A MSC Cruzeiros é, hoje em dia, a maior companhia privada de cruzeiros do mundo e líder na Europa e América do Sul. Vamos voltar um pouco no tempo para entender como surgiu a tão querida e tradicional empresa italiana.
A Mediterranean Shipping Company, mais conhecida como MSC, foi fundada por Gianluigi Aponte, em 1970. Tornou-se, a partir dos anos seguintes, uma das maiores transportadoras de containers do mundo.
Em 1988, com a compra do clássico navio de cruzeiros Monterey, a MSC assumiu a antiga empresa de cruzeiros Lauro. Em seguida, foram adquiridos os icônicos Rhapsody e Melody. Essa nova empresa foi batizada como StarLauro Cruises.
No ano de 1994, finalmente fora renomeada para MSC Cruzeiros e estabelecida como subsidiária da MSC Group.
Com tecnologias ultramodernas e materiais sustentáveis, a MSC Cruzeiros tem como objetivo reduzir, cada vez mais, o impacto ambiental – desde o uso de combustível “mais limpo” até os avançados sistemas de reciclagem a bordo.
“…Cada navio MSC foi desenhado e construído com a melhor tecnologia disponível … para proteger o ar e o mar.
…Toda a frota possui um oficial de meio ambiente a bordo, responsável por todos os aspectos relacionados ao meio ambiente…” (MSC Cruzeiros)
Atualmente, sua frota é composta por 19 navios. Há ainda mais 3 em construção (2 com entrega para o final de 2022 e o outro com entrega prevista para 2023).
Bora conhecer um pouco mais de cada um!
MSC Euribia (2023) (em construção)
- Classe: Meraviglia Plus
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 850 milhões
- Peso: 181.541 toneladas brutas
- Comprimento: 331m / Largura: 43m / Passageiros: 6.334 (máximo)

MSC Seascape (2022) (em construção)
- Classe: Seaside EVO
- Estaleiro: Fincantieri (Monfalconi / Itália)
- Custo: US$ 1 bilhão
- Peso: 169.500 toneladas brutas
- Comprimento: 339m / Largura: 41m / Passageiros: 5.877 (máximo)
MSC World Europa (2022) (em construção)
- Classe: World
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 1.225 bilhões
- Peso: 153.516 toneladas brutas
- Comprimento: 323m / Largura: 41m / Passageiros: 6.314 (máximo)

MSC Virtuosa (2021)
- Classe: Meraviglia Plus
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 850 milhões
- Peso: 181.541 toneladas brutas
- Comprimento: 331m / Largura: 43m / Passageiros: 6.334 (máximo)
MSC Seashore (2021)
- Classe: Seaside EVO
- Estaleiro: Fincantieri (Monfalcone / Itália)
- Custo: US$ 1 bilhão
- Peso: 169.500 toneladas brutas
- Comprimento: 339m / Largura: 41m / Passageiros: 5.877 (máximo)

MSC Grandiosa (2019)
- Classe: Meraviglia Plus
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 850 milhões
- Peso: 181.541 toneladas brutas
- Comprimento: 331m / Largura: 43m / Passageiros: 6.334 (máximo)
MSC Bellissima (2019)
- Classe: Meraviglia
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 950 milhões
- Peso: 171.600 toneladas brutas
- Comprimento: 315m / Largura: 43m / Passageiros: 5.686 (máximo)

MSC Seaview (2018)
- Classe: Seaside
- Estaleiro: Fincantieri (Monfalcone / Itália)
- Custo: US$ 745 milhões
- Peso: 153.516 toneladas brutas
- Comprimento: 323m / Largura: 41m / Passageiros: 5.336 (máximo)
MSC Meraviglia (2017)
- Classe: Meraviglia
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 950 milhões
- Peso: 167.600 toneladas brutas
- Comprimento: 315m / Largura: 43m / Passageiros: 5.386 (máximo)

MSC Seaside (2017)
- Classe: Seaside
- Estaleiro: Fincantieri (Monfalcone / Itália)
- Custo: US$ 745 milhões
- Peso: 153.516 toneladas brutas
- Comprimento: 323m / Largura: 41m / Passageiros: 5.336 (máximo)
MSC Preziosa (2013)
- Classe: Fantasia
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 550 milhões
- Peso: 139.072 toneladas brutas
- Comprimento: 333 / Largura: 38m / Passageiros: 4.378 (máximo)

MSC Divina (2012)
- Classe: Fantasia
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 550 milhões
- Peso: 139.072 toneladas brutas
- Comprimento: 333m / Largura: 38m / Passageiros: 4.345 (máximo)
MSC Magnifica (2010)
- Classe: Musica
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 550 milhões
- Peso: 95.128 toneladas brutas
- Comprimento: 294m / Largura: 32m / Passageiros: 3.007 (máximo)

MSC Splendida (2009)
- Classe: Fantasia
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 550 milhões
- Peso: 137.936 toneladas brutas
- Comprimento: 333m / Largura: 38m / Passageiros: 4.363 (máximo)
MSC Poesia (2008)
- Classe: Musica
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 480 milhões
- Peso: 92.627 toneladas brutas
- Comprimento: 294m / Largura: 32m / Passageiros: 3.060 (máximo)

MSC Fantasia (2008)
- Classe: Fantasia
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 550 milhões
- Peso: 137.936 toneladas brutas
- Comprimento: 333m / Largura: 38m / Passageiros: 3.929 (máximo)
MSC Orchestra (2007)
- Classe: Musica
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 480 milhões
- Peso: 92.409 toneladas brutas
- Comprimento: 294m / Largura: 32m / Passageiros: 3.060 (máximo)

MSC Musica (2006)
- Classe: Musica
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 460 milhões
- Peso: 92.409 toneladas brutas
- Comprimento: 294m / Largura: 32m / Passageiros: 3.060 (máximo)
MSC Opera* (2004)
- Classe: Lirica
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 270 milhões
- Peso: 65.591 toneladas brutas
- Comprimento: 275m / Largura: 32m / Passageiros:2.570 (máximo)

MSC Lirica* (2003)
- Classe: Lirica
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 270 milhões
- Peso: 65.591 toneladas brutas
- Comprimento: 275m / Largura: 32m / Passageiros: 2.548 (máximo)
MSC Sinfonia* (2002)
- Classe: Lirica
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 245 milhões
- Peso: 65.542 toneladas brutas
- Comprimento: 275m / Largura: 32m / Passageiros: 2.340 (máximo)

MSC Armonia* (2001)
- Classe: Lirica
- Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
- Custo: US$ 245 milhões
- Peso: 65.542 toneladas brutas
- Comprimento: 275m / Largura: 32m / Passageiros: 2.340 (máximo)
* Renaissance Programme (2014): O estaleiro italiano Fincantieri foi o responsável pela realização do Programa, estipulado em € 200 milhões, cujo objetivo era reformar e ampliar (aumentar o tamanho) todos os 4 navios irmãos da Classe Lirica.
Basicamente, o programa “se resumia” em cortar o navio ao meio, separar as partes, inserir uma nova seção pré-construída no estaleiro e unir as peças novamente. Cada nova seção teria 24 metros de comprimento, com 193 cabines (30 com varandas) e áreas públicas diversas (Spa MSC Aurea, Parque Aquático no deck 11, novos espaços Kids e Teens entre outros).
Somado a isso, houve ampliação do restaurante, modernização e ampliação de espaços públicos, instalação de novas varandas em cabines do deck 09, melhora no entretenimento e serviços de alimentação etc.
Nota: Recentemente, a MSC Cruzeiros anunciou a criação de uma nova marca de cruzeiros de luxo da empresa, a MSC Explora Journeys.
Com roteiros diferenciados, oferece estadias mais longas em cada porto.
Serão construídos, até o momento, 4 navios exclusivos para a nova companhia:
MSC Explora 4 (2026)
MSC Explora 3 (2025)
MSC Explora 2 (2024)
MSC Explora 1 (2023) (em construção)

P.S.: Em breve farei uma postagem especial sobre essa nova companhia ultraluxo
Definitivamente, a MSC é a companhia “queridinha” dos brasileiros. Sempre traz de 4 a 5 navios por temporada, além de oferecer um produto de altíssima qualidade.
Seus navios são de última geração, gastronomia de primeira e entretenimento diferenciado, permitindo o máximo de diversão e conforto aos seus hóspedes.
E você, já teve a oportunidade de “cruzeirar” em algum desses navios? Qual deles? Como foi a experiência?
Deixe seu comentário abaixo!
Foto em destaque: Edu Nogueira
Leia também
* 5 novos navios de cruzeiro para 2022