Por onde anda o Costa Tropicale?

Por onde anda o Costa Tropicale?

O Costa Tropicale, navio bem conhecido e querido pelos cruzeiristas brasileiros, fez temporadas pelo país até 2005, quando despediu-se oficialmente da região.

E agora, por onde anda o Tropicale? Será que ele ainda existe ou virou sucata?

Bora saber!

 

No Brasil

Logo após ser transferido da Carnival Cruise Line para a Costa Cruzeiros em julho de 2001, estreou em terras brasileiras na temporada desse mesmo ano – 2001/2002.

Com roteiros regulares tanto para o Nordeste do país quanto para a região da Prata (Argentina e Uruguai), esteve  por aqui entre os anos de 2001 e 2005, quando foi embora de vez (com esse nome).

A necessidade de um navio maior e mais moderno, como o Costa Victoria, somada à intensa procura por cruzeiros no Brasil, fez com que a substituição do Costa Tropicale fosse inevitável.

Na temporada 2011/2012, com o nome de Ocean Dream, da companhia espanhola Pullmantur Cruceros, retornou ao Brasil, sendo o único navio a fazer roteiros exclusivos pelo Nordeste, visitando Fernando de Noronha.

Costa Tropicale
Costa Tropicale – Imagem: Piet Sinke

 

Deck da piscina
Área externa – Imagem: Costa Cruzeiros

 

Bar e Teatro
The Duke Bar / Tropicana Show Room – Imagem: Costa Cruzeiros

 

Restaurante e Bar
Corallo Restaurant / Bahia Club – Imagem: Costa Cruzeiros

 

História

Construído em 1981 pelo estaleiro dinamarquês Aalborg Vaerft AS, foi encomendado para a companhia Carnival Cruise Line.

Batizado originalmente como Tropicale, a partir de 1982 realizou viagens frequentes para o Caribe.

Em 2001, o Tropicale foi vendido para a Costa Cruzeiros (empresa do mesmo grupo da Carnival Cruise Line – a Carnival Corporation & PLC), iniciando assim, após diversas reformas, seus roteiros pelo Brasil e Europa, já renomeado para Costa Tropicale.

No ano de 2005, o Tropicale foi vendido para mais uma empresa do grupo Carnival, a P&O Cruises Australia.

Reformado e renomeado como Pacific Star, com embarques em portos australianos, seus cruzeiros tinham como destino a própria Austrália, Oceania e Ásia.

Em 2008, o navio foi vendido mais uma vez. Seu destino foi a companhia espanhola Pullmantur Cruceros (joint-venture da Royal Caribbean Group).

Rebatizado como Ocean Dream, operou cruzeiros pela Europa e Américas. Esteve no Brasil em 2011/2012 para realização de viagens pelo Nordeste do país, com visitação à Ilha de Fernando de Noronha.

Deixou a frota da Pullmantur logo em seguida.

Fretado em 2012 pela companhia japonesa “sem fins lucrativos” Peace Boat Organization, realizou cruzeiros pelo mundo com objetivos de conscientização ambiental e cultural.

Em setembro de 2020, a Peace Boat anunciou a substituição de seus 2 navios, o Ocean Dream e o recém adquirido Zenith, por um navio maior e mais moderno (o atual Sun Princess, da companhia Princess Cruises).

Até o momento, o futuro destino do Ocean Dream é incerto.

Curiosidade: O Tropicale foi o primeiro navio encomendado pela Carnival Cruise Line a ter a tradicional chaminé “whale tail” (cauda de baleia), usada até hoje como característica da companhia norte-americana.

Ficha técnica – Ocean Dream

  • Companhia: Peace Boat
  • Classe: —
  • Ano de construção: 1981
  • Última reforma: 2017
  • Comprimento: 205 metros
  • Largura: 26 metros
  • Velocidade: 21 nós
  • Peso: 36.674 toneladas brutas
  • Passageiros: 1.422(ocupação máxima)
  • Tripulação: 550
  • Decks: 10
Ocean Dream
Ocean Dream – Imagem: wikipedia.org

 

Em uma época onde os meganavios, como os que vemos atualmente, ainda não existiam, lá no início dos anos 2000, o Costa Tropicale foi um sucesso não só para os brasileiros quanto para os passageiros do mundo todo.

Embora ainda possamos encontrá-lo “cruzeirando” por aí, marcou uma época tão importante para que a paixão brasileira pelas viagens de navio se tornasse tão intensa quanto é hoje.

 

Atualização (janeiro/2021)

Devido aos efeitos da pandemia COVID-19 sobre os cruzeiros, e sua substituição da Peace Boat, o Ocean Dream foi vendido para sucata.

Em 31 de dezembro de 2020, encalhou em Alang / Índia para desmanche.

 

*Foto em destaque: dreamblog.it


Saiba por onde anda o clássico MSC Melody, clicando aqui.

6 comentários sobre “Por onde anda o Costa Tropicale?

  1. Amo navegar!!
    Naveguei com Horizon , Zenith, Soberano!!!
    Todos empresa.Pullmantour!!
    Depois vieram outros. Música, Preziosa, Poesia, SEAVIEW. Todos MSC.
    Vision Of The Sead.
    Splendour Of Te Seas.
    Royal Caribbeen.
    Todos Maravilhosos!!

    .

  2. Meu primeiro contrato como camareiro nesse barquinho. Rota maravilhosa no nordeste incluindo noronha e depois o crossing de 41 dias para entrega lo a peace boat no Japão. Muitas saudades e esse barco ficara marcado na minha vida.

  3. Olá, Edu, e parabéns pela bonita matéria! Fiz meu primeiro cruzeiro lá por 2004, justamente no Costa Tropicale. Foi um minicruzeiro incluindo Santos, Búzios e Rio de Janeiro. Inesquecível! Estava contemplando a requintada caneca em cobalto e ouro que adquiri como lembrança do navio e fiquei curioso em relação ao seu destino. Assim encontrei a sua matéria. Grande abraço!

    1. Olá Wieland.
      Tudo bem?
      Caramba, que legal sua história. Em 2004 os cruzeiros estavam “crescendo” muito aqui pelo Brasil e, sem dúvidas, o Costa Tropicale fez parte desse crescimento.
      Tenho certeza que vc deve ter se divertido muito a bordo do navio.
      Obrigado pelo seu feedback e seja sempre bem-vindo aqui pelo blog.
      Forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo