Fazer um cruzeiro com crianças requer alguns (muitos) cuidados especiais mas, se seguidos “à risca”, será muito satisfatório tanto para os papais quanto para os menores.
Estive recentemente a bordo de MSC Seaside, da MSC Cruzeiros, com minha esposa e minha filha Diana, de 6 anos, e posso garantir uma coisa pra vocês: ela AMOU o navio.
Por esse motivo, vou compartilhar aqui um pouco da área “kids” do Seaside, e espero ser útil com as informações abaixo (rs).
Bora lá!
O deck 18
Sempre que embarco num cruzeiro, costumo dar um passeio geral pelo navio a fim de conhecer todos (ou quase) os espaços para me localizar e familiarizar com os ambientes. E dessa vez não foi diferente.
Em um determinado momento, passamos pelo Atrium do Seaside, e uma tripulante brasileira, muito simpática, viu a Diana e comentou:
“Vocês têm que levá-la (Diana) para conhecer o deck 18!”.
“Por quê?” – respondemos.
“Porque as atrações para as crianças estão lá” – falou a tripulante.
Agradecemos pela dica, e fomos até lá. Já imaginava o que eu iria encontrar, mas superou e muito a minha expectativa.
O deck 18, Playa Paraiso Deck, é, definitivamente, um paraíso (desculpe-me pelo trocadilho rs) para as crianças de todas as idades. Os adolescentes e adultos (tipo eu aqui) também podem aproveitar bastante.
A dica é: quem viaja com crianças ou jovens, tem que “morar” nesse deck, porque tem de tudo e mais um pouco.
Doremiland
A Doremiland, como é chamado o espaço “Kids Club” nos navios MSC, está dividido em 5 categorias diferentes:
- Baby Club (Chicco) – até 3 anos (devem permanecer acompanhadas de 1 responsável)
- Mini Club (Lego) – de 3 a 6 anos
- Junior Club (Lego) – de 7 a 11 anos
- Young Club – de 12 a 14 anos
- Teen Club – de 15 a 17 anos
De acordo com a faixa etária, e sempre com supervisão de monitores, há atividades lúdicas, brincadeiras em geral, jogos recreativos, aulas de artes, videogames etc.
Há ainda o Doremi Studio, um espaço multiuso para brincadeiras, apresentações e muita diversão.
Os horários de abertura e fechamento diários dos “Clubs” são divulgados no Daily Program (jornal deixado na cabine) e no próprio local.

P.S.1: Todas as crianças menores de 12 anos deverão utilizar uma pulseira de identificação que é fornecida pelo navio e entregue na cabine. Essa pulseira será usada durante toda a duração da viagem.
P.S.2: Um formulário de cadastro deverá ser preenchido pelos pais, ou responsáveis, com os dados do(a) menor e do(a) responsável.
P.S.3: Somente o(a) responsável pode deixar e buscar essas crianças na Doremiland. Elas só saem do local acompanhadas desse responsável.

Crianças acima de 12 anos não usam pulseira, mas precisam da autorização dos pais para o uso dos Clubs.
Forest Aquaventure Park
Aí é que as crianças piram de vez! O espaço ocupa parte dos decks 18, 19 e 20.
O tema floresta está em todo canto. Há piscinas com esguichos e cascatas, escorregadores, toboáguas, o Adventure Trail (estrutura para a prática do arvorismo – com toda a segurança possível), tirolesa, palmeiras e árvores artificiais, muita planta etc. Além de pebolim e tênis de mesa.
Os toboáguas são 4: 1 aberto (menos radical), 1 fechado para descida individual com boia, e 1 duplo (2 escorregadores paralelos e fechados).

P.S.: Para o uso dos toboáguas, pebolim e tênis de mesa, é necessário o preenchimento de uma ficha de cadastro, com o nome da criança (e do adulto também), para a retirada de uma (outra) pulseira. Somente com essa nova pulseira é que se tem acesso às atrações (exceto a piscina). Os adultos também precisam estar com a pulseira.
Definitivamente, esse foi o melhor lugar “ever” do navio, aos olhos da Diana. Por ela, ficaria o dia todo entre mergulhos e escorregadores.
MSC Sports Arena
No deck 20, Sun Deck, há uma quadra poliesportiva descoberta.
Com placar eletrônico e telas de proteção, os jogos e brincadeiras acontecem o dia todo.
Jungle Pool Lounge
Espaço mais democrático do deck 18.
Sua piscina coberta (com teto retrátil) é perfeita para aqueles dias nublados e chuvosos. Há ainda um bar, jacuzzis e muitas cadeiras, mesas e espreguiçadeiras.
Adultos e crianças interagem normalmente (ideal para a família curtir junta), embora os “pirralhos” prefiram o Forest Aquaventure Park.
E o que mais?
No deck 7, Miami Beach Deck, como complemento, encontra-se o Cinema XD Interativo, pista de boliche, arcade games, simulador de Fórmula 1 etc.
Todas essas atrações têm um custo extra.

Fiquei muito feliz com a estrutura que o navio oferece e, principalmente, porque a Diana estava apaixonada pelo local – piscinas, clubinhos, brincadeiras. Usamos todos os espaços, sem medo.
Vale aqui uma ressalva importante: em TODAS as piscinas havia guarda-vidas. Ponto positivo para a MSC!

E você, já viajou com seus filhos, sobrinhos ou netos, no MSC Seaside? Usaram o deck 18?
Deixe seu comentário abaixo.
Volto em breve com novas postagens.
*Foto em destaque: Edu Nogueira
Leia também
* 9 motivos para viajar no Yacht Club (MSC Cruzeiros)
Eba! Não vejo a hora de levar pitica pra navegar 😍
Oi Bah.
Sim…. vai ser em breve. Assim que a Maria Cecília nascer, vc já se programa.
Vontade né?
Bjs e obrigado pela visita.
Edu
Muito bom estava lá 23.30 12 maravilhoso
Bom dia Neivaldo.
Que bom que você também curtiu o Seaside. Para mim, foi uma grata surpresa toda a infraestrutura disponível no navio, principalmente para as crianças.
Seja bem-vindo ao Blog.
Abraços
Edu Nogueira