Costa Diadema
Costa Diadema

Com a suspensão dos cruzeiros, onde estão os navios?

A suspensão dos cruzeiros marítimos, mesmo que de forma provisória (sic), infelizmente, ainda é uma realidade “difícil de engolir”.

Foram tantas as pressões “impostas” pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no início desse ano, alarmando e aumentando as informações sobre os surtos de covid-19 a bordo dos navios, que as companhias de cruzeiro que fazem a temporada brasileira – MSC Cruzeiros e a Costa Cruzeiros – filiadas e em comum acordo com a CLIA-Brasil, Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, optaram pela suspensão voluntária dos cruzeiros desde 03 de janeiro de 2022.

A retomada das operações seria, inicialmente, em 21 de janeiro. Porém, por motivos políticos e incompatibilidade de ideias e ajustes necessários, foi estendida para o dia 20 de fevereiro. Anteriormente ao dia 20, fora comunicada mais uma prorrogação. A nova data para o retorno às viagens é o dia 04 de março (se tudo correr bem e dentro do esperado).

Enquanto isso não acontece, fica a pergunta: Onde estão os navios? Foram embora pra Europa? Estão atracados em algum porto ou ancorados “no meio do oceano”?

Bora descobrir.

 

Cadê os navios?

Bom, antes que alguém ache que eles foram embora pra Itália, já respondo que todos os 5 navios estão aqui mesmo pelo Brasil. Ufa! Ainda bem!

Desde a paralisação das operações, os navios MSC Seaside, MSC Preziosa, MSC Splendida, Costa Diadema e o Costa Fascinosa, encontram-se ancorados na zona de fundeio da cidade de Santos/SP.

A zona (ou área) de fundeio é um local pré-estabelecido e regulamentado pelas autoridades marítimas, onde as embarcações (navios de cruzeiro, cargueiros etc) podem “lançar” suas âncoras ao mar, enquanto aguardam autorização para atracarem no porto.

Vez ou outra, é possível vê-los entrando e saindo do Porto de Santos, mas sem passageiros. Essas operações são rotineiras e utilizadas para reabastecimento de insumos e combustível, embarque ou desembarque de tripulantes e, mais recentemente (a partir de 03 de fevereiro), também para a aplicação da 3ª dose da vacina contra a COVID-19 em todos os tripulantes embarcados.

Navios na zona de fundeio de Santos (17 jan 2022)
Navios na zona de fundeio de Santos (17 jan 2022) – Foto: Edu Nogueira

 

Como eu sei onde estão os navios?

Aqui vai uma dica muito legal, que eu já uso há alguns anos.

Anota aí!

Tem um site e um app MUITO TOP chamado Cruise Mapper.

Acessando o site ou o app, é possível ver todos os navios de cruzeiro que existem no mundo, em tempo real e, exatamente, onde eles se encontram.

Além da localização atual de cada um, é possível saber a história dos navios e das companhias, as frotas, roteiros, plantas dos decks, curiosidades, ficha técnica etc. É um site muito completo e, nós que somos apaixonados por cruzeiros, temos que “fuçar” bastante. É muito interessante.

Eu uso, praticamente, todos os dias.

Cruise Mapper - Mundo (21 fev 2022 – 15:50h)
Cruise Mapper – Mundo (21 fev 2022 – 15:50h)

 

Cruise Mapper – Litoral Sudeste (21 fev 2022 – 15:50h)
Cruise Mapper – Litoral Sudeste (21 fev 2022 – 15:50h)

 

Cruise Mapper – Santos (21 fev 2022 – 15:50h)
Cruise Mapper – Santos (21 fev 2022 – 15:50h)

P.S.: Existem outros sites e apps com as mesmas características do Cruise Mapper, mas eu sempre opto por esse.

 

É isso, turma!

Enquanto a retomada não acontece oficialmente (será que irá acontecer?), ficamos ansiosos e na expectativa para que tudo volte à normalidade, dentro do cenário atual.

Aguardemos uma resposta positiva das companhias e das autoridades responsáveis, o mais breve possível.

O mundo inteiro está “cruzeirando” novamente, e nós aqui parados!

 

Volto a qualquer momento com novas informações.

*Foto em destaque: Rômulo Venâncio (@drone.rrv)


Leia também

* Suspensão dos cruzeiros: só se transmite covid-19 nos navios?

* Relato de um cruzeiro durante a pandemia

* TOP 10 maiores cruzeiros do mundo (2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.