R-Class (Renaissance Cruises)
R-Class (Renaissance Cruises)

Conheça os 8 navios R-Class (ex Renaissance Cruises)

Os 8 luxuosos e idênticos navios de cruzeiro R-Class (Classe-R), da extinta norueguesa Renaissance Cruises (RC), estão operando, atualmente, por 2 grandes companhias marítimas: Oceania Cruises (4 unidades) e Azamara Cruises (4 unidades).

Construídos e entregues pelo estaleiro Chantiers de l`Atlantique (Saint Nazaire, STX France) entre os anos de 1998 e 2001, suas construções tiveram o custo de US$ 200 milhões, cada.

Com roteiros especiais e serviços premium (muitas cabines com varanda, alta gastronomia, decoração luxuosa com muito dourado e vermelho, entretenimento de “navio grande” entre outros), foram um marco para a época. Tinham como destino o Mediterrâneo, Ilhas Gregas, Tahiti e o Pacífico Sul, Norte da Europa e Escandinávia.

Com o declínio econômico causado pelos ataques do “fatídico” 11 de setembro de 2001, a companhia sediada em Fort Lauderdale / EUA decretou falência no mesmo ano e colocou seus 8 navios à venda.

Bora conhecê-los!

 

R One (Insignia)

R One (R-Class) - Insignia (Oceania Cruises)
Insignia (Oceania Cruises) em Santos – 29 de janeiro de 2009

Primeiro navio R-Class construído, permaneceu na RC entre 1998 e 2001.

Após a falência da companhia, o R One foi vendido para um grupo de investidores, Cruiseinvest, até 2003, quando foi fretado pela Oceania Cruises e renomeado para Insignia. Três anos depois, a Oceania comprou definitivamente a embarcação.

Em abril de 2012, realizou cruzeiros pela Hapag-Lloyd Cruises, com o nome Columbus 2.

Retornou à Oceania Cruises em 2014, novamente como Insignia.

FICHA TÉCNICA – INSIGNIA

  • Companhia: Oceania Cruises
  • Classe: Renaissance / R-Class
  • Ano de construção: 1998
  • Última reforma: 2018
  • Comprimento: 181 metros
  • Largura: 25 metros
  • Velocidade: 18 nós
  • Peso: 30.277 toneladas brutas
  • Passageiros: 803 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 372
  • Decks: 11

Nomes anteriores: R One, R1, Columbus 2

 

R Two (Regatta)

R Two (R-Class) - Regatta (Oceania Cruises)
Regatta (Oceania Cruises) em Santos – 02 de março de 2015

Pertenceu à RC de 1998 a 2001.

Com a falência da companhia em 2001, o navio foi vendido para o grupo Cruiseinvest, e, em 2002, fretado pela Oceania Cruises.

Batizado incialmente como Insignia, em 2003 teve seu nome alterado para Regatta.

Assim como aconteceu com o Insignia, o Regatta foi comprado, em definitivo, no ano 2006.

FICHA TÉCNICA – REGATTA

  • Companhia: Oceania Cruises
  • Classe: Renaissance / R-Class
  • Ano de construção: 1998
  • Última reforma: 2019
  • Comprimento: 181 metros
  • Largura: 25 metros
  • Velocidade: 18 nós
  • Peso: 30.277 toneladas brutas
  • Passageiros: 803 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 372
  • Decks: 11

Nomes anteriores: R Two, R2, Insignia

 

R Three (Azamara Onward)

R Three (R-Class) - Azamara Onward (Azamara Cruises)
Azamara Onward (Azamara Cruises) como Pacific Princess (Princess Cruises) – Imagem: Wikipedia

Entrou em operação em 1999, e permaneceu na RC até 2001.

Em 2002, foi vendido para a Princess Cruises.

Renomeado Pacific Princess, realizou cruzeiros durante 19 anos e, recentemente, foi adquirido pela Azamara Cruises.

A partir de 2022, o renomeado Azamara Onward, realizará suas viagens pela nova companhia.

FICHA TÉCNICA – AZAMARA ONWARD

  • Companhia: Azamara Cruises
  • Classe: Renaissance / R-Class
  • Ano de construção: 1999
  • Última reforma: 2021
  • Comprimento: 181 metros
  • Largura: 25 metros
  • Velocidade: 18 nós
  • Peso: 30.277 toneladas brutas
  • Passageiros: 804 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 373
  • Decks: 11

Nomes anteriores: R Three, R3, Pacific Princess

 

R Four (Sirena)

R Four (R-Class) - Sirena (Oceania Cruises)
Sirena (Oceania Cruises) em Santos – 04 de novembro de 2017

Construído em 1999, permaneceu na RC até 2001.

Com a falência da companhia norueguesa, em 2002 foi vendido para a Princess Cruises e renomeado para Tahitian Princess.

Em 2009, seu nome foi substituído para Ocean Princess, e realizou cruzeiros regulares até 2016.

Adquirido pela Oceania Cruises em março de 2016, foi reformado e rebatizado para Sirena.

FICHA TÉCNICA – SIRENA

  • Companhia: Oceania Cruises
  • Classe: Renaissance / R-Class
  • Ano de construção: 1999
  • Última reforma: 2019
  • Comprimento: 181 metros
  • Largura: 25 metros
  • Velocidade: 18 nós
  • Peso: 30.277 toneladas brutas
  • Passageiros: 803 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 375
  • Decks: 11

Nomes anteriores: R Four, R4, Tahitian Princess, Ocean Princess

 

R Five (Nautica)

Nautica (R Five)
Nautica (Oceania Cruises) – Imagem: Oceania Cruises

O R Five foi construído no ano 2000 e vendido para o grupo Cruisinvest, em 2001.

A Pullmantur Cruceros, empresa subsidiária ao grupo Royal Caribbean Cruises Ltd., fretou o navio em 2002, e o renomeou para Blue Dream.

Em 2005, foi reformado, rebatizado para Nautica e, no ano seguinte, teve sua compra finalizada pela Oceania Cruises.

FICHA TÉCNICA – NAUTICA

  • Companhia: Oceania Cruises
  • Classe: Renaissance / R-Class
  • Ano de construção: 2000
  • Última reforma: 2020
  • Comprimento: 181 metros
  • Largura: 25 metros
  • Velocidade: 18 nós
  • Peso: 30.277 toneladas brutas
  • Passageiros: 803 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 372
  • Decks: 11

Nomes anteriores: R Five, R5, Blue Dream

 

R Six (Azamara Journey)

Azamara Journey (R Six)
Azamara Journey (Azamara Cruises) em Lisboa – 07 de setembro de 2011

Entrou em serviço no ano 2000, e também foi vendido ao grupo de investidores, Cruisinvest, quando a RC entrou em falência, em 2001.

A embarcação, fretada pela Pullmantur Cruceros em 2003, foi renomeada para (R6) Blue Star.

Com a transferência do “irmão” (R5) Blue Dream à Oceania Cruises em 2005, o Blue Star foi “escalado” para substituí-lo nos roteiros pela América do Sul em 2006. Optou-se por manter o nome, já conhecido, Blue Dream.

No mesmo ano, foi adquirido em definitivo pela Pullmantur.

Em 2007, foi transferido para a Azamara Cruises, e renomeado para Azamara Journey.

FICHA TÉCNICA – AZAMARA JOURNEY

  • Companhia: Azamara Cruises
  • Classe: Renaissance / R-Class
  • Ano de construção: 2000
  • Última reforma: 2016
  • Comprimento: 181 metros
  • Largura: 25 metros
  • Velocidade: 18 nós
  • Peso: 30.277 toneladas brutas
  • Passageiros: 781 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 408
  • Decks: 11

Nomes anteriores: R Six, R6, Blue Star, Blue Dream

 

R Seven (Azamara Quest)

R Seven (R-Class) - Azamara Quest (Azamara Cruises)
Azamara Quest (Azamara Cruises) – Imagem: Azamara Cruises

Entregue no ano 2000, entrou em serviço no ano seguinte.

Com a venda de toda a frota R-Class, foi comprado pela Cruiseinvest em 2001 e, somente em 2003, fretado para a Delphin Seereisen e batizado como  Delphin Renaissance.

A espanhola Pullmantur Cruceros comprou o navio em 2006 e o renomeou para Blue Moon.

No ano seguinte, foi transferido para a Azamara Cruises e opera sob o nome Azamara Quest.

FICHA TÉCNICA – AZAMARA QUEST

  • Companhia: Azamara Cruises
  • Classe: Renaissance / R-Class
  • Ano de construção: 2000
  • Última reforma: 2016
  • Comprimento: 181 metros
  • Largura: 25 metros
  • Velocidade: 18 nós
  • Peso: 30.277 toneladas brutas
  • Passageiros: 794 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 408
  • Decks: 11

Nomes anteriores: R Seven, R7, Delphin Renaissance, Blue Moon

 

R Eight (Azamara Pursuit)

R Eight (R-Class) - Azamara Pursuit (Azamara Cruises)
Azamara Pursuit (Azamara Cruises) em Santos – 27 de dezembro de 2018

Último R-Class a entrar em serviço, em 2001, permaneceu poucos meses na RC até a companhia entrar em falência.

No mesmo ano, os investidores da Cruiseinvest compraram o navio e, somente em 2003, o fretaram para a Swan Hellenic Cruises. Seu novo nome era Minerva II.

Comprado pela Princess Cruises em 2006, estreou na nova companhia em abril de 2007 e rebatizado para Royal Princess.

Em 2011, foi transferido para a P&O Cruises e renomeado Adonia.

A companhia Azamara Cruises comprou o Adonia em 2018. Passou por reformas e começou a operar sob o nome Azamara Pursuit.

FICHA TÉCNICA – AZAMARA PURSUIT

  • Companhia: Azamara Cruises
  • Classe: Renaissance / R-Class
  • Ano de construção: 2001
  • Última reforma: 2018
  • Comprimento: 181 metros
  • Largura: 25 metros
  • Velocidade: 18 nós
  • Peso: 30.277 toneladas brutas
  • Passageiros: 774 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 400
  • Decks: 11

Nomes anteriores: R Eight, R8, Minerva II, Royal Princess, Adonia

 

Nota: Esses 8 navios são únicos e fazem parte de uma classe muito especial e querida de navios.

Dois deles, o R5 Blue Dream e o R6 Blue Dream, já estiveram em roteiros regulares de cruzeiros pelo Brasil, fretados pela CVC Viagens junto à Pullmantur Cruceros. Outros estiveram por aqui somente de passagem, em roteiros de longa duração.

Você já esteve a bordo de algum desses 8 navios?

Conte a sua experiência, nos comentários abaixo.

 

Volto em breve com novas postagens para vocês.

*Foto em destaque: Benoit Doine (shipspotting.com)


Leia também

* A nova retomada dos cruzeiros pelo mundo

* O que são World Cruises?

* O que levar na mala para um cruzeiro?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *