Puerto Montt
Puerto Montt

Cruzeiro em Puerto Montt (Chile)

Puerto Montt, capital da província de Llanquihue – Região dos Lagos / Chile, é um destino muito procurado pelos turistas que buscam paisagens belíssimas (montanhas com neve, lagos, cachoeiras, cascatas, vulcões etc), ótima gastronomia, história rica e o principal, é o ponto de partida para a Patagônia Chilena e para os Andes.

Localizada na Baía de Reloncaví, no Pacífico, em meio aos fiordes, picos nevados e grandes colinas, sua origem alemã mostra uma arquitetura diferenciada, um porto pesqueiro com comércio de peixes e artesanatos em geral, e muita atividade ao ar livre junto à natureza.

Com 1.673 km² de área e população de aproximadamente 213.119 habitantes (2017) (população rural e urbana), Puerto Montt tem na pesca, comércio e turismo suas principais atividades econômicas.

O clima é quente e temperado, com temperatura média anual de 12°C (varia entre 4°C e 20°C). Os verões são agradáveis com o céu parcialmente encoberto, e os invernos são frescos com céu nublado (época de chuvas).

A temporada de cruzeiros limita-se aos meses mais quentes da América do Sul, entre novembro e abril.

Curiosidade: Puerto Montt é o segundo porto mais importante do Chile. Os navios de cruzeiro fazem escala estratégica na cidade para visitação dos fiordes chilenos.

Idioma: Espanhol

Moeda: Peso chileno

Puerto Montt (Chile)
Puerto Montt (Chile) – Imagem: vi.cl

 

O porto dos cruzeiros

Em Puerto Montt não há terminal de cruzeiros para os navios atracarem.

Navios de pequeno porte atracam no Terminal Puerto Montt, e os maiores ancoram na baía – todo embarque e desembarque de passageiros é feito por meio dos tenders (lanchas) – o destino é um pequeno cais perto da enseada de pesca Puerto Angelmó.

Navio atracado / ancorado em Puerto Montt
Navio atracado / ancorado em Puerto Montt – Imagens: Empormontt

 

O que fazer em Puerto Montt?

Por estarem situadas na Região dos Lagos, Puerto Montt, Puerto Varas, Frutillar e cidades vizinhas trazem inúmeras possibilidades de passeios e descobertas pela natureza.

A principal atração turística é o Vulcão Osorno (entre as províncias Osorno e Llanquihue). Com 2.652 metros de altura, é o símbolo da paisagem local e conhecido pela semelhança com o Monte Fuji, no Japão. O Vulcão Cabulco, de 2.015 metros de altura, entre Puerto Montt e Puerto Varas, é outro ponto importante de visitação.

Os Saltos del Petrohue são quedas d’água localizadas no Parque Nacional Vicente Perez Rosales. Tendo o Vulcão Osorno “emoldurando” o passeio, o acesso ao parque pode ser feito de carro, ônibus ou excursão.

Parque Nacional Vicente Peres Rosales e o Vulcão Osorno ao fundo
Parque Nacional Vicente Peres Rosales e o Vulcão Osorno ao fundo – Imagem: Dicas Chile

 

Mercado Angelmó
Mercado Angelmó – Imagem: PuertoMontt

O Mercado Angelmó atrai muitos turistas, embora não seja luxuoso ou requintado – as barracas são construídas sobre palafitas. Há restaurantes e comércios de artesanato, frutas, peixes e diversos frutos do mar. Pode-se, ainda, pegar um barco e fazer um tour pelo Canal de Tenglo – há muitas gaivotas e lobos marinhos por lá.

A Catedral de la Virgen del Carmen (Catedral de Nossa Senhora do Carmo), também conhecida como Catedral de Puerto Montt, está localizada na Plaza de Armas e é a residência do arcebispo da Arquidiocese de Puerto Montt. Construída em 1892, está aberta a visitação.

Para conhecer mais sobre o passado e toda a rica história da cidade, a melhor pedida é o Museo Municipal Juan Pablo II. Em exposição há arquivos, imagens, fósseis e documentos que mostram Puerto Montt desde sua descoberta. Mais contemporânea, a Casa del Arte Diego Rivera exibe obras modernas de artistas locais e nacionais.

Pelo Paseo Costanera, um calçadão à beira-mar, é possível apreciar a paisagem, curtir uma brisa vinda do Pacífico e contemplar a natureza.

Frutillar, cidade vizinha, oferece exposições no Museu Colonial Alemão e muita música e peças teatrais no Teatro del Lago. O Muelle de Frutillar é um píer para visitação – a vista é incrível. Vale à pena dedicar um tempo para visitá-la (se quiser, é claro!).

Rafting, caiaque, catamarã, teleférico, tirolesa, trilhas variadas, escaladas, passeios de bicicleta etc, ajudam a manter o contato com a natureza cada vez maior.

E muito, muito mais…

Muelle de Frutillar
Muelle de Frutillar – Imagem: TripAdvisor

 

Pretende viajar de cruzeiro pela América do Sul? Se possível, inclua Puerto Montt no roteiro. A Região dos Lagos e a Patagônia Chilena reservam muitas surpresas e descobertas incríveis.

Pesquise os locais mais importantes para visitação e planeje seus horários, ok? Veja também a condição climática do dia da escala. Durante uma parada do cruzeiro, dificilmente você conseguirá visitar todas as atrações.

Celebrity Cruises, Norwegian Cruise Line, Holland America Line e Princess Cruises são algumas das diversas companhias marítimas que fazem roteiros regulares à cidade.

Puerto Montt / Puerto Varas (Chile)
Puerto Montt / Puerto Varas (Chile) – Imagem: VisitChile

 

Você já esteve em Puerto Montt? Deixe seu comentário abaixo.

*Foto em destaque: worldwidewaftage


Leia também

* Cruzeiro em Victoria (Canadá)

* Cruzeiro em Langkawi (Malásia)

* Cruzeiro em Visby (Suécia)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *