Por onde anda o Island Star?

Por onde anda o Island Star?

O Island Star, da antiga companhia de cruzeiros Island Cruises, foi um dos mais divertidos, animados e populares navios de passageiros que já estiveram no Brasil.

Apesar do enorme sucesso, permaneceu na região por somente 3 temporadas, entre os anos 2005 e 2008.

E hoje em dia, por onde anda o Island Star? Mudou de nome? Será que ainda existe ou foi desmanchado?

Vamos descobrir agora!

Island Star em Santos
Island Star partindo de Santos – 15 de dezembro de 2008

 

No Brasil

Recém-adquirido pela Island Cruises, uma joint-venture entre a Royal Caribbean Cruises Ltd. e a First Choice Travel PLC (atual TUI Group), estreou no Brasil na temporada 2005/2006.

“Aproveitando” a fama e o carinho dos brasileiros pelo “irmão mais velho” Island Escape, o Island Star fez muito sucesso oferecendo viagens mais longas e focadas na família, além de alguns cruzeiros temáticos.

Durante suas 3 temporadas pelo país, teve sempre a cidade de Santos como homeport. Nos seus roteiros, encontravam-se vários destinos nacionais como Salvador, Ilhéus, Búzios, Angra dos Reis, Ilhabela, Florianópolis entre outras. Também visitou as cidades de Buenos Aires / Argentina e Punta del Este / Uruguai, na América do Sul.

Em março de 2008, partiu rumo à Europa, encerrando suas viagens nacionais daquele ano.

Embarque Island Star
Embarque Island Star no Concais / Santos – 12 de fevereiro de 2006

 

Island Star
The Pool / Buffet Panorama / Guest Relations / The Pub / Casino – Imagens: Divulgação

Na temporada 2010/2011, com o nome Horizon, da companhia espanhola Pullmantur Cruceros, e fretado pela CVC Viagens, retornou ao país para mais um período de cruzeiros. Os embarques ocorriam nas cidades de Santos, Rio de Janeiro, Vitória e São Francisco do Sul.

Após sua travessia rumo ao Velho Continente, em março de 2011, nunca mais marcou presença por aqui.

Curiosidade: Em 20 de dezembro de 2005, no Porto de Santos, o Island Star, recém-reformado e modernizado, tornou-se o 1º navio de cruzeiros a ser batizado oficialmente no Brasil. A cerimônia especial contou com a presença de 250 convidados, e a madrinha escolhida foi Marina Bandeira Klink, esposa do navegador Amir Klink.

 

História

Construído pelo estaleiro Meyer Werft (Papemburg / Alemanha), em 1990, o Horizon (nome original) foi encomendado pelo Chandris Group para oferecer um produto premium em sua nova subsidiária, a Chandris Celebrity Cruises – atual Celebrity Cruises.

Em 1997, o Grupo Royal Caribbean adquiriu a Celebrity Cruises e toda a sua frota.

Entre 1990 e 2004, fez cruzeiros pelos Estados Unidos e América Central (Caribe / Bahamas / Bermudas), sempre alternando roteiros e homeports.

Horizon (Celebrity Cruises)
Horizon (Celebrity Cruises) – Imagem: Meyer Werft

No mês de outubro de 2005, a Island Cruises, joint-venture criada em 2002, adquiriu o Horizon, navio mais antigo da frota Celebrity.

Com foco no mercado inglês e sul-americano, e voltado para um público mais jovem, foi reformado e batizado como Island Star.

Estreou oficialmente no final de 2005, juntando-se ao irmão Island Escape no verão brasileiro. Para o verão europeu, esteve posicionado no Mediterrâneo.

O Grupo Royal Caribbean decidiu, em 2008, vender sua participação na Island Cruises e, dessa forma, a embarcação foi destinada à outra companhia.

Em 2009, foi transferido definitivamente para a espanhola Pullmantur Cruceros, outra empresa subsidiária ao grupo Royal Caribbean Cruises Ltd. Passou a ser chamado Pacific Dream e realizou cruzeiros pelo Caribe e Mediterrâneo.

Pouco tempo depois, em 2010, foi renomeado mais uma vez. Optou-se pelo retorno do seu nome original, Horizon.

Fretado pela CVC, o Horizon veio ao Brasil para sua única temporada de cruzeiros. Esteve operando na costa brasileira entre dezembro de 2010 e março de 2011.

Horizon (Pullmantur Cruceros) em Santos
Horizon (Pullmantur Cruceros) em Santos – 25 de fevereiro de 2011

Entre 2009 e 2020, prestou serviços à Pullmantur e sua filial francesa, a Croisieres de France (CDF).

Com exceção da curta temporada pela América do Sul, os roteiros do navio eram feitos pela Europa (Mediterrâneo, Báltico, Ilhas Canárias entre outros), Emirados Árabes e Caribe.

Horizon (Croisieres de France)
Horizon (Croisieres de France) – Imagem: Cruise Industry News

 

Horizon (Pullmantur Cruceros)
Horizon (Pullmantur Cruceros) – Imagem: Pullmantur

Nos últimos anos, a situação financeira da companhia já não estava das melhores, quando veio a pandemia COVID-19 e complicou tudo de vez.

Com o acúmulo de prejuízos, entrou com pedido de recuperação judicial junto ao governo espanhol, e o navio foi devolvido ao Grupo Royal Caribbean.

Até o presente momento, o Horizon encontra-se ancorado na Grécia. Havia-se a expectativa de que fosse encalhado para desmanche em Aliaga / Turquia, mas por enquanto o futuro da embarcação é incerto.

Ficha técnica – Horizon

  • Companhia: Royal Caribbean Cruises Ltd.
  • Classe: —
  • Ano de construção: 1990
  • Última reforma: 2019
  • Comprimento: 208 metros
  • Largura: 29 metros
  • Velocidade: 22 nós
  • Peso: 47.427 toneladas brutas
  • Passageiros: 1.828 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 620
  • Decks: 12

Em tempos de crise da indústria dos cruzeiros, gerada pela pandemia COVID-19, saber que o Horizon ainda existe (não foi desmanchado como vários navios da “sua época”) é uma nova esperança para vê-lo em breve pelos oceanos.

Aguardemos!

Nota: A Island Crises, com seus navios Island Star e Island Escape, foi muito importante para a popularização dos cruzeiros no Brasil, sempre com muita animação, descontração e informalidade. Deixou um forte legado e um carinho especial dentro de cada um de nós.

Está com saudades de algum navio? Escreva abaixo nos comentários.

Por hoje é só.

Volto em breve com mais notícias para vocês!


Leia também

* Por onde anda o Costa Marina?

* Por onde anda o Blue Dream?

* Por onde anda o Empress?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo