Seguro Viagem
Seguro viagem é muito importante

A importância do seguro viagem para o seu cruzeiro

Planejar um cruzeiro é um momento muito aguardado e especial, mas requer bastante atenção e, principalmente, detalhar todos os pontos importantes para que não haja nenhum tipo de “perrengue” durante a sua viagem (embora existam coisas que fogem do nosso controle).

Qual o melhor navio? Qual a melhor data? Qual o melhor roteiro? Um minicruzeiro é melhor que um cruzeiro longo? E o pacote de bebidas? Enfim, são tantas perguntas que, por mais que consiga respondê-las, sempre acaba-se esquecendo alguma coisa. FAÇA UM CHECK LIST!

Se tem um item que é importantíssimo, e muita gente não dá a devida atenção por achar desnecessário, é o SEGURO VIAGEM. Esse é o tipo de investimento que fazemos mas “rezamos” para não termos que usar (igual seguro de automóvel – “vai que acontece algum imprevisto!”).

Com data para início e fim do contrato com a seguradora, certifique-se de todas as coberturas, valores e indenizações. Os preços variam muito, e vale sempre à pena consultar mais de uma agência (às vezes, o seu cartão de crédito já cobre esse tipo de viagem). Todas (ou quase) as companhias de cruzeiro, como a MSC, Costa, Royal Caribbean etc, já oferecem esse tipo de serviço e pode ser incluído na reserva da viagem.

Vou citar abaixo algumas coisas que podem acontecer com você (ou amigos, familiares…) e que, se você adquirir um seguro viagem, conseguirá ser ressarcido – de forma integral ou parcial, desde que prove a veracidade das informações.

Seguro viagem
Seguro viagem – Imagem: schengenvisainfo.com

 

* Cancelamento de viagem

Aconteceu um imprevisto e não pode viajar em hipótese alguma (trabalho, doença, morte de familiar entre outros). Às vezes, dependendo da antecedência que você tem a informação, consegue efetuar a troca de datas diretamente com a companhia marítima, mas muitas vezes isso não acontece, então converse com o seguro.

 

* Interrupção de viagem

Precisou interromper a sua viagem por problemas de saúde, morte, trabalho urgente ou qualquer outra necessidade, acione o seguro (para traslados, despesas médicas etc).

 

* Despesas médicas, farmacêuticas e hospitalares

Passou mal a bordo ou em terra, durante o seu cruzeiro, guarde todas as faturas, recibos, notas fiscais de remédios ou consultas etc. Tente o reembolso com a seguradora.

 

* Danos ou extravio de mala

No embarque, registre em imagens as suas bagagens ao deixá-la no terminal de cruzeiros, com as devidas etiquetas de identificação com nome, data, navio, cabine etc. Faça o mesmo para o desembarque. Caso haja algum tipo de dano ou extravio, fica “mais fácil” comprovar o fato.

 

* Despesas jurídicas, legais e fianças

Se envolveu em algum problema com a justiça durante o seu cruzeiro? Junte todas as documentações, laudos, B.O.s etc.

 

Além desses fatores acima, podem existir outros. Então, faça tudo que deve ser feito: tire fotos ou grave vídeos, guarde notas fiscais, recibos, laudos médicos ou jurídicos, passagens aéreas (se for o caso de retorno pra casa devido à interrupção do cruzeiro) etc.

Sabe aquela frase que diz: “é melhor pecar pelo excesso do que pela falta”? O caminho é esse. Certifique-se de que possui todas as informações necessárias para que o “sinistro” seja bem resolvido e de forma ágil e rápida.

Vale ressaltar que, há poucos anos, devido à pandemia COVID-19, o seguro viagem era obrigatório para todos os cruzeiros não só no Brasil como no mundo. Hoje em dia, essa obrigatoriedade já não é mais necessária, mas é sempre bom tê-lo, porque você nunca saberá quando terá que usar, ok?

Fica a dica!

 

E você, já precisou usar o seu seguro viagem? Deixe seu comentário abaixo.

Eu já, e foi recentemente. Farei uma postagem em breve a respeito disso.

*Foto em destaque: Travel Plus


Leia também

* O que não levar na mala para um cruzeiro?

* Minicruzeiros: uma ótima opção para sua viagem

* 7 mitos sobre as viagens de cruzeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *