Sovereign (Soberano)
Sovereign (Soberano)

Por onde anda o Sovereign (Soberano)?

Sempre que cito um navio que foi referência em popularidade, animação, festas e bebidas all-inclusive, esse navio foi o Sovereign, ou Soberano – nome traduzido (sic) e utilizado aqui no Brasil.

Pertencente à extinta companhia espanhola Pullmantur Cruceros, marcou presença pelo país entre os anos 2008 e 2020. Foram 12 temporadas consecutivas de muito sucesso e, inclusive, foi o primeiro cruzeiro de muita gente, ou seja, o “carinho” dos passageiros por ele tem mais “esse sentimento”: ter sido o primeiro!

Em fevereiro de 2020, antes da pandemia COVID-19 paralisar por completo as operações marítimas no mundo todo, o Sovereign despediu-se do Brasil e voltou para a Europa.

E agora, quer saber por onde ele anda?

Bora descobrir!

Sovereign partindo de Santos (13 dez 2008)
Sovereign partindo de Santos (13 dez 2008) – Foto: Edu Nogueira

 

No Brasil

Recém-adquirido pela Pullmantur Cruceros em novembro de 2008, junto à Royal Caribbean Intl., o Sovereign (Soberano) estreou em terras brasileiras na temporada 2008/2009. Via-se a necessidade de trazer novos navios (e roteiros alternativos) devido à crescente demanda pela América do Sul.

A cidade de Santos foi escolhida como a principal homeport da embarcação.

Assim como os “irmãos” Zenith e Empress, durante as temporadas iniciais era fretado pela CVC e, a partir de 2013, a Pullmantur abriu escritório no Brasil e “passou a vir” por conta própria.

Até 2016, a CVC era exclusiva na comercialização dos roteiros do navio. Em 2017, as viagens passaram a ser vendidas não somente pela agência, mas também pelas demais operadoras brasileiras.

Com o consagrado sistema all-inclusive (bebidas a vontade), muita diversão e ambiente descontraído, e embarques nos principais portos do país, permaneceu durante 12 temporadas consecutivas (de 2008 a 2020) realizando cruzeiros preferencialmente pelo litoral brasileiro.

Os roteiros faziam parada em diversas cidades: Santos, Rio de Janeiro, Balneário Camboriú, Paranaguá, Ilhabela, Búzios entre outras.

Em fevereiro de 2020, após encerrar sua temporada 2019/2020 aqui pelo Brasil, retornou à Europa. Não voltou mais.

Com capacidade para quase 3.000 passageiros, manteve-se entre os navios de médio porte mais queridos pelos cruzeiristas.

Sovereign
Sovereign – Fotos: Divulgação

 

História

Construído pelo estaleiro Chantiers de l’Atlantique (Saint Nazaire, STX France) em 1987, o Sovereign of the Seas foi o primeiro navio (de três unidades) Classe Sovereign desenvolvido exclusivamente para a Royal Caribbean. Tinha, praticamente, o dobro do tamanho dos navios anteriores da companhia.

Sua viagem inaugural ocorreu em janeiro de 1988, a partir de Miami, Flórida/EUA.

Durante os anos seguintes, navegou pelo Caribe e Bahamas, tendo como portos de embarque as cidades de Miami e Port Canaveral, também nos Estados Unidos.

Sovereign of the Seas – Foto: Brian Fisher (shipspotting.com)
Sovereign of the Seas – Foto: Brian Fisher (shipspotting.com)

Em 2008, a subsidiária Pullmantur Cruceros, pertencente ao grupo Royal Caribbean Cruises Ltd., adquiriu o Sovereign of the Seas e também o Zenith e o Empress of the Seas. O foco era o mercado espanhol.

Foi reformado, modernizado e renomeado para Sovereign.

Fretado pelo grupo CVC, o “Soberano” fez sua temporada inaugural brasileira no final do mesmo ano.

Em 2012, passou novamente por reformas e pintura, adquirindo a nova identidade visual da companhia: casco e chaminé cor azul e nova logomarca.

Em fevereiro de 2020, despediu-se do Brasil e voltou à Europa.

Nesses 12 anos de operação pela Pullmantur, quando não “cruzeirava” por terras brasileiras, estava na Europa em roteiros pelo Mediterrâneo.

Aí veio a pandemia COVID-19. O mundo parou!

Com a paralisação mundial dos cruzeiros e as companhias marítimas acumulando prejuízos incalculáveis, a Pullmantur entrou com pedido de recuperação judicial junto ao governo espanhol, numa tentativa de renegociar suas dívidas e “fugir” de uma futura falência.

Independentemente do resultado jurídico final, em julho de 2020 o Sovereign foi vendido para desmanche em Aliaga / Turquia (e seus estaleiros especializados em reciclagem naval).

Dava-se, portanto, fim à história desse incrível navio de cruzeiros.

Aliaga / Turquia
Aliaga (da esquerda para direita): Monarch, Sovereign, Carnival Inspiration, Carnival Fantasy e Carnival Imagination – Foto: Chris McGrath / Getty Images

Curiosidade: Com seu projeto revolucionário para a época, em dezembro de 1987, o Sovereign of the Seas foi considerado o primeiro meganavio do mundo. Seu Atrium espelhado, muito vidro, um restaurante “mirante” 360º (Viking Crown Lounge) e outras características, mudaram o conceito sobre os navios.

Ficha técnica – Sovereign

  • Companhia: Pullmantur Cruceros
  • Classe: Sovereign
  • Estaleiro: Chantiers de l`Atlantique (Saint-Nazaire, STX France)
  • Ano de construção: 1987
  • Última reforma: 2015
  • Comprimento: 268 metros
  • Largura: 32 metros
  • Velocidade: 22 nós
  • Peso: 73.529 toneladas brutas
  • Passageiros: 2.852 (ocupação máxima)
  • Tripulação: 820
  • Decks: 14

 

É gente! Mais uma vítima da pandemia.

Mesmo com a sensação de que o Sovereign poderia ser utilizado por mais alguns anos em suas viagens pelo mundo, infelizmente “seu final” não foi o que esperávamos.

Como citei acima, muitos cruzeiristas ficaram “órfãos” desse navio, pelo sentimento de ser o primeiro cruzeiro de vários deles.

Enfim, vida que segue.

 

E você, teve a chance de conhecê-lo e navegar com ele? Conte abaixo como foi!

Volto em breve com novas notícias!

* Foto em destaque: Edu Nogueira


Leia também

* Por onde anda o Grand Voyager?

* Por onde anda o Costa Classica?

* Por onde anda o Sky Wonder?

36 comentários

  1. Olá Edu em primeiro lugar, parabéns pela revista, gostei muito. Quanto ao Soberano, eu, minha irmã e meus pais fizemos o nosso primeiro mini cruzeiro em 2017 onde incluía Rio de Janeiro e Búzios. Posso dizer com todas as letras que foi uma das melhores experiências da minha vida e um grande privilégio que tive. Criamos assim um carinho enorme por esse incrível navio. Infelizmente foi a única vez. Seria a primeira de muitas que sonhávamos fazer. A notícia de seu desmanche foi para nós como uma facada em nossos corações. Não esperávamos por isso. Muito triste mesmo.

    1. Oi Ceci. Bom dia.
      Obrigado pelo feedback. Tudo o que faço aqui no Blog é com muito carinho. Fico feliz que você tenha gostado.
      Com relação ao Sovereign (Soberano), você tem toda razão: o desmanche foi uma facada nos nossos corações. Um navio tão especial quanto esse não merecia um final assim.
      Infelizmente a pandemia causou muitos prejuízos para o mundo dos cruzeiros, e uma solução encontrada foi a venda e desmanche de muitos navios.
      Que legal que você viajou nele com a sua família. Acredito que ele seja uma unanimidade – quem viajou só tem coisas boas a falar. Muitas festas, agitação, num clima bem informal.
      Programe o próximo cruzeiro para breve.
      Mais uma vez, seja bem-vinda ao Blog.
      Abraços
      Edu

  2. Estive a bordo na última viagem do Soberano no Brasil. Não sabia que era a última. Foi minha primeira viagem de navio. Achei muito lotado, mal dava para andar. A maré parecia que iria entrar no Navio. Achei ruim. Não achei legal, as ondas altas em mar aberto dava pavor, as ondas parecia “engolir” o Navio, a noite não podia andar do lado de fora, achei meio desorganizado a questão de comida nos decks. o povo parecia que nunca tinha visto comida e bebida a vontade, parecia um povo sem modos, sem educação. Um caos, fila pra tudo. Nem esteira e ligar para tomar um solzinho, de tanta gente, Jesus. Um povo pouco bonito.kkkk

    1. Olá.
      Bom dia.
      É… o que eu posso dizer a respeito do seu feedback?
      Infelizmente, quando o navio está lotado, acontecem filas… e isso independe do navio – todos são assim…. E com relação aos maus modos do povo, é complicado.
      Enfim, espero que você continue cruzeirando por aí e que não se deixe influenciar pelo que você presenciou na sua 1a viagem. As próximas, tenho certeza que serão ótimas.
      Obrigado pela mensagem.
      PS: Quando o mar está agitado, balança mesmo.
      Abraços
      Edu

      1. Eu estava na ultima também, to descobrindo agora, e não concordo com a pessoa ai não, o navio estava cheio sim, mas nenhuma fila que peguei foi demorada, a maioria das filas eram pra comer na área da piscina a tarde, almoço e janta bem tranquilo, piscina cheia, é logico, não tem como ser vazia, era só chegar mais cedo q não tinha problema nenhum em achar espreguiçadeira, e no meu saco eu achei foi ruim que não pegamos nenhuma tempestade em alto mar, queria, ShuHASUhUASH. Nem pegamos um mar agitado de verdade, oceano não é meio de rio, vai ter balanço.

        1. Olá Lucas.
          Bom dia. Seja bem-vindo ao Blog.
          É, cara. Cada pessoa tem um ponto de vista diferente e cria uma expectativa sobre seu cruzeiro. O que chega a ser “problema” pra uns, pra outros é normal, não é mesmo?!
          Todos esses acontecimentos fazem parte de uma viagem de cruzeiro. Algumas pessoas se incomodas, e outras não!
          Enfim… é isso.
          Obrigado pelo relato.
          Abraços
          Edu

      2. O Soberano marcou a minha vida, pois foi nele que encomendei o meu filho. Lembro-me das festas e do teatro, em especial a festa do Capitão. Tive a honra de ficar no andar superior, eis que no mesmo ficava um restaurante exclusivo para o mencionado andar, e sem filas. Com relação ao teatro, assisti a um show de stand-up comedy inesquecível…
        Comprei muitas joias e dancei muito na boate! Até experimentei um tal de “suco de tomate”, suco esse que era com sal…
        É uma pena saber que o navio foi desmontado. Mas pelo menos ele existirá para sempre em minha memória e na memória de minha esposa. Ao menos sobraram-nos as fotos…Foi uma experiência incrível…

        1. Olá Maurício.
          Seja bem-vindo ao Blog.
          Cara, assim como você, existem muitos ex-passageiros do Sovereign que estão tristes por causa do desmanche dele.
          Não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas sei que era incrível por causa de tudo isso que você citou acima, além do all-inclusive e do clima informal.
          Ficam-se as ótimas lembranças.
          Obrigado pelo relato.
          Abraços
          Edu

  3. Bom dia adorei a entrevista sobre esse navio maravilhoso que proporcionou muitas alegrias. Eu viagem nele uma mais e foi inesquecível sem palavras tudo maravilhoso. Fiquei triste. Hoje fui procurar por ele com interesse em fazer um cruzeiro e me dei com essa notícia muito triste

    1. Oi Suely.
      Boa tarde.
      Pois é, você viu só? A pandemia fez estragos no mundo inteiro, e os cruzeiros não escaparam ilesos.
      Fico feliz pelo seu relato. Que bom que essa viagem foi maravilhosa. O Sovereign tem muitos fãs aqui no Brasil, e você é uma delas.
      Infelizmente o navio não existe mais, mas têm muitos outros tão interessantes quanto ele.
      Obrigado pelo feedback.
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Abraços
      Edu

  4. Olá. Fiquei muito triste em saber que o sovering. Não flutua mais nos altos mares. Por duas vezes tive o prazer de navegar e usufruir desse show flutuante. Gostaria de saber a respeito do animador maravilhoso que apresentava os shows teatrais. Por onde ele anda?

    1. Olá Hailenir.
      Obrigado pelo feedback a respeito do Sovereign. O navio era, realmente, incrível e deixou muitos saudosistas por aí. Infelizmente, por causa da pandemia, alguns cruzeiros foram desmanchados, e o Sovereign foi um deles.
      Com relação ao animador, acredito que você esteja falando do Alexandre Sadan. O cara é bom demais. Fiz um post sobre ele: https://cruzeirarepreciso.com.br/bate-papo-com-alexandre-sadan/ . Atualmente ele continua trabalhando em “off” dos cruzeiros. Mas quem sabe um dia ele volte aos navios, não é?
      Obrigado pela visita.
      Abraços
      Edu

  5. Comecei a cruzeirar em novembro/2009,no MSC MELODY,gostei tanto que repeti a dose em março/2010,também no MELODY,amei demais,mas não era tudo incluso.Em 2011 conheci o Grand Holliday,o qual NÃO gostei muito.Em 2012 conheci o SOBERANO fiquei extasiada com tudo:comidas,bebidas(todo tipo de drinks),cervejas etc,e o que dizer dos SHOWS com bandas ao vivo,a boate que funcionava até as 4 da manhã.O bar 360″ lindíssimo e a noite eram vários shows.Meu último cruzeiro foi dezembro/2019,daí em diante não mais.Meu total de cruzeiros feitos foram oito,sendo cinco vezes no SOBERANO,pois sempre TUDO INCLUSO.Estou chocada com a notícia de que ele foi para desmanche.Obrigada pela entrevista tão clara e precisa.

    1. Oi Ana. Seja bem-vinda ao Blog.
      É tão bom viajar de cruzeiros, não é mesmo?
      Todos os feedbacks sobre o Soberano são sempre elogiando a animação, o sistema all-inclusive, as baladas etc. E fico feliz por você ter ido 5 vezes nesse tão icônico e saudoso navio.
      Sim, infelizmente a pandemia gerou muito prejuízo às companhias, que precisaram se desfazer dos navios para conseguir algum dinheiro. E o Sovereign foi penas um dos muitos desmanchados.
      Ficam as lembranças e os momentos felizes.
      Apareça sempre por aqui.
      Abraços
      Edu

    1. Oi Guido.
      Bem-vindo ao Blog.
      Assim como você, o Sovereign foi o primeiro cruzeiro de muitos passageiros.
      Infelizmente a pandemia fez com que esse incrível navio fosse desmanchado.
      Mas ficam as ótimas lembranças, não é mesmo.
      Obrigado pela mensagem.
      Volte sempre.
      Edu

  6. Soberano foi meu primeiro cruzeiro onde fiz em 2015 em formatura do ensino médio, lá fomos com grupos de amigos onde curtimos muito conhecemos pessoas de outras cidades fizemos amizade…. eu e meu amigo deixamos um chapéu mexicano lá com a moca argentina da balada para menores , alguém sabe o nome dela? Enfim foi maneiro nunca vou me esquecer !!!!

    1. Olá Victor.
      Seja bem-vindo ao Blog.
      O Sovereign foi o primeiro cruzeiro de muitas pessoas, acredito que por esse motivo, todos tenham um carinho enorme por ese navio.
      Infelizmente eu não faço ideia de quem seja essa moça argentina. Se alguém souber, pode escrever aqui nos comentários rsrs.
      Volte sempre.
      Abraços
      Edu

  7. Amei ou melhor amamos um grupo de casais amigos e família, fomos de Recife a Barcelona em 2017, uma parada em Cabo Verde e outra em Tenerife, fiquei triste ao saber hoje lendo aqui sobre estarmos órfaos desse navio .. estava pesquisando sobre o Cruzeiro nesse navio retornando da Europa para o Brasil , entao copiei seu link comentando na lembrança do face hoje 10 de abril
    Amei seu blog

    1. Oi Celeste.
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Sim, pois é… estamos órfãos desse navio que fez tanta história aqui no Brasil e na Europa também. Ficam-se as lembranças inesquecíveis né?
      Obrigado pelo feedback.
      Tento trazer as melhores informações pra todos vocês.
      Volte sempre.
      Abraços
      Edu

  8. Olá!! Boa tarde fiz minha primeira viagem no Sovereign em 2017 e amei, foram momentos maravilhosos e inesquecíveis. Fico muito triste pois não comprei a miniatura do Navio, hoje já fiz mais cinco viagem de navio e sempre compro a miniatura.
    Será que tem alguém interessado em vendar a miniatura do navio do Sovereign? Tenho interesse em comprar. Obrigada

    1. Olá Rosilene.
      Tudo bem?
      Dê uma procurada no Google ou qualquer site de vendas. Pode ser que você encontre a miniatura dos navios, pra comprar.
      Também tenho esse hábito. Sempre compro, mas os primeiros navios que eu andei, eu não comprei :/
      Seja bem-vinda ao Blog.
      Boa sorte.
      Abraços
      Edu

  9. fiz três Cruzeiro com ele não lembro bem a data, mais foram incríveis, todos os anos entra no site para saber se voltou 🙏

    1. Oi Gil.
      Bom dia.
      Tenho certeza que esses seus 3 cruzeiros foram incríveis.
      Com certeza, o Sovereign deixou uma legião de fãs pelo Brasil e pelo mundo.
      Obrigado pelo seu feedback.
      Abraços
      Edu

      1. Eu e esposa fizemos nosso primeiro cruzeiro com soberano em 2016 santos, rio e búzios mararavilhoso o passeio o navio nota 10, tudo de bom mais tudo mesmo, os shows musicais 10, sem contar com a tribulação todos excelentes profissionais pena que nosso SOBERANO se foi😭

        1. Boa tarde, Maurici.
          Mais um relato ótimo sobre o Sovereign. Definitivamente um cruzeiro que deixou saudades pelo Brasil.
          Pois é! Infelizmente devido à pandemia, o navio foi encalhado para desmanche (e não só ele, vários).
          Obrigado pelo feedback.
          Volte sempre.
          Abraços
          Edu

  10. Olá,
    Fiz um cruzeiro em 2015 nesse navio. Premiação de vendas que consegui. Foi uma maravilha, conheci pessoas, me diverti bastante durante cinco dias.
    E para ser melhor, embarquei no dia 03/12, dia do meu aniversário de 50 anos, e agora fico triste em saber de seu desmonte.
    Grande abraço.

    1. Olá Francisco.
      Boa tarde.
      Seja bem-vindo ao Blog.
      Pois é… alguns navios, infelizmente, não aguentaram a pandemia. E o Sovereign foi um deles.
      Assim como você, milhares de passageiros estão saudosos, pois a energia que esse navio tinha era, definitivamente, incrível.
      Parabéns pela sua premiação e que a paixão pelos cruzeiros ainda dure por muito tempo.
      Abraços
      Edu

  11. Bom dia Edu.
    Puxa, fiquei muito triste com a notícia do desmanche do Soberano. Foi meu primeiro cruzeiro também. Eu e a patroa fizemos nossa segunda lua de mel nele. Recordações fantásticas. Inesquecível. Fomos em 2015 e até hoje minha esposa se lembra do nome do maitre que nos atendia: Matute. (rsrsrs). De tão atencioso que era. Eu ganhei o show de calouros do deck da piscina! (kkkk). Só lembranças maravilhosas. Fizemos um recente no Favolosa, mas nada que se compare. Enfim, são doces recordações.
    Obrigado pela matéria.
    Dany

    1. Oi Dany.
      Bom dia. Tudo bem?
      É isso… Eu até citei na postagem o quanto esse navio era especial por todos esses momentos que vc descreveu e por ter sido o primeiro cruzeiro de muitas pessoas.
      EU não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas todos os relatos foram os melhores possíveis.
      Parabéns pelo “Show de Calouros” rsrs.
      Abraços e volte sempre.
      Edu

  12. Foi minha primeira vez numa viagem muito linda nesse navio (uma mini cidade que navega) tem tudo lá dentro. Fiz viagem de avião mas não tem nem comparação como um navio. Adorei e minha esposa tb. No começo ela não queria ir de medo. Aí eu a convenci a ir pq disse que o navio soberano como o próprio nome diz. Ela navega só beirando a margem do mar. Kkkkk. Iria muito mais vezes se pudesse. Pena que desmontaram esse monstro de navio maravilhoso. 👏👏👏🙏👍

    1. Olá Milton.
      Bom dia. Seja bem-vindo ao Blog.
      É bom demais viajar de navio, hein? Que bom que vc convenceu a sua esposa a “cruzeirar”, e melhor ainda que foi no Sovereign (Soberano).
      Como digo aqui, esse navio tem um “algo a mais”…. e, principalmente, por ter sido o 1º navio de muitos de vocês.
      Infelizmente a pandemia acabou com vários navios. Ficam-se as boas lembranças e a saudade.
      Volte sempre.
      Abraços
      Edu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *