Os 8 luxuosos e idênticos navios de cruzeiro R-Class (Classe-R), da extinta norueguesa Renaissance Cruises (RC), estão operando, atualmente, por 2 grandes companhias marítimas: Oceania Cruises (4 unidades) e Azamara Cruises (4 unidades).
Construídos e entregues pelo estaleiro Chantiers de l`Atlantique (Saint Nazaire, STX France) entre os anos de 1998 e 2001, suas construções tiveram o custo de US$ 200 milhões, cada.
Com roteiros especiais e serviços premium (muitas cabines com varanda, alta gastronomia, decoração luxuosa com muito dourado e vermelho, entretenimento de “navio grande” entre outros), foram um marco para a época. Tinham como destino o Mediterrâneo, Ilhas Gregas, Tahiti e o Pacífico Sul, Norte da Europa e Escandinávia.
Com o declínio econômico causado pelos ataques do “fatídico” 11 de setembro de 2001, a companhia sediada em Fort Lauderdale / EUA decretou falência no mesmo ano e colocou seus 8 navios à venda.
Bora conhecê-los!
R One (Insignia)
Primeiro navio R-Class construído, permaneceu na RC entre 1998 e 2001.
Após a falência da companhia, o R One foi vendido para um grupo de investidores, Cruiseinvest, até 2003, quando foi fretado pela Oceania Cruises e renomeado para Insignia. Três anos depois, a Oceania comprou definitivamente a embarcação.
Em abril de 2012, realizou cruzeiros pela Hapag-Lloyd Cruises, com o nome Columbus 2.
Retornou à Oceania Cruises em 2014, novamente como Insignia.
FICHA TÉCNICA – INSIGNIA
- Companhia: Oceania Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 1998
- Última reforma: 2018
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 803 (ocupação máxima)
- Tripulação: 372
- Decks: 11
Nomes anteriores: R One, R1, Columbus 2
R Two (Regatta)
Pertenceu à RC de 1998 a 2001.
Com a falência da companhia em 2001, o navio foi vendido para o grupo Cruiseinvest, e, em 2002, fretado pela Oceania Cruises.
Batizado incialmente como Insignia, em 2003 teve seu nome alterado para Regatta.
Assim como aconteceu com o Insignia, o Regatta foi comprado, em definitivo, no ano 2006.
FICHA TÉCNICA – REGATTA
- Companhia: Oceania Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 1998
- Última reforma: 2019
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 803 (ocupação máxima)
- Tripulação: 372
- Decks: 11
Nomes anteriores: R Two, R2, Insignia
R Three (Azamara Onward)
Entrou em operação em 1999, e permaneceu na RC até 2001.
Em 2002, foi vendido para a Princess Cruises.
Renomeado Pacific Princess, realizou cruzeiros durante 19 anos e, recentemente, foi adquirido pela Azamara Cruises.
A partir de 2022, o renomeado Azamara Onward, realizará suas viagens pela nova companhia.
FICHA TÉCNICA – AZAMARA ONWARD
- Companhia: Azamara Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 1999
- Última reforma: 2021
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 804 (ocupação máxima)
- Tripulação: 373
- Decks: 11
Nomes anteriores: R Three, R3, Pacific Princess
R Four (Sirena)
Construído em 1999, permaneceu na RC até 2001.
Com a falência da companhia norueguesa, em 2002 foi vendido para a Princess Cruises e renomeado para Tahitian Princess.
Em 2009, seu nome foi substituído para Ocean Princess, e realizou cruzeiros regulares até 2016.
Adquirido pela Oceania Cruises em março de 2016, foi reformado e rebatizado para Sirena.
FICHA TÉCNICA – SIRENA
- Companhia: Oceania Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 1999
- Última reforma: 2019
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 803 (ocupação máxima)
- Tripulação: 375
- Decks: 11
Nomes anteriores: R Four, R4, Tahitian Princess, Ocean Princess
R Five (Nautica)
O R Five foi construído no ano 2000 e vendido para o grupo Cruisinvest, em 2001.
A Pullmantur Cruceros, empresa subsidiária ao grupo Royal Caribbean Cruises Ltd., fretou o navio em 2002, e o renomeou para Blue Dream.
Em 2005, foi reformado, rebatizado para Nautica e, no ano seguinte, teve sua compra finalizada pela Oceania Cruises.
FICHA TÉCNICA – NAUTICA
- Companhia: Oceania Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 2000
- Última reforma: 2020
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 803 (ocupação máxima)
- Tripulação: 372
- Decks: 11
Nomes anteriores: R Five, R5, Blue Dream
R Six (Azamara Journey)
Entrou em serviço no ano 2000, e também foi vendido ao grupo de investidores, Cruisinvest, quando a RC entrou em falência, em 2001.
A embarcação, fretada pela Pullmantur Cruceros em 2003, foi renomeada para (R6) Blue Star.
Com a transferência do “irmão” (R5) Blue Dream à Oceania Cruises em 2005, o Blue Star foi “escalado” para substituí-lo nos roteiros pela América do Sul em 2006. Optou-se por manter o nome, já conhecido, Blue Dream.
No mesmo ano, foi adquirido em definitivo pela Pullmantur.
Em 2007, foi transferido para a Azamara Cruises, e renomeado para Azamara Journey.
FICHA TÉCNICA – AZAMARA JOURNEY
- Companhia: Azamara Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 2000
- Última reforma: 2016
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 781 (ocupação máxima)
- Tripulação: 408
- Decks: 11
Nomes anteriores: R Six, R6, Blue Star, Blue Dream
R Seven (Azamara Quest)
Entregue no ano 2000, entrou em serviço no ano seguinte.
Com a venda de toda a frota R-Class, foi comprado pela Cruiseinvest em 2001 e, somente em 2003, fretado para a Delphin Seereisen e batizado como Delphin Renaissance.
A espanhola Pullmantur Cruceros comprou o navio em 2006 e o renomeou para Blue Moon.
No ano seguinte, foi transferido para a Azamara Cruises e opera sob o nome Azamara Quest.
FICHA TÉCNICA – AZAMARA QUEST
- Companhia: Azamara Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 2000
- Última reforma: 2016
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 794 (ocupação máxima)
- Tripulação: 408
- Decks: 11
Nomes anteriores: R Seven, R7, Delphin Renaissance, Blue Moon
R Eight (Azamara Pursuit)
Último R-Class a entrar em serviço, em 2001, permaneceu poucos meses na RC até a companhia entrar em falência.
No mesmo ano, os investidores da Cruiseinvest compraram o navio e, somente em 2003, o fretaram para a Swan Hellenic Cruises. Seu novo nome era Minerva II.
Comprado pela Princess Cruises em 2006, estreou na nova companhia em abril de 2007 e rebatizado para Royal Princess.
Em 2011, foi transferido para a P&O Cruises e renomeado Adonia.
A companhia Azamara Cruises comprou o Adonia em 2018. Passou por reformas e começou a operar sob o nome Azamara Pursuit.
FICHA TÉCNICA – AZAMARA PURSUIT
- Companhia: Azamara Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 2001
- Última reforma: 2018
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 774 (ocupação máxima)
- Tripulação: 400
- Decks: 11
Nomes anteriores: R Eight, R8, Minerva II, Royal Princess, Adonia
Nota: Esses 8 navios são únicos e fazem parte de uma classe muito especial e querida de navios.
Dois deles, o R5 Blue Dream e o R6 Blue Dream, já estiveram em roteiros regulares de cruzeiros pelo Brasil, fretados pela CVC Viagens junto à Pullmantur Cruceros. Outros estiveram por aqui somente de passagem, em roteiros de longa duração.
Você já esteve a bordo de algum desses 8 navios?
Conte a sua experiência, nos comentários abaixo.
Volto em breve com novas postagens para vocês.
*Foto em destaque: Benoit Doine (shipspotting.com)
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