Cruzeiro com crianças – informações importantes

Cruzeiro com crianças – informações importantes

Viajar de navio com crianças é seguro? Tem bastante atividade para elas ou não?  Com qual idade crianças são permitidas a bordo?

Bom, essas são algumas das perguntas que já recebi a respeito desse assunto, e resolvi escrever esse post para esclarecer alguns pontos que acho importante.

Para quem não sabe, sou pai de uma menina de 5 anos (quase 6 rsrs), a Diana, que fez seu primeiro cruzeiro com 11 meses de idade.

Bora lá.

 

IDADE

A primeira informação útil que vou passar aqui é referente à idade para se “cruzeirar”.

  • Para cruzeiros locais (ou não) e sem muitos dias consecutivos de navegação, crianças com 6 meses de idade completos (a partir do primeiro dia de cruzeiro) são permitidas a bordo.
  • Viagens de travessia, cruzeiros longos e com vários dias de navegação, a idade mínima permitida é de 12 meses (1 ano) de idade completos (a partir do primeiro dia de cruzeiro).

Em suma, a regra é essa. Mas dependendo da companhia, roteiro, se é cruzeiro temático ou não, pode haver algumas exceções. Certifique-se sempre com a operadora, ou com seu agente de viagens.

P.S.: A companhia Virgin Voyages criou navios para um nicho específico: Somente adultos viajam. Não são permitidos menores de 18 anos.

 

A BORDO

Uma vez a bordo, quem pensa que não há nada para se fazer com as crianças está muito enganado. Tem pra todas as idades.

É óbvio que, varia de navio para navio, de companhia para companhia, de idade para idade. Um cruzeiro num navio Disney Cruise Line (feito preferencialmente para crianças) não é o mesmo que em um navio Crystal Cruises (segmento ultraluxo), mas, “na média”, todos seguem um padrão bem parecido.

 

Cabine

No ato da compra da sua cabine, ao informar a idade dos passageiros, é importante comunicar sobre a inclusão de um berço (se houver necessidade, é claro!). Caso isso não ocorra durante a reserva, não tem problemas. Ao chegar à sua cabine, avise ao camareiro e ele providenciará o berço para você. Não há custo extra.

Nas cabines com varanda, há uma trava de segurança localizada na porta de acesso à varanda, o que impede que as crianças menores a abram e saiam sem a presença de um adulto. Todo cuidado é pouco.

Haverá coletes salva-vidas próprios para crianças (o tamanho varia de acordo com a idade delas).

Diana 11 meses (MSC Splendida) / Diana 4 anos (Costa Fascinosa)
Diana 11 meses (MSC Splendida) / Diana 4 anos (Costa Fascinosa)

 

Kids Club

Todas as crianças amam brincar.

Os espaços kids (Kids Club) são áreas específicas para que as crianças aproveitem a viagem brincando. Geralmente, existe um local para crianças até 2 ou 3 anos de idade, onde devem ficar acompanhadas de um adulto responsável, e outra área para crianças acima de 3 anos (desacompanhadas). Nesses ambientes existem staffs (monitores) responsáveis para entretê-los, e o melhor, sem custo extra.

Os clubes possuem horários determinados para funcionamento, então deve-se ficar atento ao informativo deixado na cabine ou no próprio espaço.

Doremiland (MSC Preziosa)
Espaço Doremiland – até 3 anos (MSC Preziosa)

 

Piscinas

A área das piscinas é muito concorrida. Quem é que não gosta de se molhar, escorregar num toboágua, ou tomar um banho com esguicho d`água? As companhias de cruzeiro sabem disso e estão investindo bastante nesse serviço.

Enquanto os kids se divertem, os adultos tomam sol (ou um drink).

P.S.: Não é permitida a entrada de crianças pequenas usando fralda (mesmo aquelas próprias para banho).

Piscina para crianças Doremi Castle (MSC Preziosa)
Piscina para crianças Doremi Castle (MSC Preziosa)

 

Áreas comuns

Os meganavios têm entretenimento de sobra, tanto nas atividades “outdoor” (piscinas, gincanas, quadras poliesportivas, simuladores, paredes de escalada etc) quanto nas “indoor” (jogos, fliperamas, cinemas 4D, festas, discotecas etc). Navios menores também têm suas áreas de diversão, porém em quantidade inferior.

Com raras exceções, os espaços são democráticos e abertos a todas as idades.

Festa "Kids" (MSC Preziosa)
Festa “Doremix” (MSC Preziosa)

 

Restaurante

A alimentação é um item muito importante, pois as crianças não param e se alimentar bem é fundamental.

Não vale à pena querer inventar. Há diversas opções de comidas tanto no restaurante self-service quanto no à la carte.

No jantar, solicite (se achar necessário) ao garçom o “menu kids”. Existem cardápios especiais para crianças e, dessa forma, a alimentação não “fugirá” muito do habitual.

Beber bastante água é fundamental.

Diana (MSC Splendida)
Diana 11 meses (MSC Splendida)

 

Informações complementares

Crianças são imprevisíveis e, portanto, todo cuidado é pouco. Fique atento(a) com elas o tempo todo – há muitas escadas, parapeitos, piscinas etc. A maioria das companhias coloca uma pulseirinha de identificação em cada criança (menor) com o nome e o número da cabine , para caso ela se perca dos adultos.

Leve remédios, fraldas (se preciso), protetor solar, algum alimento específico (se recomendado pelo pediatra) etc! É melhor “pecar pelo excesso do que pela falta”.

 

Nota 1: Na minha primeira viagem com a Diana, em dezembro de 2015, ela tinha apenas 11 meses de idade.

O embarque ocorreu de forma preferencial e tivemos toda a assistência possível. Levamos o carrinho de bebê com a gente, pois não pode “despachá-lo” junto com as bagagens no terminal.

Por ser ainda bebê, não tinha autonomia para sair correndo nem se divertir (rsrs). Desse modo, é mais fácil estar no controle total da situação.

Usamos o serviço de tender (lanchas) normalmente – claro que com todo o cuidado do mundo no embarque e desembarque. No restaurante, solicitamos o uso do “cadeirão” para ela.

Levamos fralda, leite em pó, papinhas, remédios etc. Ela tinha uma mala só com as coisas dela kkkkk. Quem tem bebê sabe o que estou falando.

A Diana era a “atração” do navio – fez muito sucesso – tirou foto com garçons e “maitres”. É raro ter bebês muito pequenos a bordo (que eu tenha visto, havia mais 1 ou 2 do tamanho dela).

Foi uma viagem bem tranquila. A gente adapta a nossa viagem à rotina dela.

 

Nota 2: Em dezembro de 2019, viajamos pela última vez. A Diana já tinha 4 (quase 5) anos.

Cheia de energia e vontades, já é mais difícil controlá-la kkkk. Toda atenção nunca é o suficiente.

A Diana aproveitou o que o navio oferece. Ficar na piscina para crianças era o passatempo predileto. Mesmo com o tempo “meia boca”, lá estava ela.

O “clubinho” também foi usado com maior frequência.

O “menu kids” era tudo de bom. Enquanto comíamos saladas, carnes e massas, ela ficava no arroz, feijão e farofa – todos os dias kkkkk.

Assistir os shows no Teatro não foi difícil, mas também não foi tão fácil assim. Ela é “ligada no 220V”, e depois de uns 15 minutos já cansava e queria sair de lá.

Conseguimos aproveitar os lounges e bares, mas nada até muito tarde. As noites foram tranquilas.

Eu e Diana 2015 (MSC Splendida) / Eu e Diana (Costa Fascinosa) 2019
Eu e Diana – 2015 (MSC Splendida) / Eu e Diana – 2019 (Costa Fascinosa)

 

Pode levar seus filhos, sobrinhos ou netos, sem medo! Viajar de navio é muito divertido para todas as idades.

Vale ressaltar que, se você quer aproveitar TUDO o que o navio proporciona (spas, cassino, pubs e lounges, excursões etc), não vale à pena ir com crianças (ou “leve” um outro adulto que fique responsável por elas) pois, principalmente à noite, não tem onde deixá-las para que você aproveite o navio ou a noite fora dele (em caso de pernoite em alguma cidade).

Fica a dica!

 

Você já viajou de navio com crianças? Deixe seu comentário abaixo e conte como foi a experiência!


Clique aqui para conhecer o navio Disney Dream, um navio padrão Disney feito para as crianças se divertirem.

2 comentários sobre “Cruzeiro com crianças – informações importantes

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    1. Oi Marcos
      Muito obrigado pelo feedback. A opinião de vocês é muito importante pra mim.
      Que bom que você encontrou aqui o que tanto procurava. Fico feliz em saber.
      Fique sempre a vontade para pesquisar aqui no Blog o que quiser e, inclusive, sugerir temas sobre artigos.
      Forte abraço, meu camarada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo