Em comunicado oficial divulgado pela Costa Cruzeiros na última 5ª feira, dia 03 de junho, a companhia italiana anunciou nova reorganização mundial da sua frota, em virtude da retomada europeia das embarcações nesse período “pós (durante) pandemia”.
De modo a melhorar a oferta dos seus produtos no retorno gradual e mundial dos cruzeiros, a Costa fez reajustes que afetam, diretamente, seis navios da frota e a América do Sul, além do Mediterrâneo e Oriente Médio. O Brasil, portanto, teve seus navios substituídos.
NO BRASIL
Ao contrário do que havia sido anunciado anteriormente, em outubro de 2020, o Costa Toscana, que faria sua estreia mundial no Brasil, será substituído pelo seu “gêmeo mais velho” e atual flagship da companhia Costa Smeralda, e o Costa Favolosa, da consagrada Classe Concordia, será substituído pelo “gêmeo mais novo” Costa Fascinosa.
O Costa Luminosa faria um roteiro denominado Grand Cruise (saída da Europa em fevereiro de 2022, passando por 3 continentes e 19 cidades, incluindo escalas aqui no Brasil), e deverá permanecer no continente europeu.
Vamos ver como fica!
Costa Smeralda
Com as mesmas características do Toscana, o Costa Smeralda é, atualmente, o maior navio da companhia, e o 1º Costa (e o 2º do mundo) totalmente movido a GNL (gás natural liquefeito) tanto nos portos quanto “no mar”, sendo um marco da energia limpa e renovável no mundo.
Com 337 metros de comprimento, 185.010 toneladas brutas de peso e capacidade para até 6.554 passageiros, chegará à Santos em dezembro de 2021, para os roteiros de fim de ano, incluindo o Natal e o Réveillon – uma semana mais cedo que o Toscana, caso ele viesse.
Seus roteiros terão 7 noites e embarques nas cidades de Santos e Salvador. Fará escalas, também, em Ilhéus / BA.
Em abril de 2022, partirá, em travessia, com destino à Itália.
Ficha técnica – Costa Smeralda
- Companhia: Costa Cruzeiros
- Classe: Excellence-Helios (XL)
- Ano de construção: 2019
- Última reforma: —
- Comprimento: 337 metros
- Largura: 42 metros
- Velocidade: 23 nós
- Peso: 185.010 toneladas brutas
- Passageiros: 6.554 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.646
- Decks: 20
Costa Fascinosa
O Costa Fascinosa é o “caçula” dos atuais 4 navios Classe Concordia operados pela Costa Cruzeiros.
Mantendo as mesmas características e roteiros criados para o Favolosa, o Fascinosa abrirá a temporada no Brasil em novembro de 2021, e seu retorno à Europa está previsto para abril de 2022.
Entre novembro e início de dezembro de 2021, o Fascinosa fará viagens com embarques no Porto de Santos, com destino a Salvador, Búzios, Ilhabela e Balneário Camboriú.
A partir de dezembro, o navio realizará embarques da cidade do Rio de Janeiro, e também de Itajaí / SC (pela 1ª vez), em roteiros de 8 noites com destino à Prata (Argentina e Uruguai). Haverá embarques nas cidades de Buenos Aires e Montevideo.
Ficha técnica – Costa Fascinosa
- Companhia: Costa Cruzeiros
- Classe: Concordia
- Ano de construção: 2012
- Última reforma: 2019
- Comprimento: 290 metros
- Largura: 36 metros
- Velocidade: 22 nós
- Peso: 114.417 toneladas brutas
- Passageiros: 3.617 (ocupação máxima)
- Tripulação: 1.068
- Decks: 13
Tira daqui, coloca ali, traz outro igual!
Com exceção do Luminosa que não virá mais (pelo menos até o momento), os outros 2 navios “trocados” são praticamente iguais aos “originais”.
É claro que a vinda do Costa Toscana seria um acontecimento inesquecível, afinal de contas, teríamos, pela 1ª vez, um navio “novíssimo em folha” batizado e estreado em terra brasilis.
Para uns, uma decepção. Para outros (e me incluo aqui), uma alegria por ter, ainda assim, um navio Classe Excellence-Helios (XL) pelo Brasil.
Com relação à troca do Favolosa pelo Fascinosa, é como trocar “seis por meia dúzia”. Já estive a bordo dos dois e gostei muito da infraestrutura de ambos.
Simples assim.
Volto em breve com novas notícias!
*Foto em destaque: Costa Cruzeiros
Leia também
* A nova retomada dos cruzeiros pelo mundo