O Blue Dream, da companhia espanhola Pullmantur Cruceros, foi um marco importante para os cruzeiros no Brasil, durante suas 4 temporadas regulares, entre os anos 2003 e 2007.
Construído originalmente para o segmento premium (alto padrão) de cruzeiros, suas características, tamanho e estrutura, agradaram a todos os cruzeiristas que estiveram a bordo.
E hoje em dia, por onde navega o Blue Dream? Será que ele ainda existe e mantem esse nome?
Bora saber!

No Brasil
Recém-adquirido junto à extinta companhia Renaissance Cruises, estreou na temporada de cruzeiros 2003/2004, graças ao fretamento pela CVC junto à Pullmantur Cruceros, e tornou-se um dos mais queridos e luxuosos navios de passageiros a fazer viagens regulares pelo litoral do país.
Com cabines maiores e mais confortáveis que os demais navios da época, além dos preços das bebidas mais em conta (nos anos seguintes adotou-se o sistema all-inclusive) e qualidade no atendimento dos passageiros, foi um sucesso de aceitação do público e acerto da CVC na escolha do seu “produto”.
O cruzeiro inaugural partiu da cidade de Recife com destino a Fernando de Noronha e Natal. Posteriormente, os roteiros visitavam as cidades de Salvador, Ilhéus, Ilhabela, Santos e Búzios.
Durante as temporadas seguintes, entre 2004 e 2007, novas cidades foram acrescentadas às escalas do navio: Itajaí, Florianópolis, Punta del Leste, Terra do Fogo (Puerto Madryn, Ushuaia, Malvinas…) entre outras.

A homeport principal do Blue Dream era a cidade de Santos.
Com a concorrência aumentando, e a vinda navios cada vez maiores ao país, em 2007 a Pullmantur vendeu o Blue Dream (e o Blue Moon) para a Celebrity (Azamara) Cruises e renovou sua frota.
Curiosidade: Existiram 2 “Blue Dreams” idênticos, fretados pela CVC, que foram comercializados no Brasil. Mantiveram o “prefixo” original da Renaissance Cruises (R-Class / Classe-R), mas acrescentaram o Blue Dream ao nome. O “R Five” Blue Dream operou no país entre 2003 e 2005, e o “R Six” Blue Dream entre 2006 e 2007.



História
Os 8 navios idênticos R-Class (Classe-R), da norueguesa Renaissance Cruises, foram construídos e entregues pelo estaleiro Chantiers de l`Atlantique (Saint Nazaire, STX France) entre os anos de 1998 e 2001.
Seus roteiros tinham como destino o Mediterrâneo, Ilhas Gregas, Tahiti e o Pacífico Sul, Norte da Europa e Escandinávia.
Com o declínio econômico causado pelos ataques do 11 de setembro de 2001, a companhia sediada em Fort Lauderdale / EUA decretou falência no mesmo ano e colocou seus 8 navios à venda.
Os navios R Five e R Six, foram adquiridos por um grupo de investidores, Cruiseinvest, e fretados à Pullmantur Cruceros em 2002 e 2003, respectivamente.
R Five
O R Five é o Blue Dream “original” – seu nome era R Five Blue Dream (Blue Dream). Entre os anos 2003 e 2005 esteve no Brasil fazendo cruzeiros pelo litoral do país e sul da América do Sul. Durante o verão no Hemisfério Norte, fazia suas viagens pela Europa.
Em 2005, foi reformado e renomeado para Nautica e, no ano seguinte, teve sua compra finalizada pela Oceania Cruises. Permanece na companhia até os dias atuais.

Ficha técnica – Nautica (R Five)
- Companhia: Oceania Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 2000
- Última reforma: 2020
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 803 (ocupação máxima)
- Tripulação: 372
- Decks: 11
R Six
O R Six foi renomeado para R Six Blue Star (Blue Star).
Com a transferência do “irmão” Blue Dream à Oceania Cruises em 2005, o Blue Star foi “escalado” para substituí-lo nos roteiros pela América do Sul em 2006. Optou-se por manter o nome, já conhecido e consagrado, Blue Dream.
Em 2007, foi transferido para a Celebrity (Azamara) Cruises, e renomeado para Azamara Journey.
Na temporada seguinte, 2007/2008, o Journey esteve de passagem pelo Brasil fazendo roteiros de longa duração pela América do Sul. Continua na Azamara até hoje.

Ficha técnica – Azamara Journey (R Six)
- Companhia: Azamara Cruises
- Classe: Renaissance / R-Class
- Ano de construção: 2000
- Última reforma: 2016
- Comprimento: 181 metros
- Largura: 25 metros
- Velocidade: 18 nós
- Peso: 30.277 toneladas brutas
- Passageiros: 781 (ocupação máxima)
- Tripulação: 408
- Decks: 11
Longe de ser um meganavio, como os mais recentes lançamentos do mercado de cruzeiros, o Blue Dream, com sua “personalidade” clássica e luxuosa, conquistou um público mais exigente – que gosta de um padrão de atendimento mais personalizado – e com roteiros diferenciados (principalmente, a partir da sua 2ª temporada por aqui).
Todas as pessoas que eu conheço, e que estiveram a bordo do Blue Dream, são unânimes em dizer que o navio é (era) excelente.
Embora ainda possamos vê-los (Nautica e Azamara Journey) “cruzeirando” por aí, o saudoso Blue Dream deixou muitas saudades.
Fiquem ligados aqui no blog!
Em breve terá uma postagem especial sobre a Renaissance Cruises e seus 8 navios gêmeos R-Class.
*Foto em destaque: Rafael Ferreira Viva (shipspotting.com)
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Fui passageira do Blue Dream na sua temporada no Brasil (2005 ou 2006). Faço coro a opinião de que era um navio excelente! Pequeno, em comparação aos monstros que circulam hoje nos roteiros brasileiros, mas extremamente confortável e com ótima tripulação. Deixa saudades e espero um dia poder revê-lo.
OI Luiza.
Realmente é um navio excelente… que legal que você teve a oportunidade de conhecê-lo.
Ficam as ótimas lembranças, não é mesmo?
Vez ou outra, os navios Azamara (atuais Blue Dream) visitam o Brasil.
Quem sabe um dia você poderá revê-los.
Obg pela mensagem.
Seja bem-vinda ao Blog.
Abraços