Cruzeiro em Juneau (Alasca/EUA)

Cruzeiro em Juneau (Alasca/EUA)

Juneau, capital do Alasca (maior estado norte-americano em dimensões e menor em densidade demográfica), é parada obrigatória para os cruzeiros que têm como destino essa região da América do Norte.

Localizada no Canal de Gastineau, sudoeste do estado, possui 4.380 quilômetros quadrados de área (36,26 quilômetros quadrados de área urbana) e população de aproximadamente 32.000 habitantes.

Repleta de fiordes, geleiras e icebergs, cachoeiras, parques (ideais para trilhas) etc, sua “vida selvagem” e paisagens incríveis são completamente diferentes dos cruzeiros mais “convencionais” (repletos de praias, calor, piscina etc). A temperatura fria e a água gélida regem o passeio.

O clima é frio, com temperatura média anual de 11°C. Entre maio e setembro, a temperatura média é de 15°C e, durante os meses de novembro e março, a média cai para 4°C.

Embora atraia turistas aventureiros durante o ano todo, a temporada de cruzeiros limita-se ao período menos gelado (primavera e verão no Hemisfério Norte). Inicia-se em abril e seu término acontece em setembro.

Curiosidade: Sua geografia esculpida entre as montanhas íngremes e rochosas, e o Pacífico, impossibilita a construção de estradas. As únicas maneiras de acesso à Juneau são pelo oceano ou pelo ar.

Idioma: Inglês

Moeda: Dólar americano

Juneau - Alasca
Juneau (Alasca/EUA) – Imagem: Travel Notes

 

O porto dos cruzeiros

O Porto de Juneau está localizado ao sul da região central da cidade, na South Franklin Street – principal via de acesso.

Um amplo calçadão cheio de lojas, centros de informações ao turista, parque à beira-mar, food trucks etc, interliga os berços de atracação dos navios de cruzeiro.

Caminhando em direção ao centro de Juneau, encontra-se o comércio local com seus restaurantes, bares, lojas, hotéis e os edifícios e casas mais antigos da cidade.

Porto de Juneau
Porto de Juneau – Imagem: juneau.org

 

O que fazer em Juneau?

Por ser uma cidade pequena, há muito o que se explorar a pé. Se preferir, excursões levam os turistas a lugares mais distantes.

Andando pelo centro comercial, como já foi dito acima, há de tudo um pouco para ser visitado.

Restaurantes locais de culinária típica (principalmente os frutos do mar) dão várias opções de comida: salmão, os king crabs (caranguejos gigantes do Alasca), ou alguns tipos mais exóticos tipo carne seca de morsa ou foca.

O Alaska State Museum e o Juneau-Douglas Museum contam a história da cidade e como o Alasca se tornou estado norte-americano. Vale destacar que o Alasca “fez parte” da Corrida do Ouro em 1898.

Os apaixonados por cerveja devem visitar a Alaskan Brewing Company. São passeios guiados para conhecer a história da cervejaria e da cerveja no Alasca, suas receitas tradicionais e, para maiores de 21 anos, degustação de 10 tipos de cerveja (AMEI isso!). Além da loja com vários tipos de bebida, copos, souviniers e afins.

Um passeio de teleférico é sempre bem-vindo. Logo na saída do Porto, há o Mount Roberts Tramway, que o levará a aproximadamente 245 metros de altura. No topo encontrará restaurantes, lojas, teatro, um parque natural e muitas trilhas.

Centro comercial de Juneau
Centro comercial de Juneau – Imagem: visiteosusa.com.br

 

Goldbelt Mount Roberts Tramway
Mount Roberts Tramway – Imagem: Shutterstock

 

Com certeza, se você foi (ou for) ao Alasca, é porque você quer ver gelo. São várias possibilidades de passeios, um melhor do que o outro.

Para ver as geleiras, diversas trilhas levam ao Mendenhall Glacier e à Nugget Falls – principais atrações de Juneau. As fotos tornam-se “obrigatórias” nesses cartões postais da cidade. Há alugueis de canoas para exploração das cavernas geladas.

No Tongass National Forest, em um passeio de barco pode-se avistar o Tracy Arm Fjord – com muitas geleiras, icebergs, cachoeiras e paredões rochosos. Durante o trajeto, é possível observar golfinhos, baleias, leões marinhos e outros muitos tipos de animais.

Se você desejar conhecer Juneau “visto de cima”, as opções são os passeios de helicóptero ou hidroavião. Dizem que a cidade vista “lá do alto” é muito mais bonita.

E muito, muito, muito mais passeios aguardam os turistas cruzeiristas…

Caverna no Mendenhall Glacier
Caverna no Mendenhall Glacier – Imagem: visiteosusa.com.br

 

Pretende viajar de cruzeiro pelo Alasca? Seu cruzeiro visitará Juneau.

É surpreendente, sobretudo, pelo clima frio, geografia peculiar e fauna diversa e característica.

Seja por terra, ar ou mar, Juneau é um espetáculo a parte e precisa ser descoberta.

Seria necessário mais do que 1 dia (o tempo de parada do cruzeiro) para que se conheça a cidade e todas as suas atrações. Dessa forma, antes da viagem, vale a pena fazer uma pesquisa dos locais mais importantes e interessantes para visitação.

Princess Cruises, Holland America Line, Celebrity Cruises, Disney Cruise Line são algumas das diversas companhias marítimas que fazem roteiros regulares à Juneau.

Tracy Arm Fjord
Tracy Arm Fjord – Imagem: Holland America Line

 

Você já esteve em Juneau? Deixe seu comentário abaixo.

*Foto em destaque: Princess Cruises


Leia também

* Cruzeiro em Muscat (Omã)

* Cruzeiro em Dubrovnik (Croácia)

* Cruzeiro em Bora Bora (Polinésia Francesa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo