A temporada brasileira 2022/2023 já está mais perto do que parece.
Após um ano de muitas incertezas, dúvidas, protocolos e paralisações, a próxima temporada de cruzeiros promete ser uma das maiores e mais longas realizadas até hoje.
Com início previsto para novembro, foram definidos os 8 navios que terão presença garantida por aqui.
Que tal conhecê-los?
Bora conferir quais são!
MSC CRUZEIROS
A italiana MSC Cruzeiros será a responsável pela vinda de 5 navios, e a maior quantidade de escalas no país.
MSC Seashore
O maior e mais moderno navio da MSC na próxima temporada será o MSC Seashore, que promete ser uma das sensações para o final do ano.
Numa versão ampliada e atualizada da Classe Seaside (a Seaside-EVO), fará sua estreia em águas nacionais e terá a cidade de Santos como homeport.
Os roteiros serão de 6 a 8 noites, com escalas em Búzios, Ilha Grande, Salvador e Maceió. Vale ressaltar que também haverá embarques e desembarques nas duas capitais nordestinas.
Uma travessia atípica será feita em novembro/2022: o Seashore sairá de Miami/EUA, passará pelo Caribe / América Central, com destino final Santos. O retorno à Europa ocorrerá em março/2023.
Ficha técnica – MSC Seashore
- Companhia: MSC Cruzeiros
- Classe: Seaside-EVO
- Estaleiro: Fincantieri (Monfalcone, Itália)
- Ano de construção: 2021
- Última reforma: —
- Comprimento: 339 metros
- Largura: 41 metros
- Velocidade: 22 nós
- Peso: 170.412 toneladas brutas
- Passageiros: 5.877 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.648
- Decks: 19

MSC Seaview
Para tentar repetir o sucesso dos anos anteriores, o MSC Seaview retorna ao país para a sua 3ª temporada e, pela 1ª vez, os embarques serão feitos na cidade do Rio de Janeiro.
Com minicruzeiros e roteiros de 5 a 7 noites, os destinos serão cidades no litoral brasileiro e, em viagens de 8 noites, será possível visitar a região do Prata, com escalas em Montevideo/URU, Punta del Este/URU e Buenos Aires/ARG.
Além disso, quem quiser poderá fazer uma viagem de 14 noites, “unindo” o roteiro brasileiro com o argentino/uruguaio.
O Seaview chegará ao Pier Mauá em dezembro/2022 e partirá rumo à Europa em março/2023.
Ficha técnica – MSC Seaview
- Companhia: MSC Cruzeiros
- Classe: Seaside
- Estaleiro: Fincantieri (Monfalcone, Itália)
- Ano de construção: 2018
- Última reforma: —
- Comprimento: 323 metros
- Largura: 41 metros
- Velocidade: 21 nós
- Peso: 153.516 toneladas brutas
- Passageiros: 5.336 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.413
- Decks: 19
MSC Fantasia
Pela 4ª vez no Brasil, o navio que “dá nome à sua Classe” realizará embarques exclusivos do Porto de Santos / Concais.
De novembro/2022 a abril/2023, as viagens serão de 3 a 5 noites, com escalas em Búzios, Ilhabela e Ilha Grande.
Será possível, ainda, visitar as cidades de Montevideo/URU, Punta del Este/URU, e Buenos Aires/ARG, em roteiros semanais, de 7 noites.
Ficha técnica – MSC Fantasia
- Companhia: MSC Cruzeiros
- Classe: Fantasia
- Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Ano de construção: 2008
- Última reforma: 2019
- Comprimento: 333 metros
- Largura: 38 metros
- Velocidade: 23 nós
- Peso: 137.936 toneladas brutas
- Passageiros: 3.929 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.370
- Decks: 17
MSC Armonia
O clássico e tradicional MSC Armonia estará de volta ao país pela 8ª vez.
Oferecendo embarques da cidade de Itajaí/SC, o Armonia realizará viagens de 6 a 7 noites pelo litoral brasileiro, com paradas em Ilhabela, Ilha Grande, Rio de Janeiro e Cabo Frio.
Como opção, serão feitas viagens de 6 a 8 noites, também, para o Prata, visitando Punta del Este/URU, e Buenos Aires/ARG.
Haverá ainda 2 embarques na cidade do Rio de Janeiro (em dezembro de 2022) em roteiros pelo litoral do Brasil, e outros 2 embarques na cidade de Santos (em fevereiro e março de 2023) com destino ao Prata.
Sua chegada ao Brasil está prevista para dezembro/2022 e seu retorno à Europa em março/2023.
Ficha técnica – MSC Armonia
- Companhia: MSC Cruzeiros
- Classe: Lirica
- Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Ano de construção: 2001
- Última reforma: 2019
- Comprimento: 275 metros
- Largura: 32 metros
- Velocidade: 21 nós
- Peso: 65.542 toneladas brutas
- Passageiros: 2.340 (ocupação máxima)
- Tripulação: 721
- Decks: 13

MSC Musica
O navio MSC Musica estará, mais uma vez, de volta à América do Sul.
Entre dezembro/2022 e março/2023, com embarques na Argentina e Uruguai, visitará diversas cidades do sul e sudeste brasileiro.
Ficha técnica – MSC Musica
- Companhia: MSC Cruzeiros
- Classe: Musica
- Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Ano de construção: 2006
- Última reforma: 2019
- Comprimento: 294 metros
- Largura: 32 metros
- Velocidade: 23 nós
- Peso: 92.409 toneladas brutas
- Passageiros: 3.060 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.014
- Decks: 16
COSTA CRUZEIROS
A outra tradicional companhia italiana, Costa Cruzeiros, trará 3 embarcações ao Brasil, fato que não acontecia desde a temporada 2012/2013.
Costa Firenze
O novo Costa Firenze fará sua estreia no Brasil, tornando-se o maior navio da companhia a navegar em águas nacionais.
Com chegada prevista para dezembro/2022, o navio realizará viagens semanais de 7 noites pelo litoral do país, com a cidade de Santos como homeport. As escalas serão Salvador e Ilhéus, e na cidade do Rio de Janeiro (em alguns casos). Haverá embarques, também, na capital baiana.
Em março e abril/2023, fará 2 minicruzeiros de 4 noites, entre as cidades de Santos e Rio de Janeiro.
O retorno à Europa será em 16 de abril de 2023.
Ficha técnica – Costa Firenze
- Companhia: Costa Cruzeiros
- Classe: Vista
- Estaleiro: Fincantieri (Marghera, Itália)
- Ano de construção: 2021
- Última reforma: —
- Comprimento: 324 metros
- Largura: 37 metros
- Velocidade: 22 nós
- Peso: 135.225 toneladas brutas
- Passageiros: 5.078 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.278
- Decks: 14
Costa Favolosa
O querido Costa Favolosa, da aclamada Classe Concordia, chegará ao Brasil no início de dezembro.
Entre dezembro/2022 e abril/2023, realizará cruzeiros de 7 noites visitando a região do Prata, com escalas em Buenos Aires/ARG e Montevideo/URU, além de minicruzeiros pelo litoral do país, com paradas em Ilhabela, Balneário Camboriú e Ilha Grande.
Os embarques serão nas cidades de Santos e Itajaí.
Em 13 de abril de 2023, voltará para a Europa.
Ficha técnica – Costa Favolosa
- Companhia: Costa Cruzeiros
- Classe: Concordia
- Estaleiro: Fincantieri (Marghera, Itália)
- Ano de construção: 2011
- Última reforma: 2018
- Comprimento: 290 metros
- Largura: 36 metros
- Velocidade: 22 nós
- Peso: 114.417 toneladas brutas
- Passageiros: 3.617 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.100
- Decks: 13
Costa Fortuna
Após 10 anos de ausência, o navio Costa Fortuna voltará ao Brasil e fará viagens a partir do porto do Rio de Janeiro.
Entre os meses de dezembro/2022 e março/2023, os cruzeiros serão de 8 noites, com escalas nas cidades de Montevideo/URU, Buenos Aires/ARG, e nas cidades brasileiras de Ilhabela, Angra dos Reis e Búzios.
No dia 29 de março de 2023, irá embora com destino à Europa.
Ficha técnica – Costa Fortuna
- Companhia: Costa Cruzeiros
- Classe: Fortuna
- Estaleiro: Fincantieri (Sestri Ponente, Genova, Itália)
- Ano de construção: 2003
- Última reforma: 2018
- Comprimento: 272 metros
- Largura: 38 metros
- Velocidade: 20 nós
- Peso: 102.587 toneladas brutas
- Passageiros: 3.250 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.068
- Decks: 13

E aí, cruzeiristas, bora embarcar?
Quem já está “de malas prontas”, preparado para a temporada brasileira 2022/2023?
Se tudo correr de acordo com o planejado, será mais uma temporada incrível com todos os turistas apaixonados retomando suas viagens e aproveitando ao máximo cada navio.
Partiu?!
Deixe seu comentário abaixo.
*Foto em destaque: Albireo 2006 (Flickr)
Leia também
* Minicruzeiros: uma ótima opção para sua viagem