Grand Amazon Expedition
Grand Amazon Expedition

Cruzeiro na Amazônia a bordo do Grand Amazon Expedition

A Amazônia abrange a maior bacia hidrográfica e a maior floresta tropical do mundo. Abriga milhares de espécies animais e vegetais, sendo considerada, também, o ecossistema de maior diversidade do planeta.

Uma experiência diferenciada, repleta de curiosidades, surpresas e, o principal, dentro do nosso país, é sem dúvidas, um cruzeiro fluvial de expedição, pelos rios Solimões e Negro.

A fim de expandirem suas “bagagens” culturais e turísticas, e por serem amantes dos cruzeiros, os mineiros Pedro Pampolini, e sua esposa Carolina Mello, embarcaram nessa aventura.

O navio escolhido foi o Grand Amazon Expedition, da Iberostar, o roteiro Rio Solimões, e a data ABRIL de 2024.

Bora curtir esse relato incrível!

Me considero um turista habituado a fazer viagens em navios de cruzeiros. No total já foram oito, em diferentes partes do mundo. Obviamente, nenhum igual ao outro, já que tive o privilégio de sempre experimentar navios diferentes, bem como arriscar roteiros inéditos. Mas o que vivi no princípio de abril de 2024 foi algo completamente inovador.

Grand Amazon Expedition - Porto de Manaus
Porto de Manaus

Antes de mais nada, é preciso mencionar que os sete primeiros foram cruzeiros marítimos tradicionais. Dessa vez, a estrela da viagem foi um cruzeiro de expedição. Fluvial. Em rio da Bacia Amazônica. [Suspiros].

Uma viagem a bordo de um navio de expedição não se trata exatamente sobre o navio, e sim sobre onde ele pode te levar. Normalmente, são lugares inóspitos, de acesso restrito, sem muita estrutura e remotos. Eles contam com recursos próprios que acompanham o navio, justamente para desvencilhar e contornar a falta de comodidades dos locais de destino. No caso do Grand Amazon Expedition, o navio conta, entre outras coisas, com 6 barcos de casco raso com capacidade de 24 passageiros + 1 piloteiro + 1 guia/instrutor, em que os hóspedes podem embarcar nas expedições pelo rio e suas margens.  A programação intensa (mediante reserva de disponibilidade – valores já inclusos na tarifa do cruzeiro) compreendem a contemplação visual da fauna e flora locais, expedições noturnas, acompanhar o nascer do sol do rio, trekking na selva, entre outros. Precisa estar animado.

Grand Amazon Expedition
Grand Amazon Expedition

 

Grand Amazon Expedition - Amazônia
Amazônia

Nos momentos de relaxamento, sempre há alguma refeição disponível (em horários e locais pré-determinados), bem como bares funcionando em diferentes pontos do navio. Redes para descanso e uma confortável e ampla acomodação ficam à disposição dos hóspedes, com serviço de arrumação 2x por dia e com equipe profissional e altamente cortês.

A alimentação gira em torno de pratos tradicionais da região. Muitos peixes e frutas locais predominam nas refeições, entretanto carnes de boi ou frango e massas ficam disponíveis sob demanda. Confesso dizer que foram excelentes oportunidades para provar da culinária local, que, diga-se de passagem, é rica e muito saborosa.

A respeito do roteiro, o navio oferece 3 opções: De segunda a sexta as viagens contemplam o trajeto do Rio Negro. De sexta a segunda, as viagens contemplam o trajeto do Rio Solimões. É possível escolher eles de forma individual (3 ou 4 noites) ou, ainda, o trajeto completo contemplando as duas experiências (7 noites). Como eu não estava de férias no período da viagem, optamos pelo itinerário de final de semana, mas já quero planejar uma oportunidade futura de poder realizar o outro roteiro pois a experiência é magnífica.

Algumas informações relevantes: O navio opera em regime de All-Inclusive, o que torna a viagem muito proveitosa e prática. Não são permitidas crianças a bordo, portanto é um passeio ideal para se fazer de casais ou entre amigos. O navio conta com estrutura de piscina e o tempo da Amazônia é muito propício para se refrescar quase que a todo momento. Os garçons e funcionários não se limitam a fazer o básico, eles realmente se esforçam para deixar os hóspedes à vontade e bem servidos em toda oportunidade. O navio tem capacidade para 150 passageiros divididos em 73 cabines. Todas contam com varandas. A experiência pode ser ainda mais personalizada se a lotação for baixa, na minha navegação eram somente 49 passageiros a bordo.

Grand Amazon Expedition - Pedro e Carol
Pedro e Carol com o Capitão e tripulantes/artistas do navio

 

Grand Amazon Expedition - Pedro e Carol
Tim tim! Esse drink aí é o “DRINK DO CAPITÃO”

Fica a minha recomendação para conhecermos e valorizarmos o turismo nacional, extremamente rico em cultura, culinária, contato com a natureza e preocupação com a preservação de nossas belezas naturais. O Grand Amazon Expedition é uma joia do nosso turismo e deve ser conhecido por todos.

Pedro Pampolini

 Parabéns pela viagem, Pedro e Carol! Obrigado por compartilharem essa história aqui com a gente.

Confesso que fiquei empolgadaço com esse roteiro! Um dia pretendo conhecer o Norte do nosso país e fazer um cruzeiro pela região.

 

Ficha técnica – Grand Amazon Expedition

  • Companhia: Iberostar
  • Ano de construção: 2005
  • Comprimento: 82 metros
  • Largura: 15 metros
  • Velocidade: 12 nós
  • Peso: 2.200 toneladas brutas
  • Passageiros: 150 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 58
  • Decks: 5
    – Deck 0: Área Técnica + Restaurante principal na proa (“quase na linha da água”)
    – Deck 1: Recepção, Salão de Eventos e Cabines categoria Mandí
    – Deck 2: Biblioteca e Cabines categoria Tambaqui
    – Deck 3: Loja e Cabines categoria Acará
    – Deck 4: Lazer

 

E você? Já esteve pelo Negro ou pelo Solimões? Conte pra gente como foi!

Volto em breve com novas histórias para vocês.


Leia também

* A importância do seguro viagem para o seu cruzeiro

* 7 filmes em navios de cruzeiro

* Mais 7 filmes em navios de cruzeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *