Curiosidades sobre os navios de cruzeiro são sempre interessantes e divertidas.
A primeira postagem sobre curiosidades fez bastante sucesso e, por isso, decidi contar mais alguns fatos curiosos para vocês.
Vamos nessa?!
1) 7 BAIRROS
Os navios Classe Oasis, da Royal Caribbean Intl., são os maiores do mundo, e seus números são tão gigantes quanto os seus tamanhos.
A Classe é composta de 4 navios (Oasis, Allure, Harmony e Symphony of the Seas), mas um 5º navio já está a caminho, o Wonder of the Seas.
Uma característica muito especial (e são muitas…) desses navios é que as suas áreas comuns são divididas por bairros temáticos, como se fosse uma minicidade.
São 7 no total:
- Royal Promenade
- Boardwalk
- Central Park
- Entertainment Zone
- Pool and Sports Zone
- Wellness Center
- Youth Center
2) BATISMO DE RAPEL
O batismo de qualquer navio (seja cruzeiro ou não) é um fato marcante e muito especial, e, por conta disso, as cerimônias estão cada vez mais elaboradas e cheias de novidades.
A quebra da champagne significa proteção aos perigos do mar.
Em 16 de abril de 2008, na cidade de Southampton / Inglaterra, o navio Ventura, da P&O Cruises, teve sua cerimônia de batismo realizada.
Comandada pela atriz britânica Helen Miren (que ganhou o Oscar de melhor atriz, em 2007, pela interpretação da Rainha Elizabeth II, no filme “A Rainha”), a quebra da champagne foi feita de um jeito não tradicional: ela sinalizou para uma equipe do Royal Marine Commando, do Reino Unido, para descer de rapel pela lateral do navio e quebrar a garrafa.
Operação concluída com sucesso!
3) PICASSO A BORDO
O segmento luxo de cruzeiros é um nicho muito especial para aqueles cruzeiristas mais exigentes e com condições financeiras mais favoráveis.
Gastronomia refinada, atendimento personalizado, navios menores e mais aconchegantes, roteiros diferenciados, galerias de arte, são algumas das experiências vividas a bordo.
Construído em 2016, o luxuosíssimo navio Seven Seas Explorer, da Regent Seven Seas Cruises, possui um acervo de mais de 2.200 obras de arte.
Dentre as mais diversas obras, de vários artistas famosos, encontra-se Pablo Picasso.
É chique demais!

4) NAVIO CONDOMÍNIO
Quem nunca teve vontade de morar em um navio de cruzeiro?
Viajar de cruzeiro é tão agradável que, pensando nisso, foi criado o The World, o maior navio de cruzeiro privado do mundo – um condomínio flutuante.
Com capacidade para até 500 passageiros (moradores), o navio “passeia” ao redor do mundo e seus proprietários podem embarcar e desembarcar onde quiserem.
Os roteiros são definidos pelos próprios moradores e, dependendo do porto de escala, o The World pode permanecer atracado (ancorado) de 2 a 5 dias.
É um navio como qualquer outro, com restaurantes, piscinas, academia, quadra poliesportiva etc. A diferença é que, ao invés de cabines, possui apartamentos de 27m2 (studios) a 229m2 (suítes).
E aí, toparia morar num cruzeiro?

5) SOVEREIGN OTS – O 1º MEGANAVIO
Os meganavios são uma realidade e, cada vez mais, estão presentes pelo mundo afora.
As companhias marítimas investem muito dinheiro na elaboração de projetos mais elaborados, maiores e com mais atrativos para os seus clientes.
O primeiro meganavio do mundo foi o Sovereign of the Seas, da Royal Caribbean Intl.
Com seu projeto revolucionário para a época, em dezembro de 1987, o Sovereign OTS “veio ao mundo” com 268 metros de comprimento e 73.000 toneladas brutas de peso.
Seu Atrium espelhado, muito vidro, um restaurante “mirante” 360º (Viking Crown Lounge) e outras características, mudaram o conceito sobre os navios.
Junto com ele, vieram mais 2 irmãos gêmeos: o Monarch of the Seas (1991) e o Majesty of the Seas (1992).
6) MONTANHA RUSSA
Se você gosta de viajar de navio e de adrenalina, por que não juntar os dois?
Os novos navios estão sempre repletos de atrações, inovações e, principalmente, exclusividades.
O recém-lançado Mardi Gras, da Carnival Cruise Line, vai proporcionar uma experiência única e radical para seus passageiros: a 1ª montanha russa a bordo de um navio de cruzeiros – BOLT™: Ultimate Sea Coaster.
A Bolt™ pode chegar a uma velocidade máxima de 65km/h, numa pista de 213 metros de comprimento com curvas e quedas, vistas de 360º e 57 metros acima do nível do mar.
Vai encarar?
7) HAJA BACON!
Você já parou para pensar em quanta comida é feita por dia em um navio de cruzeiro? Com certeza é muito mais do que podemos imaginar.
As cozinhas funcionam quase que de forma ininterrupta, pois são diversas refeições durante o dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, lanche pós-jantar, “plantão da madrugada” rsrs.
Em um levantamento feito pela P&O Cruises Australia, chegou-se ao número de que, por dia, são consumidos aproximadamente 150kg de bacon em cada navio.
Extrapolando-se esses números, temos:
- Pacific Aria: 40.000kg/ano*
- Pacific Explorer: 62.000kg/ano*
- Pacific Dawn: 55.000kg/ano*
* Dados referentes ao ano de 2019
É muito bacon!
8) NÓ DE VELOCIDADE
A unidade de medida “NÓ” deriva de um sistema de medição de velocidade muito primitivo, utilizado no século XVI.
Uma prancha de madeira era amarrada a uma extremidade de uma corda, e a outra extremidade era presa a um carretel no barco. A corda era marcada com nós a cada 14,5 metros.
Para saber a velocidade do barco, a prancha era lançada ao mar, fazendo com que a madeira deslizasse sobre a água e se “soltasse” do carretel. Com uma ampulheta, calculava-se quantos nós eram desenrolados em um determinado período de tempo.
Hoje em dia esse método não é mais usado, mas a palavra NÓ continua sendo utilizada para calcular a velocidade das embarcações no mundo todo.
Desse modo, ficou estabelecido o seguinte:
- 1 nó = 1 milha náutica/hora
Logo
- 1 nó = 1.852 metros/hora
Logo
- 1 nó = 1,852km/hora
9) 11 NAVIOS NO RJ
O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados do mundo e a principal porta de entrada do turismo internacional no país (seja pelo céu ou pelo mar).
E quando se fala na “Cidade Maravilhosa” e em carnaval, a “química” acontece. O número de turistas cresce de forma intensa.
No carnaval de 2016, entre os dias 07 (domingo) e 08 (segunda-feira), o Pier Mauá bateu um recorde incrível: recebeu 11 navios de cruzeiros.
Ficaram atracados no Pier Mauá: Costa Pacifica, MSC Poesia, Celebrity Infinity, Ocean Dream, Maasdam, Balmoral, Sovereign, MSC Lirica e Silver Spirit.
O navio The World ficou fundeado na Baía de Guanabara (desembarcando os passageiros por tenders). O Azuka II chegou no início da noite de segunda-feira.

Fiquem ligados!
Voltaremos a qualquer momento com novas curiosidades.