Cruzeiro em Ushuaia (Argentina)

Cruzeiro em Ushuaia (Argentina)

Ushuaia, na Argentina, é capital da província (arquipélago) da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul.

O nome USHUAIA vem da junção das palavras (de origem indígena) ushu + aia, que significa “baía profunda”.

Com 23 quilômetros quadrados de área, população de aproximadamente 60.000 habitantes e cercada pela Cordilheira dos Andes, a cidade está situada no Estreito de Beagle. É um dos principais portos da região – juntamente com Punta Arenas – em cruzeiros que incluem a Antártida e as Ilhas Malvinas (cruzeiros menores e de expedição), e porto de parada “obrigatório” em roteiros que incluem os canais da Patagônia e Fiordes chilenos.

A temporada de cruzeiros ocorre entre os meses de novembro e março, quando o clima é mais agradável, portanto, ideal para visitação. O inverno é muito rigoroso, com temperaturas podendo chegar a -10ºC.

Curiosidade: Ushuaia é a cidade mais austral (ao sul) do planeta e a mais próxima da Antártida. Devido a isso, é conhecida como “fin del mundo” (fim do mundo).

 

O porto dos cruzeiros

Muelle Comercial (Puerto de Ushuaia)
Muelle Comercial (Puerto de Ushuaia) – Imagem: tiempofueguino.com

 

O terminal de cruzeiros do Muelle Comercial (Puerto de Ushuaia) fica na Avenida Maipú, a 1 quarteirão de distância da Avenida San Martin – principal avenida e comércio da cidade.

Ao desembarcarem, os passageiros encontrarão lojas, quiosques telefônicos, centros turísticos para vendas de excursões e auxílio aos turistas, pontos de ônibus e taxis.

O deslocamento pela cidade pode ser feito a pé, de ônibus, taxis ou com excursões (adquiridas nos navios ou em quiosques locais).

 

O que fazer em Ushuaia?

Ushuaia
Ushuaia – Imagem: CVC

 

Há diversas opções de turismo pela cidade, mas acredito que estar em contato com a natureza e a vida marinha característica, seja o principal foco dos passeios.

A Isla Martillo (ou Pingüinera) proporciona a experiência de caminhar com os pinguins. O acesso é feito por botes partindo da estância Harberton com destino à Isla. É interessante reservar o passeio com antecedência.

Um dos símbolos de Ushuaia é o Farol Les Eclaireurs. Com 11 metros de altura e alcance luminoso de 7 milhas, seu nome significa “Farol dos Vigias”. O acesso é feito pelo Canal de Beagle.

A Ilha dos Pássaros, também no Canal de Beagle, é outro ponto de visitação muito concorrido. Possui uma fauna rica em aves – com albatrozes, gansos, patos entre outros.

O Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia conta um pouco da história da cidade. Construído para ser um presídio, com o passar dos anos se transformou em museu e é um dos principais pontos turísticos locais. Fica a poucos quarteirões do Muelle Comercial. Quem quiser, pode ir a pé do porto ao museu.

Outro museu bem conhecido é o Museu do Fim do Mundo. Conta com 2 sedes: o antigo Banco Nación e a antiga Casa do Governo. A visita guiada é mais recomendada para melhor aproveitamento da cultura e das histórias locais.

O Parque Nacional Tierra del Fuego é excelente para fazer trilhas a pé. Há opção para conhecer o parque de ônibus. No local há restaurante, banheiros e um correio (o “último” da América do Sul).

Há, ainda, praças, galerias, mirantes, a Placa do Fim do Mundo, bares, lojas, restaurantes e diversos outros locais para se visitar em Ushuaia.

Seria necessário mais que 1 dia (o tempo de parada do cruzeiro) na cidade para conhecer todas as atrações que existem por lá. Alguns roteiros fazem pernoite, ampliando o tempo que o navio permanece no local.

Farol Les Eclaireurs
Farol Les Eclaireurs – Imagem: Tripadvisor

 

Museu do Fim do Mundo
Museu do Fim do Mundo (antiga Casa do Governo) – Imagem: wikimedia.org

 

Quer fazer um cruzeiro diferente do habitual, sem sair da América do Sul? Se possível, inclua Ushuaia nesse roteiro.

O lugar é único, paradisíaco e “congelante” (em várias épocas do ano). Sua localização “no fim do mundo” torna-se o principal atrativo do passeio.

Celebrity Cruises, Norwegian Cruise Line, Hurtigruten, Ponant Cruises, Scenic Cruises etc, são algumas das diversas companhias marítimas que fazem roteiros regulares à Ushuaia.

Ushuaia
Ushuaia – Imagem: Dreamlines

 

Você já esteve em Ushuaia? Deixe seu comentário abaixo.

 

*Foto em destaque: wikimedia.org


Clique aqui e conheça Santorini, na Grécia – “mais belo pôr do sol do mundo”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo