Island Escape
Island Escape

Por onde anda o Island Escape?

O Island Escape, um dos mais queridos e populares navios de cruzeiro que passaram pelo país, despediu-se oficialmente do Brasil em março de 2009, após 7 temporadas consecutivas.

Que tal descobrirmos por onde anda o Island Escape?

Bora lá!

 

No Brasil

Recém-adquirido pela Island Cruises, uma joint-venture entre a Royal Caribbean Cruises Ltda. e a First Choice Travel PLC (atual TUI Group), estreou no Brasil na temporada 2002/2003.

Com seus minicruzeiros acessíveis, informais e descontraídos, ajudou (e muito) a popularizar as viagens de cruzeiro pelo país, quebrando, de vez, o “paradigma” de que os cruzeiros são viagens somente para as pessoas ricas.

Durante suas 7 temporadas, entre 2002 e 2009, realizou roteiros a partir do Porto de Santos com destino ao litoral brasileiro (cidades como Ubatuba, Paraty, Vitória, Florianópolis entre outras, eram escalas e alternativas de turismo para os viajantes).

Os cruzeiros temáticos também fizeram muito sucesso durante sua passagem por aqui: Wellness, Party, Movies e Single Cruise, além dos tradicionais Natal, Réveillon e Carnaval, agradaram bastante os passageiros.

Ao final da temporada 2008/2009, em março, o Island Escape partiu rumo à Europa e nunca mais retornou ao Brasil, deixando muitas saudades entre nós (e eu me incluo nessa lista).

Island Escape partindo de Santos
Island Escape partindo de Santos/SP – 12 de dezembro de 2008

 

Piscina
The Pool – Imagem: cruiseharbournews.com

 

Guest Relations - Beachcomber Restaurant
Guest Relations / Beachcomber Restaurant – Imagem: cruiseharbournews.com

 

The Lookout / Área externa
The Lookout / Área externa – Imagem: cruiseharbournews.com

 

História

Encomendado pela companhia Scandinavian World Cruises, e construído pelo estaleiro francês Dubigeon-Normandie SA em 1982, o Cruiseferry MS Scandinavia (Island Escape) tinha características de navio de cruzeiro e de balsa Ro-Pax, ou seja, alguns passageiros viajavam numa experiência de cruzeiro, enquanto outros usavam como meio de transporte (veículos). Seus roteiros eram pelo continente europeu.

Entre os anos de 1985 e 1990, navegou pelas companhias Sundance Cruises e Admiral Cruises, com o nome MS Stardancer, ainda como um cruiseferry.

Em 1990, a Royal Caribbean Cruise Lines comprou o navio e, entre janeiro e junho de 1991, o converteu em um navio de passageiros convencional. Seu nome era Viking Serenade.

MS Scandinavia / MS Stardancer / Viking Serenade
Imagens: shipspotting.com

 

A Island Cruises, fundada em 2001, adquiriu o navio junto à Royal Caribbean, o reformou e o renomeou como Island Escape, iniciando oficialmente suas operações em 2002.

Durante o verão no Hemisfério Norte, o Escape navegava pela Europa, e durante o verão no Hemisfério Sul, veio fazer roteiros pelo Brasil. Seu “espírito” era o da informalidade, atraindo muitas famílias britânicas e, principalmente, os jovens brasileiros.

Em outubro de 2008, a Royal Caribbean vendeu sua participação na Island Cruises para a TUI Travel PLC, que já havia adquirido a First Choice Travel PLC. Dessa forma, os cruzeiros do Island Escape no Brasil permaneceram até o mês de março de 2009.

A Thomson Cruises (atual Marella Cruises), do TUI Group, assumiu o comando do Island Escape, mantendo o mesmo nome e com roteiros exclusivos pelas Ilhas Canárias e Mediterrâneo Ocidental.

Em dezembro de 2015, a Thomson Cruises anunciou que havia vendido o navio para a empresa norte-americana Cruise Holdings Inc.

Renomeado como Ocean Gala, em 2016, foi negociado com o governo da Suécia, onde serviria como abrigo para refugiados do país europeu.

Em junho do mesmo ano, na Suécia, o navio não chegou a funcionar como abrigo e virou escândalo político, sob alegação de incompetência e má administração pública, uma vez que questões importantes foram desconsideradas na hora de fechar o contrato, e que o Ocean Gala não estaria de acordo com as regras locais para esse tipo de intervenção.

Com o contrato desfeito, e um prejuízo enorme para os proprietários do navio, pois não receberam o pagamento acordado, em agosto de 2016, o navio foi recolocado à venda ou fretamento, e seguiu sem rumo certo, e em estado deteriorado, por diversos portos da Europa e, posteriormente, rumo ao Oriente.

Pouco tempo depois, foi renomeado para Ocean Gala 1 e permaneceu nos arredores dos Emirados Árabes Unidos, ainda sem função específica determinada.

O final da história já podemos concluir: em março de 2018, o navio partiu rumo à Alang, na Índia, para encalhe e desmanche.

Ocean Gala 1
Ocean Gala 1 em Alang – Imagem: cruiseind.com

 

Curiosidade: Quando o MS Scandinavia (Island Escape) foi construído, em 1982, foi considerado o maior Cruiseferry (balsa de cruzeiros) do mundo.

 

Ficha técnica – Island Escape

  • Companhia: Island Cruises
  • Classe: —
  • Ano de construção: 1982
  • Última reforma: 2015
  • Comprimento: 185 metros
  • Largura: 27 metros
  • Velocidade: 18 nós
  • Peso: 40.132 toneladas brutas
  • Passageiros: 1.744 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 540
  • Decks: 10

É triste o final da história desse que foi um dos mais queridos navios de cruzeiros que já operaram pelo Brasil. Com o passar dos anos, tornou-se obsoleto e, portanto, sem condições de competir com os novos gigantes que surgiam nas mais diversas companhias marítimas.

Nota: O Island Escape foi o 1º navio que eu embarquei. Minha 1ª vez num cruzeiro (em 2004).

Confesso que eu não tinha muito conhecimento sobre os navios e nem como compará-lo a nenhum outro. Independentemente disso, foi uma paixão à 1ª viagem (como eu sempre costumo dizer).

Alegria, descontração, diversão, “bagunça organizada” etc. Tudo isso e mais um pouco a bordo.

Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de “cruzeirar” nele e, realmente, só ficaram lembranças boas.

O Island Escape marcou uma época. Quantas saudades da Island Cruises!

Obrigado!

Island Escape em Buzios/RJ
Island Escape em Búzios/RJ – 1º de março de 2004

 

*Foto em destaque: Rodrigo Bendoraytes (shipspotting.com)


Saiba por onde anda o saudoso Costa Tropicale, clicando aqui.

 

36 comentários

  1. Este navio foi o início de cruzeiro q começou minha jornada de viagem em mares então não esquerei as ilhas candeias com finalização no Brasil
    , foi uma turmas de brasileiros. Inesquecível!!!

    1. Oi Elaine.
      Que legal ser “iniciada” pelo Escape. Eu também comecei minha jornada nele… Perfeito né?
      Esse navio fez história aqui no Brasil. Foi um marco na popularização dos cruzeiros pelo país.
      Fica a saudade, não é mesmo?
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Abraços
      Edu

          1. Olá Edu. Que doce lembrança!!! Fazendo apenas uma pequena correção, o Escape chegou ao Brasil en Novembro de 2001. Trabalhei na companhia do início ao fim e me sinto honrada em ter feito parte dessa história.
            O navio ganhou por 5 anos consecutivos como o melhor entretenimento da costa brasileira e isso se deu ao fato de vermos os passageiros como seres humanos e não como mercadorias. Saudade dessa grande família Island Cruises.

          2. Oi Elaine.
            É sobre isso! Não é atoa que o Island Escape foi esse sucesso todo de público e de crítica.
            Legal você fazer parte da história dele por aqui né?
            Grandes lembranças mesmo.
            Abraços
            Edu

        1. O meu tbm…
          Cruzeiro da Energia na Véia, show do Double You, Djs, festas… março/09
          Viagem inesquecível. O pôr do sol em alto mar é o mais lindo q já ví.
          Saudade

          1. Oi Karina.
            Bom dia.
            Bem-vinda ao Blog.
            Sim, concordo que o pôr-do-sol a bordo não tem melhor… é indescritível a sensação e o visual.
            Navio fantástico o Island Escape, né? Saudades dele.
            Volte sempre.
            Abraços
            Edu

  2. saudades eternas desse cruzeiro eu fiz essa viagem saindo de santos ate floripa eu era crianca na epoca jamais me esquecerei dessa viagem me lembro que tinha um grupo que fazia gincana com as criancas

    1. É isso mesmo.
      Eu também fiz um roteiro que iria pra Floripa, em 2004.
      Era uma época muito especial pros cruzeiros e o Island Escape era uma “revolução” de popularidade.
      Obrigado pelo relato.
      Abraços
      Edu

      1. Bom dia Edu! Me permita abrilhantar estas história! Eu e minha esposa em janeiro de 2009 fizemos nossa primeira viagem de cruzeiro nele e mais ainda, foi para comemorar nosso casamento!! Foi fantástico demais! E nesse ano depois de quinze fizemos outro cruzeiro!! Mas a primeira vez a gente nunca esquece!!!

        1. Olá Emerson.
          Seja bem-vindo ao nosso Blog!
          Cara, muito obrigado por abrilhantar a história, com esse seu relato incrível.
          Como eu sempre digo por aqui: por mais que a gente conheça outros navios, o primeiro cruzeiro tem um “Q” a mais né? Um saudosismo que não há como descerver.
          Parabéns pela história, pelo casamento e, depois de 15 anos, cruzeirou novamente.
          Volte sempre.
          Abraços
          Edu

  3. Fiz parte do Show team do Island Escape na season 2007-2008 e posso dizer que esse navio apesar de não poder competir com os grandes navios que surgiram era realmente muito especial! Fiz grandes amigos que levo até hoje comigo! Foi uma das maiores experiências da minha vida! Amei o artigo! Meu irmão encontrou na internet e me encaminhou.

    1. Oi Nathalia.
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Tenho certeza que esse navio era especial.
      Tive a oportunidade de viajar em 2004 (meu primeiro cruzeiro) e amei demais…. Imagino você fazendo parte do staff desse navio.
      Saudades demais do Escape. Pena que não existe mais.
      Fico feliz que você gostou do artigo e manda um abraço pro seu irmão, que te encaminhou a postagem rs.
      Abraços e volte sempre.
      Edu

      1. Que legal!!!
        Esse navio Tb faz parte da nossa história. Em 17/02/2003 eu e uma amiga embarcamos no Island Escape, na primeira noite conheci meu marido, foi amor a primeira vista e cinco meses depois ele veio morar definitivamente em Brasília. Hoje está fazendo 20 anos que num encontramos e vivemos um casamento repleto de muito amor, companheirismo e admiração. O Cruzeiro no Island Escape mudou o rumo da nossas vidas e guardamos lembranças fantásticas daqueles 4 dias.

        1. Olá Patrícia.
          Que relato surpreendente. Amei a sua história.
          Está vendo só, como os cruzeiros marcam a nossa trajetória?
          Parabéns pelos 20 anos do encontro que marcou a vida de vocês! E o Island Escape foi o palco dessa união, hein?! O navio incrível, animado, querido dos brasileiros.
          Sucesso pro casal e seja bem-vinda ao Blog.
          Abraços
          Edu

  4. Voltei no tempo agora…
    Trabalhei por 18 meses nesse navio e ele mudou a minha vida. Foi onde conheci o meu marido tb crew e esse ano fazemos 15 anos juntos.
    Que delicia relembrar… Que saudade!! Quantas amizades verdadeiras que levo até hoje!!
    Só lembranças boas!!!

    1. Oi Juliana.
      Seja bem-vinda ao blog.
      Que bom que fiz você “voltar no tempo” rs. E que história interessante a sua por ter trabalhado no Escape e conhecido o seu marido, também crew, a bordo. Definitivamente, isso foi um marco importante na vida de vocês.
      Esse navio foi muito especial, não é mesmo?
      Obrigado pelo feedback e volte sempre.
      Abraços
      Edu

  5. Embarcamos (eu e minha esposa) no Island Escape em 24.02.2003 para nosso primeiro cruzeiro, saindo de Santos, comemorando uma lua de mel de namoro, depois de muitas viagens, e cruzeiros no exterior, coincidentemente no mesmo dia, 20 anos após, 24.02.2023, embarcaremos para um novo cruzeiro partindo de Santos (MSC Precioza), agora comemorando Bodas de Linho.
    Ótima lembrança desse cruzeiro aconchegante.

    1. Olá Plauto.
      Obrigado pelo seu relato.
      Com certeza o Escape foi muito importante para vocês.
      Os tempos mudaram mas a paixão pelos cruzeiros permanece, né?
      Aproveitem bastante o Preziosa, um navio incrível, cheio de atraçoes.
      Abraços e boa viagem.
      Edu

      1. Olá Carlos.
        Bem-vindo ao Blog.
        Sim, os roteiros que o Escape fazia eram incríveis, mesmo…..
        Saudades daquelas viagens né? E do navio que era top demais.
        Obrigado pelo relato.
        Volte sempre.
        Abraços.
        Edu

  6. Também comecei minha caminhada no Island indo 2 vezes. Foi maravilhoso. Amor a 1a. vista, hoje sou um colecionador de miniaturas de navios de passageiros com 151 unidades diferentes com13 viagens, no meu curriculun. Show demaisssss. Hoje estou fanzendo um blog dedicado a viagem e coleção de miniaturas de navios.

    1. Olá Remildo.
      Bom dia. Seja bem-vindo ao Blog!
      Que história legal a sua, hein? Colecionar miniaturas é “um caminho sem volta” rs. Tenho algumas mas não chego nem perto de você rs.
      Vou xeretar seu blog.
      Obrigado pela visita.
      Abraços
      Edu

  7. Naveguei nele durante o Carnaval de 2009. Me lembro mesmo de um burburinho dizendo que aquela era a última viagem, e em seguida o navio seguiria pra Europa! Foi uma viagem incrível, muitíssimo animada e fiz vários amigos!!! Saudades!!!!

    1. Olá Michelle.
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Pois é… O navio era mto querido por todos aqui no Brasil, mas infelizmente não voltou mais e, posteriormente, foi pro desmanche.
      Ficam as boas lembranças.
      Obrigado pelo relato.
      Abraços
      Edu

  8. Caramba, quantas emoções vividas nesse navio, foi meu primeiro cruzeiro é foi totalmente de graça, devido eu ter ganho a promoção Vibe Festa On Bord da rádio Energia 97 FM.
    Foi um sonho e de lá pra cá fiz mais outros cruzeiros e nenhum deles foi tão emocionante como o Island Escape.

    Parabéns pela matéria.

    1. Oi Reginaldo.
      Seja bem-vindo ao blog.
      Que legal ter viajado de graça devido a um sorteio.
      O Island Escape tb foi o meu primeiro navio e, assim como vc, guardo ótimas lembranças daquele cruzeiro. O primeiro é sempre especial.
      Obrigado pela visita e pelo feedback.
      Volte sempre.
      Abraços
      Edu

  9. Nossa, estou lendo o artigo e lembrando de cada momento das vezes em que fiz cruzeiro nesse navio. Fui duas vezes ( 2007 e 2009, no último ano dele aqui no Brasil!) e nenhum outro navio que fui depois chegou nem perto do nível de animação e descontração desse. Festas maravilhosas, pessoas descontraídas, animação que não tinha fim! Pena que não volta mais! Em luxo, ele não compete com os atuais, mas na animação, dá um show!!!

    1. Olá Bernardo.
      Seja bem-vindo ao Blog.
      Cara, concordo! A animação e a energia que esse navio tinha, não vi em nenhum outro. Festas super descontraídas, pessoas felizes né?
      A época era outra, e os navios não tão gigantes e luxuosos, mas a experiência que ele trouxa, inclusive “popularizando” os cruzeiros no Brasil, ficaram pra história… e o legado foi enorme.
      Obrigado pela mensagem e volte sempre.
      Abraços.
      Edu

  10. Cara que triste ver o fim deste navio foi o primeiro navio de cruzeiro que eu vi de perto moro em Ilhabela SP quando vi fiquei admirado aquela pintura do coqueiro na lateral achei bem legal na época eu trabalhava de bartender no Sea Club ele chegou bem na época em que o clube começou a operar o carnavio carnaval junto com navio foi planejado pelo Dado nascimento da nascimento turismo e viagens que também era dono do clube e vendia os pacotes cara o negócio era bem corrido bons tempos ficou na lembrança este navio saudades

    1. Olá André.
      Bom dia. Seja bem-vindo ao Blog.
      Eu também gostava bastante daquela pintura de coqueiro no casco…. era um diferencial pros navios daquela época.
      Dá saudades mesmo em ficar relembrando aqueles momentos.
      É uma pena, que com o passar do tempo, os navios mais clássicos/antigos vão sendo desmanchados… mas é a evolução… tudo na vida é assim.
      Obrigado pelo relato. E sim, a Nascimento Turismo representou um papel muito importante na comercialização dos cruzeiros, no início dos anos 2000.
      Abraços e volte sempre.
      Edu

  11. Viajei com a familia toda no Island, foi a primeira que fiz de tantas outras, mas não tem nada igual , marcou muito a viagem, tudo funciona da maneira que imaginávamos, tenho saudade, hoje os navios aumentaram o porte, mas ficam devendo muito , como Island jamais.

    1. Bom dia, Breno.
      Seja bem-vindo.
      É exatamente isso…. por mais que os navios hoje em dia sejam maiores, mais tecnológicos e sustentáveis, nada se compara aos cruzeiros mais antigos.
      Como vc disse, o Escape foi o seu primeiro navio, e foi o meu também. Nada se compara. Saudosismo aflorando nesse momento rs.
      Obrigado pela mensagem.
      Volte sempre.
      Abraços
      Edu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *