Kotor (Montenegro)
Kotor (Montenegro)

Cruzeiro em Kotor (Montenegro)

Kotor, uma das cidades mais antigas e conhecidas de Montenegro (país montanhoso da região dos Balcãs), é caracterizada pela sua arquitetura medieval – com muralhas que protegem a Cidade Velha (Patrimônio Mundial da UNESCO) – ruas estreitas, monumentos, igrejas, bares e restaurantes com gastronomia mediterrânea, lagos, parques etc.

Localizada na Baía de Kotor, costa adriática de Montenegro, tem no turismo uma de suas principais atividades econômicas. A beleza natural da cidade atrai pessoas de todo o mundo, tornando-a uma das preferidas do Leste Europeu.

O clima em Kotor é tipicamente mediterrâneo, com verão quente e seco e inverno frio e úmido. A temperatura média anual é de 14,2°C.

Com 335 km² de área e população de 22.947 habitantes, Kotor é um antigo porto mediterrâneo. Atualmente é parada obrigatória de muitos cruzeiros que navegam pelo Mar Adriático e, de certa forma, possui semelhanças com a cidade de Dubrovnik, na Croácia. A alta temporada dos cruzeiros ocorre durante os meses mais quentes do ano – entre abril a setembro.

Curiosidade: Montenegro é uma das nações mais novas que existem. Somente em 2006, após atritos políticos, declarou independência da Sérvia, tornando-se um Estado soberano.

Idioma: Montenegrino

Moeda: Euro

Kotor (Montenegro)
Kotor (Montenegro) – Foto: Orangesmile.com

 

O porto dos cruzeiros

Os cruzeiros atracam no Porto de Kotor, um píer único com capacidade para 1 grande navio de passageiro por vez. Quando há mais de 1 navio visitando a cidade, um atraca no cais e o(s) outro(s) ancora(m) na baía, sendo o transporte à terra feito por tenders – barquinhas.

No porto encontram-se lojas de souvenirs, balcão de informações e banheiros. Taxis e ônibus estão à disposição dos turistas.

Ao lado do terminal, vê-se a Muralha que protege da Old Town (Cidade Velha) – um dos cartões postais e principais pontos de visitação da cidade.

Porto de Kotor
Porto de Kotor – Foto: TripAdvisor

 

O que fazer em Kotor?

Se você pretende “voltar” à Idade Medieval, está no lugar certo.

Como já dito anteriormente, a Cidade Velha e todas as suas atrações são, talvez, os maiores atrativos locais.

Com mais de 4,5km de extensão, a grande Muralha é dividida em 2 partes:

  • A 1ª fica na altura da cidade, em frente à Baía de Kotor. É gratuita e pode-se caminhar sobre ela.
  • A 2ª fica nas montanhas. É paga pois chega-se até as ruínas do Castelo de San Giovanni.

P.S.: Há MUITOS degraus pelo caminho, ok? Vá preparado(a).

Dentro da Muralha está a Cidade Velha. São 3 portões de acesso: O Sea (Maritime) Gate (entrada principal – estilo renascentista e barroco), o River Gate (protege as muralhas do norte – estilo renascentista) e o Gurdich Gate (entrada por uma ponte levadiça sobre o rio).

Caminhar pelas ruas estreitas e arquitetura característica do período medieval traz muitas surpresas.

A Praça das Armas (Trg od Oruzja), próxima ao Sea Gate, é a principal praça da Cidade. Destaca-se a Torre do Relógio e várias construções históricas importantes. A maioria são palácios que contam a história de Kotor.

As Igrejas estão por todos os lados.

A St. Tryphon Cathedral (Catedral de São Trifão) é a principal delas. Seu acesso permite a visitação da igreja e do seu museu. É a sede da Diocese Católica Romana de Kotor. As St. Anne`s Church (Igreja de Santa Ana), St. Mary`s Church, St. Michael`s Church (Igreja de São Miguel), Church of Our Lady of Remedy (Igreja de Nossa Senhora dos Remédios) etc, também são ponto de visita para todos os católicos.

As igrejas St. Nicholas Church (Igreja de São Nicolas) e St. Luke Church (Igreja de São Lucas) são as duas únicas ortodoxas da cidade.

Diversos museus compõem a arquitetura.

No Maritime Museum (Museu Marítimo), do século XIX, é apresentada uma rica coleção de artefatos navais, modelos de navios, pinturas e móveis antigos.

O Cats Museum (Museu dos Gatos) tem o objetivo de incentivar o respeito à natureza ao meio ambiente, e o gato é o principal símbolo. “Transmitir o amor pelos animais é possível para todos … é o primeiro passo para o respeito”.

Outra opção interessante é a Fortaleza de St. John (Castelo de San Giovanni). Situada “montanha acima” da cidade, oferece uma vista incrível da Baía de Kotor e da Old Town. São muitos degraus até alcançar 280 metros acima do nível do mar. O caminho é longo, sinuoso, e muito lindo.

Sea Gate (entrada principal da Cidade Velha)
Sea Gate (entrada principal da Cidade Velha) – Foto: TripAdvisor

 

Subida dos 1.364 degraus (280 metros) até as Fortalezas de Kotor
Subida dos 1.364 degraus (280 metros) até as Fortalezas de Kotor – Foto: Travel Europe

Fora da Cidade Velha, existem vários lugares para se conhecer.

As praias da Baía de Kotor são lindas, límpidas e é possível, inclusive, ver e nadar com os peixes. Orahovac, Dobrec Beach, Virtu Beach, Bajova Kula etc, são algumas dessas belas “praias de pedrinhas” (não possuem areia, e sim pedrinhas).

A Ilha de Nossa Senhora das Rochas (Gospa od Škrpjela), artificial, foi construída por um antigo pescador. Ao lado dela, encontra-se a Ilha de São Jorge (Sv Djordje). Ambas estão localizadas na cidade vizinha de Perast.

A cidade de Budva, próxima à Kotor e Perast, é mais uma opção para os turistas se divertirem nas praias, lagos e relaxarem um pouco.

Praia em Kotor (Montenegro)
Praia em Kotor (Montenegro) – Foto: Beach Searcher

 

Ilha de Nossa Senhora das Rochas e Ilha de São Jorge
Ilha de Nossa Senhora das Rochas e Ilha de São Jorge – Foto: montenegrosubmarine.me

 

Pretende viajar de cruzeiro pela Adriático? Inclua Kotor no seu roteiro. Uma cidade medieval fantástica.

Pesquise os locais mais importantes para visitação e planeje seus horários, ok? Veja também a condição climática do dia da escala. Durante uma parada do cruzeiro, dificilmente você conseguirá visitar todas as atrações.

Norwegian Cruise Line, Royal Caribbean Intl., MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros são algumas das várias companhias marítimas que fazem roteiros regulares a Kotor.

Kotor (Montenegro)
Kotor (Montenegro) – Foto: Mochileiros.com

 

Você já esteve em Kotor? Deixe seu comentário abaixo.

*Foto em destaque: Telegraph.co.uk


Leia também

* Cruzeiro em Suva (Ilhas Fiji)

* Cruzeiro em Port Elizabeth (África do Sul)

* Cruzeiro em Puerto Montt (Chile)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.