Cruzeiro em Oranjestad (Aruba)

Cruzeiro em Oranjestad (Aruba)

Oranjestad, capital de Aruba, é a maior e mais povoada cidade do país, e uma das paradas mais interessantes dos roteiros que incluem a região sul do Caribe.

Adquirida pelos Países Baixos (Holanda) em 1636, Aruba forma com Bonaire e Curaçao, as Ilhas ABC do Caribe. Está situada fora da zona dos furacões do Atlântico, o que facilita e estimula o turismo durante o ano todo.

Localizada a sudoeste da Ilha, Oranjestad possui 23km² de área e uma população de aproximadamente 33.000 habitantes.

A história da cidade é muito rica. Sua arquitetura mistura o antigo e o moderno, dando um charme especial às edificações coloridas da época colonial. Repleta de tradições, culinária típica (carnes, vegetais e ervas) e cultura diversa, possui muitos atrativos para todos que a visitam (passeios para família ou amigos, jovens ou idosos, calmos ou agitados).

Suas praias são de tirar o fôlego, com água cristalina e tranquila, ideal para mergulhos e caiaques. Restaurantes, parques, cavernas, trilhas e santuários ecológicos completam o passeio. A noite é agitada nos bares e restaurantes do centro comercial da cidade.

O clima é semiárido tropical, com chuvas escassas e longos períodos de estiagem. A temperatura média anual é de 29°C.

A alta temporada do turismo no país é entre os meses de dezembro a fevereiro e julho a agosto, mas os cruzeiros são constantes durante o ano todo, com maior predominância no verão.

Curiosidade: Povoada por índios, descoberta por espanhóis e conquistada pelos holandeses, Aruba abriga atualmente mais de 80 nacionalidades distintas, sendo possível ver suas influências em cada canto da ilha.

Idioma: Papiamento (língua crioula), holandês, inglês e espanhol

Moeda: Florin arubiano

Oranjestad (Aruba)
Oranjestad (Aruba) – Imagem: onetheworldmap.com

 

O porto dos cruzeiros

O porto onde os navios atracam é o Aruba Ports Authority. Tem capacidade para receber até 5 navios simultaneamente e possui 3 terminais de passageiros.

Ao desembarcarem dos navios, os turistas encontrarão várias lojas de souvenirs, caixas eletrônicos e balcões turísticos para vendas de excursões e informações.

A distância entre o porto e o centro comercial de Oranjestad é aproximadamente 1km. O deslocamento pode ser feito a pé, taxi, ônibus ou aluguel de carro.

Aruba Ports Authority
Aruba Ports Authority – Imagem: aruba.com

 

O que fazer em Oranjestad?

Muita coisa pode ser feita durante uma caminhada pelo centro da cidade. Lojas, bares, restaurantes (com cardápios requintados ou os conhecidos fast foods), estão por todos os cantos. A principal via da cidade é a Lloyd G. Smith Boulevard.

Uma dica interessante que eu descobri é que existe um “trenzinho” turístico, de 2 andares, que te leva para passear pelos principais pontos turísticos da cidade. O melhor: é grátis.

O Fort Zoutman Historical Museum (Museu Histórico do Forte Zoutman) foi construído por escravos africanos em 1796. Conta a história de Aruba por meio de documentos e coleções de objetos antigos. É o edifício histórico de maior prestígio do país e está localizado no centro da capital.

"Trenzinho" turístico de Oranjestad
Trenzinho turístico de Oranjestad – Imagem: aruba.com

 

Centro comercial de Oranjestad
Centro comercial de Oranjestad – Imagem: aruba.com

O Arikok National Park fica a menos de 30 minutos do porto. É um lugar cheio de surpresas e ideal para caminhada por trilhas locais ou andar de off-road (quadriciclos ou jipes). Há milhares de espécies animais e plantas, além de muitos cactos espalhados e formações rochosas de calcário e quartzo. A Conchi Natural Pool (piscina natural) é uma formação de água cristalina cercada por rochas vulcânicas, criando o espaço para descansar e apreciar a beleza e tranquilidade do local.

Ainda no Parque, visite as Guadirikiri Caves (cavernas), com 150 metros de comprimento. Pequenas aberturas no teto da caverna criam feixes de luzes fascinantes. São abertas a visitação (guiada ou por conta própria).

As praias são sempre convidativas e perfeitas em qualquer roteiro pelo Caribe. Em Oranjestad não é diferente.

A Palm Beach fica a pouco mais de 10 minutos do porto. A areia quente e o mar tranquilo atraem os turistas para descansar, praticar atividades aquáticas, beber um drink e até tentar a sorte em algum dos cassinos existentes.

Outra praia interessante, e próxima ao porto, é a Eagle Beach. Menos movimentada que a Palm Beach, oferece muita sombra (árvores e quiosques) para quem quer “fugir” do sol quente e fazer um piquenique ou relaxar.

Baby Beach é a praia mais distante e tranquila da cidade. Com quiosques e guarda-sóis para alugar, é perfeita para caminhadas e mergulhos.

As Dunas de Arashi, no norte da Ilha, são cobertas por uma areia branca e plantas coloridas ao seu redor, criando um visual único e diferente do que costumamos ver por aí. Pode-se visitar também o California Lighthouse (Farol California), localizado próximo às Dunas. O farol tem esse nome devido ao naufrágio do vapor britânico California, em 1891.

As Ruínas de Bushiridana e Balashi foram locais de fundição de ouro e ficaram “destruídas” após a 1ª Guerra Mundial. Estão próximas às Dunas de Arashi e vale a pena uma visita.

Para quem gosta de animais, existem opções bem divertidas.

A Aruba`s Butterfly Farm (Fazenda das Borboletas) é um jardim tropical onde é possível ver muitas borboletas coloridas voando e acompanhar histórias sobre o ciclo de vida desses insetos. Os passeios são guiados.

No Renaissance Resort, os flamingos rosa são os protagonistas. Com o passe diário de acesso ao Resort, os visitantes podem ver os pássaros bem de perto e alimentá-los, se quiserem.

O Dunkey Sanctuary (Santuário dos burros) é o passeio mais engraçado de todos (rs). Isso existe! Inaugurado em 1997, o Santuário foi criado para tirá-los do risco de extinção (eram somente 20 animais). Atualmente, há mais de 130 burros, que podem ser alimentados e acariciados. O passeio é grátis, mas doações são sempre bem-vindas para apoiar o trabalho desenvolvido por lá.

Enfim, tem muita coisa interessante pela capital de Aruba. Gratuitos ou pagos, cada lugar é surpreendente e único.

California Lighthouse (Farol California)
California Lighthouse (Farol California) – Imagem: aruba.com

 

Pretende viajar de cruzeiro pelo sul do Caribe? Visite Oranjestad, em Aruba!

As belezas naturais, diversidade cultural, gastronomia de qualidade e hospitalidade dos habitantes, fazem da Ilha um sucesso de visitação.

Sempre cito que, durante a parada do cruzeiro, não é possível visitar toda a cidade e suas atrações. Portanto, antes da viagem, pesquise os locais mais importantes e interessantes para visitação.

Carnival Cruise Line, Royal Caribbean, Norwegian Cruise Line, Costa Cruzeiros são algumas das diversas companhias marítimas que fazem roteiros regulares à Oranjestad.

Oranjestad (Aruba)
Oranjestad (Aruba) – Imagem: Cruise Hive

 

Você já esteve em Oranjestad? Deixe seu comentário abaixo.

*Foto em destaque: aruba.com


Leia também

* Cruzeiro em Juneau (Alasca/EUA)

* Cruzeiro em Muscat (Omã)

* Cruzeiro em Dubrovnik (Croácia)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo