para a temporada 2001/2002.

Dessa forma, há exatos 20 anos, o Costa Marina despediu-se do Brasil e nunca mais voltou. Seu irmão, Costa Allegra, foi embora na temporada seguinte.

Costa Marina
Costa Marina – Imagens: Divulgação

 

Costa Marina
Costa Marina – Imagens: Divulgação

 

História

Construído originalmente em 1969, pelo estaleiro Wartsila (Turku / Finlândia), como navio porta-container para a companhia sueca Johnson Line.

Batizado como Axel Johnson, transportou containers entre a região Norte da Europa e os Estados Unidos. Permaneceu na empresa por 27 anos.

Em 1986, foi vendido para a Amafiss Navigation Company, do Chipre. Renomeado como Regent Sun, manteve as mesmas características originais e suas rotas comerciais pelo mundo.

Axel Johnson
Axel Johnson – Imagem: Mike Griffiths

Adquirido pelo Grupo Costa em 1989, foi transformado em navio de passageiros. Sua reforma durou 3 anos e, do antigo navio, sobraram apenas o casco e as máquinas.

Com as novas características e o nome Costa Marina, em 1992, iniciou suas operações.

Durante anos, o Costa Marina foi um sucesso de aceitação devido ao seu estilo clássico, tamanho e rotas alternativas (além das convencionais, principalmente pela Europa, é claro!). Vale ressaltar novamente que, entre 1992 e 2001, o cruzeiro fez temporadas regulares no Brasil.

Porém, com o passar do tempo, novos e maiores navios de passageiros surgiram, a procura por viagens aumentou ao redor do mundo, novas tecnologias apareceram e a concorrência entre as companhias marítimas cada vez mais “pesadas”. Em suma: o Marina ficou pequeno e obsoleto para a Costa Cruzeiros.

Em 2011, o Costa Marina fora fretado à empresa francesa TAAJ Croisiéres. Manteve o mesmo nome e seus destinos eram o Mediterrâneo e o Norte da Europa.

Foram 20 anos de muitas viagens e histórias na Costa Cruzeiros (de 1992 a 2011), mas chegou o momento de seguir adiante.

Vendido para a sul-coreana Polaris Shipping Co Ltd. e operado pela Harmony Cruises, em 2012, foi renomeado Harmony Princess e destinado ao continente asiático, com viagens entre Coréia do Sul e Japão. Pouco tempo depois, trocou de nome para Club Harmony.

Club Harmony
Club Harmony – Imagem: Iappino

Em setembro de 2014, foi vendido para demolição no maior cemitério de embarcações do mundo, Alang, na Índia.

Curiosidade: A conversão do antigo porta-container Axel Johnson no navio de passageiro Costa Marina precedeu outra importante reforma: a transformação do, também, porta-container Annie Johnson para o gêmeo Costa Allegra.

 

Ficha técnica – Club Harmony

  • Companhia: Polaris Shipping
  • Classe: —
  • Ano de construção: 1969
  • Última reforma: 2011
  • Comprimento: 174 metros
  • Largura: 26 metros
  • Velocidade: 20 nós
  • Peso: 25.558 toneladas brutas
  • Passageiros: 936
  • Tripulação: 391
  • Decks: 9

 

Conheço pouquíssimas pessoas que tiveram a chance de conhecer ou viajar no Costa Marina.

Numa época em que os cruzeiros ainda não eram tão populares quanto hoje em dia, os navios mais antigos (clássicos) eram muito luxuosos e, na maioria das vezes, viajar de navio era considerado sinônimo de status social.

Como tudo na vida são ciclos, os cruzeiros mais antigos se vão e deixam um legado muito importante para os mais novos.

“R.I.P.” Costa Marina. Obrigado.

 

*Foto em destaque: Milko Kronja (shipspotting.com)


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34 comentários

  1. Excelente matéria.
    Tive o prazer de fazer uma viagem no Costa Marina em 08 de Janeiro de 1995, saindo do porto de Santos com destino ao Rio de Janeiro, ilhéus , Salvador e retorno para Santos.
    A viagem foi um inesquessível presente do meu avô que também participou dalo cruzeiro.
    Indescritivel a sensação daquela viagem.
    Navio bem cuidados nos mínimos detalhes.
    Visita à casa de máquinas e também à cabine de comando.
    Jamás esquecerei aquela viagem.

    1. Olá Gerson.
      Que bom que você teve o prazer de conhecer o Marina, numa viagem com seu avô. Tenho certeza que ficaram as melhores lembranças de todas.
      Os navios mais antigos era muito luxuosos e bem cuidados (como vc disse). Eu, infelizmente, não tive o prazer de conhecer esse navio, mas as referências que tenho são as melhores.
      Obrigado pelo feedback e seja bem-vindo à Cruzeirar é preciso.
      Fique à vontade para navegar pelo blog.
      Abraços
      Edu Nogueira

  2. Nossa! Fiz o Costa Marina no ano de 2000
    12 noites pelo nordeste, teve Maceió, recife, João Pessoa, salvador, Rio de Janeiro, búzios . Estava curiosa e achei ele aqui nessa matéria

    1. Olá Samantha.
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Que massa, uma viagem de 12 noites pelo Nordeste. Deve ter sido muito especial.
      Que bom que você encontrou aqui o que procurava.
      Fique à vontade para “zapear” todas as postagens da página 😉
      Abraços
      Edu Nogueira

    1. Olá Klaus.
      Boa noite.
      É, os navios mais antigos / clássicos não sobrevivem aos dias atuais…
      Com certeza, o Marina fez história no Brasil e deixou um legado muito importante: abriu as portas para mais e mais navios de cruzeiro virem pra cá.
      Obrigado pela visita.
      Abraços
      Edu Nogueira

  3. Eu, minha esposa e meus três filhos fizemos o nosso primeiro cruzeiro no Costa Marina em 1997. Foi tão bom que já fizemos outros 8 sempre na linha Costa. Fantástico.

    1. É, Márcio. Todos falam muito bem do Costa Marina.
      Era uma época “de ouro” dos cruzeiros, né?
      A Costa é uma companhia muito tradicional e seus navios são incríveis.
      Obrigado pelo feedback.
      Seja bem-vindo ao Blog.
      Abraços
      Edu

  4. Eu fiz minha lua de mel em fevereiro de 94 indo em direcao à Terra do fogo. Saindo do Rio, passando por Santos, Uruguai, Buenos Aires, Mar del plata, Usuhaia ate Pubta Arenas no Chile. Inesquecível!

    1. Oi Tatiana.
      Bom dia.
      Então esse navio tem uma “paixão” a mais, não é mesmo? Deve ter sido muito especial fazer uma lua de mel a bordo desse clássico navio, rumo ao Prata. Parabéns.
      Bateu saudades? rsrs
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Edu

  5. Também tenho curiosidade por saber por onde anda o Costa Marina. Nele fiz minha primeira viagem de navio, no início de 1997. Como dito na matéria, realmente era bem luxuoso. Naquela época, o jantar de gala era levado a pé da letra (era um transtorno levar um terno completo numa mala de 5 dias) e foi a primeira vez que conheci lagosta e o famoso caviar (eu tinha 19 anos). Por ser a primeira, se tornou inesquecível!

    1. Bom dia Marcelo.
      Que legal o seu comentário.
      Nos navios antigos, em anos passados, o luxo era mais presente e os jantares mais caprichados.
      O Costa Marina fez história aqui no Brasil e, se hoje temos o que temos de meganavios, é por causa do legado desses navios clássicos.
      Parabéns pela sua 1ª viagem.
      Abraços e volte sempre
      Edu

  6. Fiz inúmeras viagens no Costa Marina, como também no Enrico e Eugenio Costa. Anualmente fazia viagens pela costa croccieri. Eram áureos tempos. As viagens de navio eram pouco conhecidas e era mágico viajar de navio nas decadas de 80 e 90.

    1. Olá Andrea.
      Bem-vinda ao Blog.
      Tenho certeza que essas épocas áureas eram bem diferentes de hoje em dia.
      Alguma lembrança ou acontecimento especial nesses cruzeiros da Costa Cruises??
      Obrigado pelo feedback.
      Abraços
      Edu

    2. Olá Andrea. Aue coincidência!
      Eu sou músico e meus primeiros contratos em navios foram:
      – Enrico Costa 1987/88, 1988/89
      – Costa Marina 1997 (Cruzeiro de Carnaval).
      Depois disso teve Costa Fortuna, Magica (2x), Concordia, MSC Fantasia, Meraviglia e Seashore.
      Navio é tudo de bom!

  7. Tive o prazer de realizar meu primeiro cruzeiro no COSTA MARINA, sob o tema ” PRATA FITNESS”.
    Foi mágico, eu , minha esposa e dois filhos..
    Inesquecivel

  8. Muito legal conhecer a história do Costa Marina. Foi meu primeiro cruzeiro, na década de 90, numa convenção nacional do sindicato das secretárias. Eu e mais 5 secretárias participamos pela nossa empresa e hoje ainda temos o grupo de watts up “Costa Marina” e sempre relembramos nossa viagem inesquecível. Obrigada!

    1. Olá Margarete.
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Poxa, que legal essa história. Manter um grupo de amigas desde os anos 90, por causa do Costa Marina, é demais.
      Fico feliz que você tenha gostado da postagem.
      Volte sempre.
      Abraços
      Edu

    2. tenho boas recordações do navio Costa Marina, fiz três temporada em anos seguintes. Lembro de cada detalhe, vivi momentos de amor inesquecíveis que levo para minha historia de vida.

  9. Que delícia ler a história do Costa Marina, fiz esse cruzeiro com a minha filha, na época com 11 anos, em 2000, no carnaval, saímos do Rio para Salvador, Búzios, Santos e Rio. Foi uma viagem inesquecível, ainda consigo lembrar de cada detalhe, até do sabor da lagosta que comemos lá, maravilhosa. Meu coração apertou de saber que ele foi desmontado.

    1. Oi Margareth.
      Boa tarde. Seja bem-vinda ao Blog.
      O tempo passar, não é mesmo? Infelizmente o Marina, e muitos outros navios mais clássicos, foram desmanchados com o passar dos anos.
      Ficam-se as lembranças daquela época. Muito glamour, né?
      Obrigado pela mensagem.
      Volte sempre>
      Edu

  10. Que bacana seu Blog! Parabéns!
    Trabalhei em vários navios. Sou músico.
    No Costa Marina eu fiz apenas o cruzeiro de Carnaval em 1997.
    Mas anteriormente havia feito 2 temporadas completas no Enrico Costa: 1987-88 e 1988-89.
    Nós músicos tínhamos tratamento de passageiros, com direito a acabar de tocar, tirar o uniforme e pular na piscina.
    Citarei várias curiosidades daquela época:
    – Era permitido fumar em quase todo o navio. Apagávamos o cigarro no carpete (que não queimava).
    – Éramos proibidos de nos relacionarmos “entre tripulantes”. Porém éramos incentivados à flertar passageiras…
    – Uma lata de refrigerante custava U$10,00. Eu levava “guaraná em lata” (que não tinha no navio) e revendia por baixo dos panos…
    – Na volta da Terra do Fogo em 1989 o Enrico Costa teve um de seus propulsores quebrado e pegamos uma tempestade da qual sobrevivemos graças à habilidade do Comandante Mellone…
    São muitas histórias…

    1. Olá Glauco.
      Bom dia.
      Obrigado pelo feedback. Fico feliz que você esteja gostando desse Blog.
      Cara, quanta curiosidade hein? Eu adoro esses relatos de bastidores… principalmente porque muitas vezes ninguém sabe nada o que acontece, não é mesmo?
      Se eu fizer alguma outra postagem pra contar algumas curiosidades, vou te chamar pra conversar, ok? rsrs
      Abraços e seja bem-vindo.
      Edu

  11. Olá pessoal, trabalhei numa empresa que fazia o agenciamento do Costa Marina em quanto acordado no RJ. Eu sempre passava os dias no navio resolvendo a burocracia da época. O navio sempre foi muito cativante tudo era perfeito.
    Tive a oportunidade de fazer várias travessias nele e em outros mas nenhum se comparava ao marina.
    Simplesmente mágico.

  12. Muito legal essa matéria.
    Eu fiz uma viagem no Costa Marina em janeiro
    de 1999 rumo a Buenos Aires.
    Tenho o moletom escrito Costa Marina até hoje.
    Saudades ❤️

  13. Olá amigos, fiz a viagem do Costa Marina em 1992 pelo Nordeste saindo de Santos. Eu, esposa, duas filhas, sogro e sogra. Fiz mais viagens pelo Concórdia 2 vezes aqui no Brasil, e e um na Grécia navio maior e um nos EUA grande também mas com comida péssima e nãouoto limpo. Nenhum me agradou tanto como o Costa Marina. Com menos passageiros, decoração luxuosa, atendimento excelente. Lembro que quando embarcamos já fomos servidos com ficazza e refrigerantes. Ganhei primeiro lugar e uma medalha de tiro ao prato que ficava na popa do navio. Que viagem inesquecível onde as outras viagens seja pelo excesso de passageiros, pouco luxo não tenho boas lembranças. Fiquei contente em rever está página sobre este maravilhoso navio que jamais esqueci.

    1. Olá Roberto.
      Bom dia. Seja bem-vindo ao Blog.
      Poxa, que relato interessante e importante que você acabou de nos dar.
      Definitivamente, os navios (e a época) de antigamente eram menores, mais luxuosos, com atendimento mais personalizado, um ambiente familiar etc…. já hoje em dia não podemos dizer a mesma coisa – é a evolução “natural”.
      Concordo com você, quando você fala que outras viagens já foram feitas, mas nada se compara ao “seu” Costa Marina. Eu te entendo, embora nunca tenha conhecido esse fascinante navio.
      Obrigado pela visita e volte sempre.
      Abraços
      Edu

    1. Oi Egeu.
      Seja bem-vindo ao Blog.
      Realmente, a época era outra e o “status” de se fazer um cruzeiro era altíssimo.
      Hoje em dia já popularizou isso, e não se tem mais o mesmo glamour de antigamente, infelizmente.
      Obrigado pelo relato e parabéns pela viagem no Marina.
      Abraços e volte sempre.
      Edu

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