Você sabia que os navios “gêmeos” MSC Armonia e MSC Sinfonia já pertenceram à outra companhia antes de serem adquiridos pela MSC Cruzeiros?
Pois é, os navios mais antigos da frota atual da MSC não foram construídos para ela, e sim para a extinta companhia grega Festival Cruises.
Que tal conhecer um pouco mais dessa história?
Bora lá!
A origem (Festival Cruises)
Fundada em 1992, a grega (e hoje extinta) Festival Cruises operou regularmente seus cruzeiros entre os anos de 1994 e 2004.
O início das viagens deu-se após a aquisição de navios antigos, de outras companhias, após reformá-los e modernizá-los.
Somente em 1999, um novo navio foi construído e entregue pelo estaleiro Chantier’s de l’Atlantique (Saint-Nazaire, STX France) especialmente para a Festival, o MS Mistral.
Dois anos mais tarde, numa versão “expandida” do Mistral, foi entregue o MS European Vision (futuro MSC Armonia) e, no ano seguinte, o MS European Stars (futuro MSC Sinfonia). A companhia ainda tinha a opção para a compra de mais 2 navios da mesma “classe”, porém decidiu não fazê-la.
Passando por dificuldades financeiras e com todos os seus navios parados, em 2004, a Festival decretou falência e “viu-se obrigada” a vendê-los para outras companhias.
MSC Cruzeiros
Com a falência decretada da Festival Cruises, a italiana MSC Cruzeiros, em grande ascensão no mercado mundial, viu a oportunidade de aumentar e modernizar sua frota comprando 2 navios da extinta companhia grega: o European Vision e o European Stars. Ambos foram reformados e rebatizados, transformando-se, respectivamente, nos MSC Armonia e MSC Sinfonia.


Além disso, em contato com o estaleiro francês STX France, a MSC assumiu a compra dos outros 2 navios (gêmeos) que seriam construídos para a Festival – os irmãos MSC Lirica e MSC Opera.
Dessa forma, a atual Classe Lirica é composta pelos 4 navios acima: Armonia, Sinfonia, Lirica e Opera.
Renaissance Programme (2014)
O estaleiro italiano Fincantieri foi o responsável pela realização do Renaissance Programme, estipulado em € 200 milhões, cujo objetivo era reformar e ampliar (aumentar o tamanho) todos os 4 navios irmãos da Classe Lirica.
Basicamente, o programa “se resumia” em dividir o navio ao meio, separar as partes, inserir uma nova seção pré-construída no estaleiro e unir as peças novamente. Cada nova seção teria 24 metros de comprimento, com 193 cabines (30 com varandas) e áreas públicas diversas (Spa MSC Aurea, Parque Aquático no deck 11, novos espaços Kids e Teens entre outros).
Somado a isso, houve ampliação do restaurante, modernização e ampliação de espaços públicos, instalação de novas varandas em cabines do deck 09, melhora no entretenimento e serviços de alimentação etc.
Vídeo da MSC Cruzeiros sobre o Renaissance Programme
Pela ordem, o cronograma foi o seguinte:
- MSC Armonia: de 31 de agosto a 17 de novembro de 2014
- MSC Sinfonia: de 12 de janeiro a 16 de março de 2015
- MSC Opera: de 02 de maio a 04 de julho de 2015
- MSC Lirica: de 31 de agosto a 09 de novembro de 2015

Como eram: 251 metros de comprimento, 60.000 toneladas e capacidade para até 2.069 passageiros.
Como ficaram: 275 metros de comprimento, 65.500 toneladas e capacidade para até 2.680 passageiros.
O Renaissance Programme foi parte importantíssima do plano de expansão global da frota da MSC Cruzeiros.

FICHA TÉCNICA – MSC ARMONIA
- Companhia: MSC Cruzeiros
- Classe: Lirica
- Ano de construção: 2001
- Última reforma: 2019
- Comprimento: 275 metros
- Largura: 32 metros
- Velocidade: 21 nós
- Peso: 65.542 toneladas brutas
- Passageiros: 2.340 (ocupação máxima)
- Tripulação: 721
- Decks: 13

FICHA TÉCNICA – MSC SINFONIA
- Companhia: MSC Cruzeiros
- Classe: Lirica
- Ano de construção: 2002
- Última reforma: 2015
- Comprimento: 275 metros
- Largura: 32 metros
- Velocidade: 21 nós
- Peso: 65.542 toneladas brutas
- Passageiros: 2.340 (ocupação máxima)
- Tripulação: 721
- Decks: 13
Ambos já estiveram pelo país em temporadas regulares, e tornaram-se muito queridos pelo público brasileiro.
Longe de serem os meganavios atuais, mantêm o charme e o tamanho dos cruzeiros “mais antigos”. Além disso, o padrão de qualidade e a tradição que a companhia italiana possui, fazem toda a diferença.
E você, já esteve a bordo do Armonia ou do Sinfonia? Conte abaixo a sua experiência!
Volto em breve com novas postagens!
*Foto em destaque: Christophe Dedieu (shipspotting.com)
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