Principais Portos de Cruzeiro do Brasil

Principais Portos de Cruzeiro do Brasil

O Brasil possui uma faixa litorânea com 7.367km de extensão, condições climáticas favoráveis à navegação o ano inteiro e localização geográfica privilegiada.

Após a proclamação da República em 1889, Santos foi a primeira cidade brasileira a ter seu porto privatizado, tendo seus trapiches e pontes fincadas ao solo substituídas pela construção de um cais, permitindo assim a atracação de navios com maiores calados (importantíssimos para o desenvolvimento econômico do país). As demais cidades portuárias seguiram o mesmo processo.

A partir de 1920, os primeiros transatlânticos chegaram ao Brasil, passando pela cidade do Rio de Janeiro e por Santos. Fato este devido também ao inverno rigoroso nos países do hemisfério norte.

Em 1962, os cruzeiros definitivamente “surgiram” por aqui quando foi criado o departamento de cruzeiros marítimos da Agaxtur, pelo empresário Aldo Leone. O fretamento dos navios, aliado a roteiros e destinos incríveis, proporcionou aos brasileiros conhecerem melhor seu próprio país e, posteriormente, a América do Sul. Virou sucesso!

 

Principais Portos do Brasil

 

1) Santos

Endereço: Avenida Cândido Gaffreé, s/n.º – Armazém 25 Interno do Porto de Santos, Santos/SP

Concais
Terminal Concais – Imagem: G1

 

Inaugurado em 23 de novembro de 1998, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais S/A é o maior e mais moderno da América Latina, com uma área operacional de 41.985,01m².

Localizado no Armazém 25, possui toda a infraestrutura necessária para serviços relacionados a atendimento de passageiros, armadoras, agências marítimas e de viagens, além de espaços para a Alfândega, Polícia Federal, Policia Civil, Guarda Portuária, Ministério da Saúde (Anvisa), Ministério da Agricultura e Juizado Especial Cível.

Dados referentes à temporada 2018/2019:

* 100 escalas

* 605.000 passageiros (aproximadamente)

 

2) Rio de Janeiro

Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 20 – Praça Mauá, Rio de Janeiro/RJ

Píer Mauá
Pier Mauá – Imagem: Infrasul

 

O Pier Mauá é a concessionária responsável por administrar a Estação Marítima de Passageiros do Porto do Rio de Janeiro desde 1998.

Principal porta de entrada do turismo internacional do país, possui uma área de 40.000m² que engloba o Prédio do Touring, o Espaço Mauá, 5 Armazéns e mais o anexo externo.

Possui instalações para Alfândega, Polícia Federal, Policia Civil, Anvisa, Ministérios do Trabalho e da Agricultura, Agências Marítimas, Despachantes e Autoridade Portuária (Companhia Docas do Estado do Rio de Janeiro), ambulatório médico para primeiros socorros e armazéns de embarque, desembarque e de bagagem.

Dados referentes à temporada 2017/2018:

* 95 escalas

* 300.000 passageiros (aproximadamente)

 

3) Salvador

Endereço: Avenida da França, 393 – Comércio, Salvador/BA

Contermas - Salvador
Terminal de Salvador – Imagem: Jornal Correio

 

O Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador é administrado pelo Consórcio Contermas desde 2016.

É caracterizado por sua localização estratégica entre os portos extremos do país e também por estar no “coração” da Cidade, próximo ao Mercado Modelo, Elevador Lacerda e do Forte São Marcelo.

Com área de 10.907,65m², conta com prédio de três pavimentos para embarque e desembarque de passageiros, despacho e recebimento de bagagens, controle de migração e operações alfandegárias, além de restaurantes e lojas de conveniência.

Dados referentes à temporada 2018/2019:

* 50 escalas

* 150.000 passageiros (aproximadamente)

 

Cidades como Itajaí/SC, Maceió/AL, Fortaleza/CE entre outras, também oferecem serviços de embarque e desembarque de passageiros, porém com menor importância quando comparadas aos 3 principais portos acima citados.

 

Veja os principais protocolos de higiene, saúde e segurança, adotados pelas companhias de cruzeiro no pós-pandemia, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo