A lista dos TOP 10 maiores cruzeiros do mundo está de volta aqui no Blog.
Todos os anos, a indústria dos cruzeiros se transforma, adaptando-se ao cenário mundial e às novas tecnologias e exigências das companhias marítimas.
Sem muitas novidades em relação à lista de 2020, vamos curtir o ranking TOP 10 navios de cruzeiro de 2021.
P.S.: o ranking é determinado de acordo com o peso (toneladas brutas) da embarcação, e não com o seu comprimento ou altura.
1) Symphony of the Seas (Royal Caribbean Intl.)

Entregue em 2018, o Symphony of the Seas é o 4º navio Classe Oasis.
A Classe Oasis, da Royal Caribbean Intl., detém os 4 maiores navios do mundo (o 5º, Wonder of the Seas, está em fase final de construção) e é incrível sucesso de passageiros e serviço. Seus números são tão gigantes quanto seus tamanhos.
A partir do Porto de Miami/EUA, faz roteiros pelo Caribe e Bahamas.
Ficha técnica – Symphony of the Seas
- Companhia: Royal Caribbean Intl.
- Classe: Oasis
- Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique (Saint Nazaire, STX France)
- Ano de construção: 2018
- Última reforma: 2021
- Comprimento: 362 metros
- Largura: 66 metros
- Velocidade: 22 nós
- Peso: 228.081 toneladas brutas
- Passageiros: 6.780 (ocupação máxima)
- Tripulação: 2.394
- Decks: 17
2) Harmony of the Seas (Royal Caribbean Intl.)

Construído em 2016, o Harmony of the Seas é a versão modificada e aprimorada da Classe Oasis, com nova tecnologia, design, decorações e entretenimento a bordo.
Seus embarques são de Port Canaveral/EUA para cruzeiros pelo Caribe e Bahamas.
Ficha técnica – Harmony of the Seas
- Companhia: Royal Caribbean Intl.
- Classe: Oasis
- Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique (Saint Nazaire, STX France)
- Ano de construção: 2016
- Última reforma: 2021
- Comprimento: 362 metros
- Largura: 66 metros
- Velocidade: 22 nós
- Peso: 227.000 toneladas brutas
- Passageiros: 6.410 (ocupação máxima)
- Tripulação: 2.394
- Decks: 17
3) Allure of the Seas (Royal Caribbean Intl.)

O Allure of the Seas foi construído em 2010, e manteve o título de “maior de todos” durante 6 anos. Sua entrega consolidou a Classe Oasis como sucesso mundial dos cruzeiros.
Em 2020, passou por manutenção e modernização, para deixá-lo com características similares aos irmãos mais novos Symphony e Harmony of the Seas.
A partir de Fort Lauderdale/EUA, realiza viagens para a região do Caribe e Bahamas.
Ficha técnica – Allure of the Seas
- Companhia: Royal Caribbean Intl.
- Classe: Oasis
- Estaleiro: Meyer Werft (Turku, Finlândia)
- Ano de construção: 2010
- Última reforma: 2021
- Comprimento: 362 metros
- Largura: 66 metros
- Velocidade: 22 nós
- Peso: 225.282 toneladas brutas
- Passageiros: 6.314 (ocupação máxima)
- Tripulação: 2.150
- Decks: 17
4) Oasis of the Seas (Royal Caribbean Intl.)

O “primogênito” da Classe Oasis foi construído e entregue em 2009. Marcou um novo padrão nos cruzeiros do mundo – navios com mais de 200.000 toneladas brutas de peso.
Em 2019, foi para doca seca para manutenção e modernização (assim como o Allure of the Seas).
Os roteiros do Oasis partem de Miami/EUA com destino ao Caribe e Bahamas.
Ficha técnica – Oasis of the Seas
- Companhia: Royal Caribbean Intl.
- Classe: Oasis
- Estaleiro: Meyer Werft (Turku, Finlândia)
- Ano de construção: 2009
- Última reforma: 2021
- Comprimento: 362 metros
- Largura: 66 metros
- Velocidade: 22 nós
- Peso: 225.282 toneladas brutas
- Passageiros: 6.431 (ocupação máxima)
- Tripulação: 2.150
- Decks: 17
5) Costa Toscana (Costa Cruzeiros)

Atual flagship da Costa Cruzeiros, o Costa Toscana foi entregue recentemente à companhia.
Movido totalmente à GNL (gás natural liquefeito) e com viagem inaugural prevista para 05 de março de 2022, o Toscana fará roteiros de 7 noites pelo Mediterrâneo, e seus embarques ocorrerão em várias cidades da Europa (Savona/ITA, Barcelona/ESP, Marseille/FRA etc).
Ficha técnica – Costa Toscana
- Companhia: Costa Cruzeiros
- Classe: Excellence-Helios (XL)
- Estaleiro: Meyer Werft (Turku, Finlândia)
- Ano de construção: 2021
- Última reforma: —
- Comprimento: 337 metros
- Largura: 42 metros
- Velocidade: 23 nós
- Peso: 185.010 toneladas brutas
- Passageiros: 6.554 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.646
- Decks: 20
6) Costa Smeralda (Costa Cruzeiros)

O Costa Smeralda foi entregue em 2019. Tornou-se o 1º navio da Costa (e o 2º do mundo) totalmente movido a GNL, tanto nos portos quanto “no mar”.
Seus roteiros são de 7 noites pelo Mediterrâneo, com embarques e desembarques em diversas cidades europeias (Savona/ITA, Roma/ITA, Marseille/FRA entre outras).
Ficha técnica – Costa Smeralda
- Companhia: Costa Cruzeiros
- Classe: Excellence-Helios (XL)
- Estaleiro: Meyer Werft (Turku, Finlândia)
- Ano de construção: 2019
- Última reforma: —
- Comprimento: 337 metros
- Largura: 42 metros
- Velocidade: 23 nós
- Peso: 185.010 toneladas brutas
- Passageiros: 6.554 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.646
- Decks: 20
7) IONA (P&O Cruises)

O IONA, entregue em outubro de 2020, é o maior navio construído para a P&O Cruises, e destinado para o mercado britânico. O 3º do mundo a usar o combustível GNL.
Seus itinerários têm como porto base a cidade de Southampton/ING, com destino à Portugal, Espanha e Ilhas Canárias.
Ficha técnica – IONA
- Companhia: P&O Cruises
- Classe: Excellence-Helios (XL)
- Estaleiro: Meyer Werft (Papenburg, Alemanha)
- Ano de construção: 2020
- Última reforma: —
- Comprimento: 344 metros
- Largura: 42 metros
- Velocidade: 23 nós
- Peso: 184.700 toneladas brutas
- Passageiros: 6.264 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.762
- Decks: 19
8) AIDAnova (AIDA Cruises)

A construção do AIDAnova, da companhia alemã AIDA Cruises, em 2018, marcou a criação da Classe Excellence-Helios (XL), com navios movidos a GNL. Foi o 1º navio do mundo a usar esse combustível, diminuindo radicalmente a emissão de poluentes ao meio.
Seus roteiros são de 7 noites, a partir de Las Palmas/ESP e Santa Cruz de Tenerife/ESP.
Ficha técnica – AIDAnova
- Companhia: AIDA Cruises
- Classe: Excellence-Helios (XL)
- Estaleiro: Meyer Werft (Papenburg, Alemanha)
- Ano de construção: 2018
- Última reforma: —
- Comprimento: 337 metros
- Largura: 42 metros
- Velocidade: 23 nós
- Peso: 183.900 toneladas brutas
- Passageiros: 6.600 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.545
- Decks: 20
9) AIDAcosma (AIDA Cruises)

O AIDAcosma é o navio mais recente da AIDA Cruises. Foi entregue à companhia alemã em dezembro de 2021.
Sem operar comercialmente até o momento, sua viagem inaugural está prevista para abril de 2022.
Os roteiros serão de 7 noites, com embarques em Palma de Mallorca/ESP e Barcelona/ESP.
Ficha técnica – AIDAcosma
- Companhia: AIDA Cruises
- Classe: Excellence-Helios (XL)
- Estaleiro: Meyer Werft (Papenburg, Alemanha)
- Ano de construção: 2021
- Última reforma: —
- Comprimento: 337 metros
- Largura: 42 metros
- Velocidade: 23 nós
- Peso: 183.200 toneladas brutas
- Passageiros: 6.600 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.500
- Decks: 20
10) MSC Virtuosa (MSC Cruzeiros)

O MSC Virtuosa, atual “carro-chefe” da companhia MSC Cruzeiros, foi construído e entregue em 2021.
É o maior navio Classe Meraviglia-Plus (versão aprimorada e modificada da querida Classe Meraviglia).
Com embarques em Dubai/EAU, Abu Dabi/EAU e Doha/CAT, faz viagens de 7 noites pelo Golfo Pérsico.
Ficha técnica – MSC Virtuosa
- Companhia: MSC Cruzeiros
- Classe: Meraviglia-Plus
- Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique (Saint Nazaire, STX France)
- Ano de construção: 2021
- Última reforma: —
- Comprimento: 331 metros
- Largura: 43 metros
- Velocidade: 23 nós
- Peso: 181.541 toneladas brutas
- Passageiros: 6.334 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.704
- Decks: 19
Com maiores e mais modernos navios de cruzeiro sendo construídos todos os anos, a tendência é que essa lista se renove sempre.
A expectativa para 2022, com novos meganavios “prontos” para serem entregues, é que essa lista TOP 10 sofra modificações significativas.
Que venham os novos “gigantes” dos mares! Estamos no aguardo!
* Foto em destaque: cruisefever.net
Leia também
* 5 novos navios de cruzeiro para 2022