Cruzeiro em Langkawi (Malásia)

Cruzeiro em Langkawi (Malásia)

Pulau Langkawi, principal ilha do arquipélago Langkawi, no estado de Kedah / Malásia, é um paraíso asiático reconhecido como Geoparque Global pela UNESCO, sobre a importância de gerenciar locais geológicos e paisagens excepcionais de forma holística (integral).

Situada a 30 km do litoral da Malásia (noroeste do país), faz parte de um conjunto de 99 ilhas localizadas no Estreito de Malaca, sendo seu acesso somente por céu ou por mar.

Com 478,48 km² de área e população de 96.700 habitantes (total), é um destino muito procurado pelos turistas do mundo inteiro, pois conta com incríveis formações geológicas, florestas tropicais e cavernas misteriosas. Suas praias de areia branca e águas cristalinas, as avenidas largas e o comércio duty free, dão um “toque” ocidental ao sul da Ásia.

O clima é tropical de monções (ou tropical úmido), com temperaturas médias mensais acima dos 18°C. O período entre dezembro e fevereiro é muito seco, e o restante do ano torna-se uma longa estação chuvosa.

A temporada de cruzeiros acontece durante os meses mais quentes do ano, entre dezembro e abril, preferencialmente.

Curiosidade: Langkawi não possui transporte público. Há somente taxis (com sistema fixo de preços) e veículos para aluguel (carro, bicicleta, moto, scooter etc).

Idioma: Malaio / inglês

Moeda: Ringgit malaio (também conhecido como dólar malaio)

Langkawi (Malásia)
Langkawi (Malásia) – Imagem: Flickr

 

O porto dos cruzeiros

Os navios atracarão em Porto Malai – Langkawi Cruise Port.

Também conhecido como Star Cruise Jetty ou Awana Pier, o porto de Langkawi oferece balcões para câmbio de moedas, lojas de conveniência, posto turístico/informações e taxis/vans.

Como citado acima, não há transporte público na Ilha. O deslocamento pode ser feito a pé (não é uma boa ideia, pois a maioria das atrações está distante do Porto), de taxis/vans ou veículo alugado. Quem quiser visitar alguma ilha próxima, há barcos locais próximos ao cais.

Ao final do píer, os turistas encontrarão o Resort World Langkawi.

Porto Malai – Langkawi Cruise Port
Porto Malai / Langkawi Cruise Port – Imagem: iflyer (sqtalk.com)

 

O que fazer em Langkawi?

Há muito o que se fazer em Langkawi, desde compras nos centros comerciais duty free até passeios pelas montanhas e praias de água cristalina.

Um dos principais e mais concorridos pontos turísticos da Ilha é o Langkawi SkyCab (teleférico), que interliga a Vila Oriental em Teluk Burau até o pico do Gunung Mat Chinchang. Inaugurado em 2003, com 2,2km de extensão e 15 minutos de duração, o teleférico possui 3 estações (na base, intermediária e topo).

Próxima ao SkyCab, encontra-se a Langkawi Sky Bridge. Com 125 metros de comprimento, a ponte estaiada curvada (para pedestres) está a 660 metros acima do nível do mar e localizada no pico do Gunung Mat Chinchang. Sua inauguração foi em 2005.

As cachoeiras fazem parte do passeio pela Ilha. A Durian possui duas quedas d’água, que formam duas lagoas. A Seven Wells está ao lado da entrada do SkyCab. Ambas possuem estrutura para pequenos restaurantes e piquenique (quiosques).

Ainda pelas montanhas e florestas, o passeio guiado pela Langkawi Raya Rainforest é perfeito para quem gosta de fazer trilhas e ver a vida silvestre bem de perto.

O Manguezal Kilim UNESCO Geoforest Park oferece passeios de barco pelos manguezais, cavernas habitadas por morcegos, e restaurantes flutuantes. Veja arraias, águias e se deslumbre com as incríveis formações rochosas de calcário.

Langkawi Sky Bridge
Langkawi Sky Bridge – Imagem: Shutterstock

 

Kilim Geoforest Park
Kilim Geoforest Park – Imagem: Wazari Wazir (flickr.com)

As praias mais populares são a Pantai Cenang, Pantai Tengah, Burau Bay, Pantai Kok e Datai Bay. Algumas mais agitadas do que outras, umas mais próximas ao centro e outras mais distantes, o importante é aproveitar o calor (use guarda-sol pois a temperatura é alta), tomar um drink, comer num restaurante local ou praticar esportes aquáticos.

Há muitos restaurantes espalhados pela Ilha. Com gastronomia variada, e para todos os gostos, fuja dos principais pontos turísticos (principalmente próximos à Cenang) se quiser comer bem e num preço menor. A culinária malaia também está por todos os lados.

Os passeios de helicóptero ou barco também são estratégias muito interessantes para ser ter uma noção maior, e melhor, da beleza que é essa região.

Em Pulau Payar, num mergulho ou passeio de snorkel pelo parque marinho, é possível ver o jardim de corais submerso. Se não quiser entrar na água, um barco com fundo de vidro pode ser alugado para se observar o mundo submarino.

Localizado na cidade de Kuah, o Langkawi Splash Out é um parque aquático muito visitado, principalmente, no verão. São 12 atrações imperdíveis para a família.

A principal praia de Langkawi (Pantai Cenang)
A principal praia de Langkawi (Pantai Cenang) – Imagem: Shutterstock

 

Pretende viajar de cruzeiro pelo sul da Ásia? Coloque Langkawi entre as opções de roteiro. Sem dúvidas, um lugar que merece ser visitado.

Anteriormente à viagem, pesquise os locais mais importantes e interessantes da cidade para um melhor aproveitamento do passeio. Ok?

Royal Caribbean, Norwegian Cruise Line, Princess Cruises e Oceania Cruises são algumas das diversas companhias marítimas que fazem roteiros regulares à Ilha. Algumas delas optam pela pernoite no local.

Langkawi (Malásia)
Langkawi (Malásia) – Imagem: panoramalangkawi.com

 

Você já esteve em Langkawi? Deixe seu comentário abaixo.

*Foto em destaque: Lee Hui Chua


Leia também

* Cruzeiro em Visby (Suécia)

* Cruzeiro em Hobart (Tasmânia/Austrália)

* Cruzeiro em Oranjestad (Aruba)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo