Symphony of the Seas
Top 10 maiores navios 2021

TOP 10 maiores cruzeiros do mundo (2021)

A lista dos TOP 10 maiores cruzeiros do mundo está de volta aqui no Blog.

Todos os anos, a indústria dos cruzeiros se transforma, adaptando-se ao cenário mundial e às novas tecnologias e exigências das companhias marítimas.

Sem muitas novidades em relação à lista de 2020, vamos curtir o ranking TOP 10 navios de cruzeiro de 2021.

P.S.: o ranking é determinado de acordo com o peso (toneladas brutas) da embarcação, e não com o seu comprimento ou altura.

 

1) Symphony of the Seas (Royal Caribbean Intl.)

Symphony of the Seas
Symphony of the Seas – Imagem: Royal Caribbean

Entregue em 2018, o Symphony of the Seas é o 4º navio Classe Oasis.

A Classe Oasis, da Royal Caribbean Intl., detém os 4 maiores navios do mundo (o 5º, Wonder of the Seas, está em fase final de construção) e é incrível sucesso de passageiros e serviço. Seus números são tão gigantes quanto seus tamanhos.

A partir do Porto de Miami/EUA, faz roteiros pelo Caribe e Bahamas.

Ficha técnica – Symphony of the Seas

  • Companhia: Royal Caribbean Intl.
  • Classe: Oasis
  • Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique (Saint Nazaire, STX France)
  • Ano de construção: 2018
  • Última reforma: 2021
  • Comprimento: 362 metros
  • Largura: 66 metros
  • Velocidade: 22 nós
  • Peso: 228.081 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.780 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 2.394
  • Decks: 17

 

2) Harmony of the Seas (Royal Caribbean Intl.)

Harmony of the Seas
Harmony of the Seas – Imagem: Edu Nogueira

Construído em 2016, o Harmony of the Seas é a versão modificada e aprimorada da Classe Oasis, com nova tecnologia, design, decorações e entretenimento a bordo.

Seus embarques são de Port Canaveral/EUA para cruzeiros pelo Caribe e Bahamas.

Ficha técnica – Harmony of the Seas

  • Companhia: Royal Caribbean Intl.
  • Classe: Oasis
  • Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique (Saint Nazaire, STX France)
  • Ano de construção: 2016
  • Última reforma: 2021
  • Comprimento: 362 metros
  • Largura: 66 metros
  • Velocidade: 22 nós
  • Peso: 227.000 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.410 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 2.394
  • Decks: 17

 

3) Allure of the Seas (Royal Caribbean Intl.)

Allure of the Seas
Allure of the Seas – Imagem: Edu Nogueira

O Allure of the Seas foi construído em 2010, e manteve o título de “maior de todos” durante 6 anos. Sua entrega consolidou a Classe Oasis como sucesso mundial dos cruzeiros.

Em 2020, passou por manutenção e modernização, para deixá-lo com características similares aos irmãos mais novos Symphony e Harmony of the Seas.

A partir de Fort Lauderdale/EUA, realiza viagens para a região do Caribe e Bahamas.

Ficha técnica – Allure of the Seas

  • Companhia: Royal Caribbean Intl.
  • Classe: Oasis
  • Estaleiro: Meyer Werft (Turku, Finlândia)
  • Ano de construção: 2010
  • Última reforma: 2021
  • Comprimento: 362 metros
  • Largura: 66 metros
  • Velocidade: 22 nós
  • Peso: 225.282 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.314 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 2.150
  • Decks: 17

 

4) Oasis of the Seas (Royal Caribbean Intl.)

Oasis of the Seas
Oasis of the Seas – Imagem: Royal Caribbean

O “primogênito” da Classe Oasis foi construído e entregue em 2009. Marcou um novo padrão nos cruzeiros do mundo – navios com mais de 200.000 toneladas brutas de peso.

Em 2019, foi para doca seca para manutenção e modernização (assim como o Allure of the Seas).

Os roteiros do Oasis partem de Miami/EUA com destino ao Caribe e Bahamas.

Ficha técnica – Oasis of the Seas

  • Companhia: Royal Caribbean Intl.
  • Classe: Oasis
  • Estaleiro: Meyer Werft (Turku, Finlândia)
  • Ano de construção: 2009
  • Última reforma: 2021
  • Comprimento: 362 metros
  • Largura: 66 metros
  • Velocidade: 22 nós
  • Peso: 225.282 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.431 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 2.150
  • Decks: 17

 

5) Costa Toscana (Costa Cruzeiros)

Costa Toscana
Costa Toscana – Imagem: Meyer Werft

Atual flagship da Costa Cruzeiros, o Costa Toscana foi entregue recentemente à companhia.

Movido totalmente à GNL (gás natural liquefeito) e com viagem inaugural prevista para 05 de março de 2022, o Toscana fará roteiros de 7 noites pelo Mediterrâneo, e seus embarques ocorrerão em várias cidades da Europa (Savona/ITA, Barcelona/ESP, Marseille/FRA etc).

Ficha técnica – Costa Toscana

  • Companhia: Costa Cruzeiros
  • Classe: Excellence-Helios (XL)
  • Estaleiro: Meyer Werft (Turku, Finlândia)
  • Ano de construção: 2021
  • Última reforma: —
  • Comprimento: 337 metros
  • Largura: 42 metros
  • Velocidade: 23 nós
  • Peso: 185.010 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.554 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 1.646
  • Decks: 20

 

6) Costa Smeralda (Costa Cruzeiros)

Costa Smeralda
Costa Smeralda – Imagem: Costa Cruzeiros

O Costa Smeralda foi entregue em 2019. Tornou-se o 1º navio da Costa (e o 2º do mundo) totalmente movido a GNL, tanto nos portos quanto “no mar”.

Seus roteiros são de 7 noites pelo Mediterrâneo, com embarques e desembarques em diversas cidades europeias (Savona/ITA, Roma/ITA, Marseille/FRA entre outras).

Ficha técnica – Costa Smeralda

  • Companhia: Costa Cruzeiros
  • Classe: Excellence-Helios (XL)
  • Estaleiro: Meyer Werft (Turku, Finlândia)
  • Ano de construção: 2019
  • Última reforma: —
  • Comprimento: 337 metros
  • Largura: 42 metros
  • Velocidade: 23 nós
  • Peso: 185.010 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.554 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 1.646
  • Decks: 20

 

7) IONA (P&O Cruises)

P&O IONA
P&O IONA – Imagem: Meyer Werft

O IONA, entregue em outubro de 2020, é o maior navio construído para a P&O Cruises, e destinado para o mercado britânico. O 3º do mundo a usar o combustível GNL.

Seus itinerários têm como porto base a cidade de Southampton/ING, com destino à Portugal, Espanha e Ilhas Canárias.

Ficha técnica – IONA

  • Companhia: P&O Cruises
  • Classe: Excellence-Helios (XL)
  • Estaleiro: Meyer Werft (Papenburg, Alemanha)
  • Ano de construção: 2020
  • Última reforma: —
  • Comprimento: 344 metros
  • Largura: 42 metros
  • Velocidade: 23 nós
  • Peso: 184.700 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.264 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 1.762
  • Decks: 19

 

8) AIDAnova (AIDA Cruises)

AIDAnova
AIDAnova – Imagem: Meyer Werft

A construção do AIDAnova, da companhia alemã AIDA Cruises, em 2018, marcou a criação da Classe Excellence-Helios (XL), com navios movidos a GNL. Foi o 1º navio do mundo a usar esse combustível, diminuindo radicalmente a emissão de poluentes ao meio.

Seus roteiros são de 7 noites, a partir de Las Palmas/ESP e Santa Cruz de Tenerife/ESP.

Ficha técnica – AIDAnova

  • Companhia: AIDA Cruises
  • Classe: Excellence-Helios (XL)
  • Estaleiro: Meyer Werft (Papenburg, Alemanha)
  • Ano de construção: 2018
  • Última reforma: —
  • Comprimento: 337 metros
  • Largura: 42 metros
  • Velocidade: 23 nós
  • Peso: 183.900 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.600 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 1.545
  • Decks: 20

 

9) AIDAcosma (AIDA Cruises)

AIDAcosma
AIDAcosma – Imagem: Lars Klemmer/dpa

O AIDAcosma é o navio mais recente da AIDA Cruises. Foi entregue à companhia alemã em dezembro de 2021.

Sem operar comercialmente até o momento, sua viagem inaugural está prevista para abril de 2022.

Os roteiros serão de 7 noites, com embarques em Palma de Mallorca/ESP e Barcelona/ESP.

Ficha técnica – AIDAcosma

  • Companhia: AIDA Cruises
  • Classe: Excellence-Helios (XL)
  • Estaleiro: Meyer Werft (Papenburg, Alemanha)
  • Ano de construção: 2021
  • Última reforma: —
  • Comprimento: 337 metros
  • Largura: 42 metros
  • Velocidade: 23 nós
  • Peso: 183.200 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.600 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 1.500
  • Decks: 20

 

10) MSC Virtuosa (MSC Cruzeiros)

MSC Virtuosa
MSC Virtuosa – Imagem: FleetMon

O MSC Virtuosa, atual “carro-chefe” da companhia MSC Cruzeiros, foi construído e entregue em 2021.

É o maior navio Classe Meraviglia-Plus (versão aprimorada e modificada da querida Classe Meraviglia).

Com embarques em Dubai/EAU, Abu Dabi/EAU e Doha/CAT, faz viagens de 7 noites pelo Golfo Pérsico.

Ficha técnica – MSC Virtuosa

  • Companhia: MSC Cruzeiros
  • Classe: Meraviglia-Plus
  • Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique (Saint Nazaire, STX France)
  • Ano de construção: 2021
  • Última reforma: —
  • Comprimento: 331 metros
  • Largura: 43 metros
  • Velocidade: 23 nós
  • Peso: 181.541 toneladas brutas
  • Passageiros: 6.334 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 1.704
  • Decks: 19

 

Com maiores e mais modernos navios de cruzeiro sendo construídos todos os anos, a tendência é que essa lista se renove sempre.

A expectativa para 2022, com novos meganavios “prontos” para serem entregues, é que essa lista TOP 10 sofra modificações significativas.

Que venham os novos “gigantes” dos mares! Estamos no aguardo!

* Foto em destaque: cruisefever.net


Leia também

* 5 novos navios de cruzeiro para 2022

* AIDAnova, o cruzeiro para a família

* 7 mitos sobre as viagens de cruzeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *