Suva (Ilhas Fiji)
Suva (Ilhas Fiji)

Cruzeiro em Suva (Ilhas Fiji)

Suva, capital e cidade mais populosa das Ilhas Fiji, Oceania, é o principal centro cultural da região e um destino muito procurado pelos turistas do mundo inteiro – um verdadeiro paraíso tropical repleto de cores, vida, praias, parques ecológicos, gastronomia “de primeira” e arquitetura que mistura o antigo com o contemporâneo.

Localizada na costa sudeste de Viti Levu Island, a maior do país, é uma das únicas metrópoles do Pacífico Sul (além da Austrália e Nova Zelândia), e o mais importante porto local.

Com 26,24 km² de área e população de 93.970 habitantes (incluindo a região metropolitana, seu número sobe para mais de 300.000 habitantes), tem a agricultura como principal fonte econômica – é grande produtor de coco, gengibre e cana-de-açúcar.

O clima em Suva é tipicamente tropical, com temperatura média anual de 25°C. Há duas estações bem definidas: uma quente e úmida e outra mais fria e seca.

A temporada de cruzeiros limita-se aos meses mais quentes no hemisfério Sul, geralmente entre os meses de novembro e março.

Curiosidade: O arquipélago de Fiji é composto por aproximadamente 330 ilhas. Apenas um terço é habitado.

Idioma: Fijiano, inglês, hindi

Moeda: dólar fijiano

Suva (Ilhas Fiji)
Suva (Ilhas Fiji) – Foto: Orangesmile.com

 

O porto dos cruzeiros

Administrado pela Fiji Ports, o Porto de Suva fica localizado em Kings Wharf.

O centro comercial da cidade fica a, aproximadamente, 10 minutos de caminhada do Porto.

Sua posição geográfica privilegiada permite que Kings Wharf seja um importantíssimo hub, no Pacífico Sul, para navios de cruzeiro e carga.

Porto de Suva
Porto de Suva – Foto: Fiji Ports

 

O que fazer em Suva?

Suva oferece as mais variadas atrações: inúmeros parques e jardins, praias belíssimas, museus, igrejas, mercados e muitos restaurantes. Tem pra todos os gostos!

O Fiji Museum é o local perfeito para conhecer a história do país, desde os tempos antigos até os dias atuais. Suas coleções arqueológicas trazem relíquias da vasta cultura indígena de Fiji. Além disso, há exposições de arte contemporânea e diversos manuscritos.

Junto ao Museu, uma caminhada pelo Thruston Garden (Jardim Botânico), é o convite para conhecer a rica flora tropical indígena. Plantas, árvores europeias e flores mostram mais um legado dos tempos coloniais. Visitar a Torre do Relógio e o Coreto é outro atrativo presente no Thruston Garden.

Fiji Museum e Thruston Garden
Fiji Museum e Thruston Garden – Foto: NatureFiji

A Sacred Heart Cathedral (Catedral de Suva), construída em 1902, tem sua arquitetura inspirada nas igrejas romanas. Serve, também, como sede da Arquidiocese Metropolitana da cidade.

A fim de fornecer serviços de biblioteca, informações relevantes e, principalmente, criar o gosto pela leitura nas crianças e jovens, a Suva City Carnegie Library (Biblioteca de Suva), inaugurada em 1909, encontra-se disponível e acessível àqueles que a visitarem.

No Suva Municipal Market (Mercado de Suva), parada “obrigatória” do passeio, vendedores oferecem seus produtos pesqueiros, agrícolas e artesanais. Localiza-se próximo ao Kings Wharf.

Muitos passeios nos levam ao contato direto com a natureza.

O Albert Park está localizado próximo ao centro da cidade. Nele, pode-se observar a paisagem local, pessoas se divertindo e sentar num imenso gramado verde para relaxar. Recebe eventos esportivos (principalmente o rúgbi), celebrações e festivais.

Colo-I-Suva Forest Park
Colo-I-Suva Forest Park – Foto: P&O Cruises Australia

No Colo-I-Suva Forest Park, há trilhas para caminhadas e muitas cachoeiras, tudo isso numa “densa” floresta tropical. É possível, também, fazer uma visita guiada, brincar em balanços, observar aves e mergulhar nas piscinas naturais.

Outro passeio muito divertido é o Navua River Tubing (descida de boia pelo Rio Navua). Com direito a corredeiras sinuosas, cascatas e visita a um vilarejo de Fiji onde é possível almoçar à beira do rio.

As praias belíssimas, com águas cristalinas, estão presentes nas ilhas do arquipélago. Para quem pretende passar a lua-de-mel por lá, é um verdadeiro paraíso.

Há, ainda, bares e restaurantes por todas as partes – ideal para saborear os pratos típicos locais, como o peixe marinado no leite de coco.

E muito, muito mais…

Praia em Malolo Lalai Island
Praia em Malolo Lalai Island – Foto: Expedia

 

Pretende viajar de cruzeiro pela Oceania? Inclua Suva no seu roteiro. Uma cidade surpreendente.

Pesquise os locais mais importantes para visitação e planeje seus horários, ok? Veja também a condição climática do dia da escala. Durante uma parada do cruzeiro, dificilmente você conseguirá visitar todas as atrações.

Oceania Cruises, Princess Cruise Line, Holland America Line e Seabourn Cruise Line são algumas das várias companhias marítimas que fazem roteiros regulares às Ilhas Fiji.

Suva (Ilhas Fiji)
Suva (Ilhas Fiji) – Foto: Istockphoto.com

 

Você já esteve em Suva, ou qualquer outra ilha de Fiji? Deixe seu comentário abaixo.

*Foto em destaque: Cruise Mapper


Leia também

* Cruzeiro em Port Elizabeth (África do Sul)

* Cruzeiro em Puerto Montt (Chile)

* Cruzeiro em Victoria (Canadá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.