Port Elizabeth
Port Elizabeth

Cruzeiro em Port Elizabeth (África do Sul)

Port Elizabeth, cidade da província de Eastern Cape, na África do Sul, é um destino muito procurado por aqueles que apreciam a natureza, esportes e, principalmente, os animais – é possível observar a vida marinha peculiar e os belos santuários de vida selvagem (com elefantes, rinocerontes, leões, zebras entre outros).

Localizada às margens da Algoa Bay, aproximadamente 770km de Cape Town (Cidade do Cabo), possui mais de 40km de praias banhadas pelo Oceano Índico – ideais para a prática de esportes aquáticos – museus históricos, casas vitorianas, restaurantes e cafés badalados, parques etc. O roteiro turístico é perfeito para quem viaja em família e, também, para quem gosta e procura um agito. É considerada a cidade mais “amigável” (The Friendly City) do país.

Com 1.845 km² de área e população de 312.392 habitantes (incluindo a região metropolitana, seu número sobe para mais de 1 milhão de habitantes), é o quinto maior centro urbano e o terceiro maior porto sul-africano.

O clima é quente e temperado, com temperatura média anual de 18°C. Os verões são curtos e mornos, e os invernos longos e amenos.

A temporada de cruzeiros limita-se aos meses mais quentes no hemisfério Sul, geralmente entre os meses de novembro e março.

Curiosidade: O estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, foi utilizado para jogos na Copa do Mundo de futebol, em 2010. Foi nesse estádio que o Brasil perdeu para a Holanda, pelo placar de 2 x 1, nas quartas de final do campeonato.

Idioma: Africâner, inglês, isi-xhosa, zulu (entre outros)

Moeda: Rand

Port Elizabeth (África do Sul)
Port Elizabeth (África do Sul) – Imagem: southern-africa.arroukatchee.fr

 

O porto dos cruzeiros

Administrado pela Transnet National Ports Authority (TNPA), o porto de Port Elizabeth não possui áreas exclusivas para os cruzeiros.

Os navios atracam nos berços 8 ou 9, dependendo da disponibilidade de espaço e do tamanho da embarcação.

Port Elizabeth Cruise Port
Port Elizabeth Harbour – Imagem: TNPA

 

O que fazer em Port Elizabeth?

Port Elizabeth oferece diversas atrações, para todos os públicos: trilhas, patrimônios históricos, vida selvagem magnífica, experiências culturais e inúmeras atividades de esportes aquáticos. Vale muito à pena cada visita, porém nem todas são tão próximas ao porto e ao centro da cidade.

A 72km da cidade (aproximadamente 1 hora de viagem), está o conhecidíssimo e imperdível Addo Elephant National Park, onde é possível conhecer os chamados “big 5” maiores mamíferos selvagens africanos: elefante africano, rinoceronte, leopardo, leão e búfalo africano, além de zebras e outros animais. Os safaris são os pontos fortes do passeio, mas pode-se praticar canoagem, fazer um passeio de barco / cruzeiros panorâmicos nos rios, arvorismo / tirolesa, trenó de areia (sandboarding) etc. Há, inclusive, chalés e hotéis para hospedagem dentro da reserva. O Addo é o 3º maior parque natural da África do Sul.

Mais um passeio pelo “mundo selvagem” pode ser feito na Kragga Kamma Game Reserve. É uma pequena reserva onde podem ser vistas várias espécies animais, como búfalos, zebras, girafas, chitas (guepardos), antílopes, macacos entre outros.

Uma caminhada a pé pelos marcos históricos da cidade é sempre bem-vinda. O Donking Heritage Trail é uma trilha de 5km, que percorre os passos dos colonizadores da cidade, em 1820. São, ao todo, 47 monumentos e pontos históricos ao redor do centro de Port Elizabeth.

Outra trilha bem interessante é a Route 67, onde são vistas 67 peças de arte feitas por artistas de Eastern Cape. O número 67 é dedicado a cada ano que Nelson Mandela dedicou à sua vida pública. Ao final da trilha, há o Campanile, uma torre de 52 metros de altura erguida em homenagem aos primeiros colonos.

Addo Elephant Nacional Park
Addo Elephant Nacional Park – Imagem: Sanparks

 

Route 67 / Campanile
Route 67 / Campanile – Imagem: Tripadvisor

O Cape Recife Lighthouse está entre os faróis mais lendários da África do Sul. É a única torre perto do local onde, em 1902, um tufão destruiu vários barcos, matando muitos marinheiros e equipes de resgate.

Próximo Cape Recife Ligthouse, está o Soth African Marine Rehabilitation and Education Centre (SAMREC) – Centro de Reabilitação e Educação Marinha da África do Sul – local temporário de diversas aves marinhas doentes ou feridas.

Summerstrand é uma região incrível ao sul do centro de Port Elizabeth. É a principal área de lazer e entretenimento da cidade. Você encontrará praias espetaculares (Hobie Beach, Pollock Beach etc), o Boardwalk Casino Resort, Oceanário, campo de golfe Humewood, shoppings, hotéis entre outras opções.

O Nelson Mandela Bay Stadium foi construído especialmente para a Fifa World Cup 2010. Hoje em dia o estádio abriga diversos esportes (o rúgbi é o mais utilizado). Visitas guiadas são feitas durante alguns dias da semana.

Museus há muitos e de vários estilos.

O Nelson Mandela Museum, instituição sem fins lucrativos criada pelo governo sul-africano, é mais que um simples museu: as visitas guiadas permitem que os visitantes sigam as pegadas do líder do Apartheid. Há exposições sobre a vida e a jornada de Mandela, com coleções de imagens e artefatos. Está situado na estrada N2, que liga Cape Town, Port Elizabeth, Grahamstown, East London e Durban.

No South End Museum é contada a história de um subúrbio muito importante da cidade, antes do Apartheid. O South African Air Force Museum mostra diversas aeronaves e conta a história da Força Aérea do país.

As praias são espetaculares, com suas águas azuis cristalinas, seguras e, várias delas, próprias para a prática de esportes aquáticos. Humewood Beach, Kings Beach, Hobie Beach, Pollock Beach, New Brighton Beach entre outras.

E muito, muito mais…

Summerstrand
Summerstrand – Imagem: portelizabeth.co

 

Pretende viajar de cruzeiro pelo continente africano? Inclua Port Elizabeth no seu roteiro. A natureza selvagem é o ponto mais convidativo do passeio.

Pesquise os locais mais importantes para visitação e planeje seus horários, ok? Veja também a condição climática do dia da escala. Durante uma parada do cruzeiro, dificilmente você conseguirá visitar todas as atrações.

Oceania Cruises, Norwegian Cruise Line e MSC Cruzeiros são algumas das várias companhias marítimas que fazem roteiros regulares à cidade.

Port Elizabeth
Port Elizabeth – Imagem: Istock

 

Você já esteve em Port Elizabeth? Deixe seu comentário abaixo.

*Foto em destaque: dirkmoggee.co.za


Leia também

* Cruzeiro em Puerto Montt (Chile)

* Cruzeiro em Victoria (Canadá)

* Cruzeiro em Langkawi (Malásia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.